COLUNA MG (06 de Junho)

Publicado em 06/06/2018 - coluna-minas-gerais - Da Redação

COLUNA MG (06 de Junho)

28% dos eleitores chegaram à faculdade

            Segundo maior colégio eleitoral de Minas Gerais, Uberlândia tem um eleitorado predominantemente adulto e com um diversificado nível de escolaridade, com destaque para o montante de eleitores que chegaram a frequentar um curso de ensino superior (28%). Desses, 19,2% possuem diploma de curso superior, o que representa um universo de 87.930 eleitores. Outros 40.006 (8,8%) têm o curso superior incompleto. A maioria do eleitorado uberlandense é formada por mulheres (54%). (Diário de Uberlândia)

 

Torneio Curraleiro realizado em Muriaé

            O 2º Torneio Curraleiro segue acontecendo em Muriaé. Neste ano, 16 proprietários rurais, também integrantes do programa "Muriaé Mais Leite", estão participando do concurso. A competição foi criada pela Prefeitura para incentivar os produtores de leite a produzirem mais, além de promover a confraternização e a possibilidade de novos negócios. Os encontros do Torneio Curraleiro acontecem sempre nas terças-feiras, às 19 horas, horário que é realizada a pesagem do leite. "Pretendemos reunir, a cada dia, mais produtores em nosso concurso. O momento das confraternizações é muito importante para trocarmos conhecimentos e aprendermos novas técnicas",disse o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Manoel Carvalho (Gazeta de Muriaé

 

Araxá integra o Circuito Turístico

            Reacender a história com a missão de produzir desenvolvimento econômico, inclusão social e proteção ambiental através do turismo histórico, cultural, gastronômico, ecológico, rural, aventura, negócios e lazer. Com esse objetivo, Araxá integra o Circuito Turístico Alta Mogiana. Trinta destinos das regiões Nordeste do Estado de São Paulo, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba de Minas Gerais fazem parte da regionalização. A inclusão de Araxá foi aprovada na última assembleia da Associação dos Municípios de Interesse Turístico da Alta Mogiana. Os circuitos turísticos são a instância de governança regional integrado por municípios com afinidades culturais, sociais e econômicas, que se unem para organizar, desenvolver a atividade turística. (Diário de Araxá)

 

Entidades não podem doar amostras

            No último dia 21 de maio foi publicada no Diário Oficial do Município a Lei nº 8791/18, que regulamenta a distribuição gratuita de medicamentos por entidades assistenciais sem fins lucrativos em Sete Lagoas. A lei é baseada no Anteprojeto de Lei da Câmara Municipal, porém o Executivo Municipal vetou uma emenda que tratava da doação de amostras grátis, o que na prática inviabiliza o funcionamento de instituições como a Farmácia do Bem, a Associação das Voluntárias do Hospital Municipal e a Associação das Voluntárias Senhora das Graças, que estão há mais de 80 dias fechadas, uma vez que mais de 80% de seus estoques são de amostras grátis doadas por médicos e dentistas da região. (Sete Dias - Sete Lagoas)

 

Arteris entrega 27 cadeiras de rodas

            Pequenos gestos podem mudar a vida do próximo. Foi pensando nisso que a Arteris, uma das maiores operadoras de concessão de rodovias do País, criou o Programa Lacre Amigo Arteris, iniciativa que arrecada lacres de latinhas de alumínio para troca por cadeiras de rodas.  Colaboradores, familiares, usuários das rodovias, instituições e empresas parceiras atuam no recolhimento do material, que é acumulado em garrafas PET de 2 litros, servindo de unidade de medida. Os lacres são repassados para indústrias e depois reciclados, voltando a serem utilizados como chapas de alumínios. A cada 140 garrafas PET cheias de lacres, a Arteris Fernão Dias recebe uma cadeira de rodas. (Gazeta de Varginha)

 

Registros de homicídios recuam em JF

            Pela primeira vez na sua história, o Brasil atingiu o patamar de 30 homicídios por cem mil habitantes. A taxa de 30,3, registrada em 2016, corresponde a 62.517 homicídios ocorridos naqueles 12 meses. O total é 30 vezes o observado na Europa no mesmo ano. O percentual evidencia a necessidade de ações concretas das autoridades públicas com objetivo de reverter o aumento da violência. O apontamento é feito pelo Atlas da Violência 2018, divulgado nesta terça-feira, 5, e produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. (Tribuna de Minas - Juiz de Fora)

 

Oficina apresenta a história da música

            Montes Claros vai receber, no dia 13 de junho, a oficina "História da Música Brasileira", uma novidade do Prêmio de Música das Minas Gerais nas quatro cidades onde ocorrem as apresentações do concurso. A oficina acontecerá no auditório do Museu Regional. Aberta ao público em geral, o evento tem inscrições gratuitas pelo site do projeto. O Prêmio da Música das Minas Gerais 2018 está com inscrições abertas até 22 de junho. Mais uma vez, o concurso pretende apresentar para o grande público a qualidade e diversidade da música produzida no Estado. Nesta edição, o concurso terá três etapas em cidades do interior, mais a grande final. (O Norte de Minas - Montes Claros)

 

 

Teófilo Otoni faz festival de teatro

            A Praça Germânica  ficou cheia na quinta-feira (31/05), em Teófilo  Otoni. Artistas de várias  cidades de Minas Gerais  e do Brasil se juntaram a  populares para a abertura  oficial do Festival Nacional de Teatro (FESTTO),  que já acontece hà alguns  anos no município do  nordeste mineiro. A cerimônia de abertura teve todo o glamour  tradicional, que o público  e os participantes conhecem: música, dança, apresentações teatrais e gritos  de protesto em favor das  minorias. A Orquestra de  Câmara do Sesc de Teófilo  Otoni promoveu a parte  musical com vários temas  tradicionais da MPB e da  música internacional. (Tribuna do Mucuri)


ascom