A Folha Regional - Artigos - Zé Nário

Proibição de alimentos gordurosos nas escolas

Em 25/02/2014 - Zé Nário - Zé Nário

No dia 21 de agosto do ano passado a Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal aprovou a lei que proíbe a comercialização e consumo de alimentos gordurosos e de baixo valor nutricional nas escolas públicas e privadas de todo o país. O texto agora está em análise da Câmara dos Deputados e sabe-se lá quanto tempo vai ficar nessa condição. A proposição se baseia em leis estaduais e municipais já existentes e circula pelo Congresso há mais de oito anos. Embora atrasada, a lei representa um grande avanço para conter a obesidade entre jovens e crianças, fato comprovado por pesquisas recentes e que tende a aumentar nos próximos anos.

Veja +

ACONTECEU COM O SANTIAGO, MAS PODERIA SER COM VOCÊ!

Em 12/02/2014 - Zé Nário - Zé Nário

O cinegrafista Santiago Andrade, da rede Bandeirantes de Televisão, teve morte cerebral na manhã da última segunda-feira, depois de ser atingido por um artefato explosivo enquanto trabalhava na cobertura de manifestações de rua no Rio de Janeiro, na semana passada.

Veja +

A maior TV educativa do Brasil e a derrocada dos costumes

Em 17/12/2013 - Zé Nário - Zé Nário

Dentre as emissoras educativas de sinal aberto que povoam os ares ainda não poluídos de nossas paragens, temos ótimas opções. A TV Brasil, a TV Cultura, a TV Escola e as emissoras educativas estaduais. A mais antiga delas, a TV Cultura, com base na cidade de São Paulo, exibe excelentes programas, alguns deles premiados nacional e internacionalmente. 

Veja +

IMOBILISMO ATRASA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS AMBIENTAIS

Em 29/10/2013 - Zé Nário - Zé Nário

Três dias sem a coleta de lixo deixaram bem evidente a necessidade de se instituir muito rapidamente na cidade o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS). Se ele existisse, não teríamos toda essa sujeira nas ruas. É preciso que a comunidade entenda perfeitamente, e o mais rápido possível, a responsabilidade de cada um no gerenciamento dos resíduos de uma forma geral. 

Veja +

DIA DO PROFESSOR: momento de comemoração ou de mobilização?

Em 09/10/2013 - Zé Nário - Zé Nário

Quem atenta para as mudanças ao seu redor há de convir que os sinais de evolução e de progresso estão por toda parte. Construções de todos os tamanhos, reformas prediais, novos loteamentos, demolições e reconstruções. Os veículos automotores já não cabem nas ruas, tamanha é a sua quantidade. Todos querem ter o seu e os Centros de Formação de Condutores estão lotados.

Veja +

ARMAS DE BRINQUEDO

Em 02/10/2013 - Zé Nário - Zé Nário

Nos idos dos anos sessenta e setenta, os filmes de cowboys americanos dominavam o cinema e a televisão. Várias séries apresentavam esses heróis que matavam índios impiedosamente e, também, duelavam entre si; destruindo-se sem dó nem piedade. A massacrante dominação cultural fazia com que nós, as crianças da época, sonhássemos em ser um xerife justiceiro e rápido no gatilho. 

Veja +

E (QUASE) TODOS VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE

Em 26/08/2013 - Zé Nário - Zé Nário

Ontem eu acordei saudosista e feliz. Gostei! Gostei tanto que briguei com minha mente para permanecer assim por, pelo menos, mais um dia. E consegui. Até hoje de manhã estava assim. Fiquei com saudades daquele tempo em que acreditava no mito do bom selvagem. Revirei meu passado e encontrei resquícios de uma tênue felicidade. Naqueles tempos imaginava que era possível viver assim permanentemente. 

Veja +

ARTIGO ESPECIAL: Manto da Invisibilidade

Em 20/06/2013 - Zé Nário - Zé Nário

Vou começar este texto com uma grande e estrondosa gargalhada. Já, já eu explico o motivo. Há, há, há, há, há; há, há, há, há... Mais um pouquinho, porque não é todo dia que temos pretexto para rir desbragadamente: há, há, há, há... Toss, toss, toss... Opa, quase engasguei de tanto rir... Há, há, toss, toss... O motivo de tanto riso é simples: dias atrás, cientistas americanos da Purdue University (Indiana, US) anunciaram que conseguiram promover a invisibilidade na transmissão eletrônica de dados, durante bilionésimos de segundo.

Veja +

FAROFA DE GRILO

Em 07/06/2013 - Zé Nário - Zé Nário

Recentemente a FAO (Food and Agriculture Organization) órgão das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura publicou um informe alertando para a questão da produção de alimentos no mundo. Segundo a publicação, no ano de 2030 a terra abrigará nove bilhões (9.000.000.000) de habitantes. E a alimentação de todo esse contingente, além de outros bilhões de animais, irá agravar os problemas de sustentabilidade.

Veja +

Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal promove reunião com ambientalistas

Em 04/06/2013 - Zé Nário - Zé Nário

Atendendo a um convite do presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Muzambinho, Vereador Cristiano Carvalho de Almeida Lima, participei de uma reunião realizada no Plenário da Câmara, a partir das dezenove horas do dia 24 de maio, que teve como intuito discutir a coleta seletiva de lixo no município e a participação dos catadores de material reciclável. Também compareceram os representantes das três Organizações Não Governamentais (ONG) operantes na cidade e da Associação dos Apicultores de Muzambinho e Região (APIMUZ).

Veja +

« 1 2 3 4 5 »