A Folha Regional - Artigos - Variedades

Músicos de Varginha se unem em defesa da música brasileira

Em 14/10/2009 - Variedades -

Com a cultura de massa, influenciada pelos meios de comunicação, a arte, com o seu poder transformador, tornou-se pequena e muitas vezes insignificante, principalmente para a população nascida em meio ao fortalecimento da mídia de massa. Os jovens de hoje, em meio a um cenário caótico em que a arte se encontra (não somente no Brasil, mas no mundo como um todo) desconhecem, em sua grande maioria, o significado de arte em seu sentido mais profundo. A referência da cultura fica, dessa forma, restrita a valores deturpados.

Veja +

Música e literatura marcam agenda desta quarta-feira na livraria Castro Alves

Em 14/10/2009 - Variedades -

Poços de Caldas, MG – Nesta quarta-feira (14), a agenda de atividades culturais promovidas pelas livrarias Libertas e Castro Alves - em comemoração ao mês das crianças e do professor - apresenta o projeto Contos Cantados, com a musicista e arte-educadora Jaqueline Salvador. Cerca de 120 crianças participam da iniciativa, que apresenta atividades de musicalização infantil e contação de histórias, a partir das 13h30, na livraria Castro Alves.

Veja +

Justiça de Minas Gerais a favor do direito autoral

Em 29/09/2009 - Variedades -

Este mês, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais aplicou a Lei de Direitos Autorais a favor de artistas, ao deferiu liminar impedindo a constante execução pública de músicas, sem licença autoral prévia, praticada pela Rádio Cidade FM e pela Prefeitura de Centralina, em eventos públicos realizados na cidade. A Lei do Direito Autoral vigente no país assegura que somente os autores têm o direito de utilizar, fruir e dispor de sua obra, bem como autorizar a sua utilização por terceiros. O autor da ação é o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), instituição que trabalha na defesa dos direitos autorais de compositores, músicos e intérpretes.

Veja +

Justiça do Trabalho atinge 70% da Meta 2

Em 31/08/2009 - Variedades -

Os tribunais trabalhistas de 1º e 2º instâncias julgaram até esta quinta-feira (27/08) 75.180 processos, cumprindo, assim, 70% da Meta 2, estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Com esse resultado, restam apenas 31.887 processos. A Meta 2 determina que os 91 tribunais do país julguem até o fim deste ano todos os processos que foram distribuídos até dezembro de 2005.O resultado é considerado surpreendente e reflete o grande esforço do ramo trabalhista para atingir a meta, segundo avaliação da juíza auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Salise Sanchotene. Somente no mês de julho, a Justiça Trabalhista conseguiu julgar 32.896 processos, ou seja, 30,72% do estoque de 102.618 existentes no início do desafio estabelecido pelo CNJ , em 16 de fevereiro deste ano, durante o 2º Encontro Nacional do Judiciário, em Belo Horizonte (MG). “A mobilização foi muito grande. Se esse ritmo for mantido, em agosto a Justiça Trabalhista conseguirá zerar a meta, pois, o volume de processos que restam para serem julgados é inferior ao montante finalizado em julho”, acrescenta Salise Sanchotene. Segundo ela, até semana passada, cinco tribunais regionais do trabalho já tinham cumprido a meta. Até mesmo o Tribunal Superior do Trabalho (TST) tem se esforçado para acelerar a apreciação dos processos e já concluiu 48% das reclamações distribuídas até 2005. O melhor resultado entre os tribunais superiores, no entanto, é o do Superior Tribunal Militar (STM), que já atingiu 65% da meta. A Meta 2 é um dos 10 objetivos traçados pelo Judiciário brasileiro para alcançar este ano.

Veja +

Boca de Cena faz estréia empolgante no Cesário‘s

Em 04/08/2009 - Variedades -

O Teatro Boca de Cena acertou de novo. O Restaurante Cesário‘s estava lotado no último domingo para ver a estréia da nova peça da trupe teatral. E o riso correu solto pelas mesas, que aplaudiam sem parar a performance dos atores na comédia “stand up” “Últimas Notícias de Lisboa”. Neste e nos próximos domingos a companhia se apresentará, sempre levando alegria para as noites domingueiras.

Veja +

Eleita a Rainha da Festa do Peão de Muzambinho

Em 31/07/2009 - Variedades -

A abertura da 21ª Festa do Peão de Muzambinho que será realizada entre os dias 05 a 09 de agosto, no Parque do Peão, aconteceu na noite do último domingo (26), no Restaurante Cesário´s, com a escolha da Rainha, Princesa e Madrinha da Festa.A realização da festa deste ano é do empresário João Wellington (Eventus Geraes), em parceria com Sindicato Rural e apoio da Prefeitura Municipal, Bloco Verme´s e comércio local. As candidatas foram escolhidas pela Comissão Organizadora: RAINHA 2009: Lívia Santos Moraes, recebeu a faixa de Dr. José Roberto Macedo (Santa Casa)1ª PRINCESA: Luara Constantino Cândido, recebeu a faixa do empresário Edson Tavares (Pavidez)2ª PRINCESA: Andressa de Paula Casagrande, recebeu a faixa da empresária Roseli de Castro Batista (Rosaltur)MADRINHA DOS PEÕES: Fernanda Cristina Antônio, recebeu a faixa do empresário Gabriel Dias (Auto Escola Oficial)RAINHA MIRIM: Ana Lúcia Vasconcelos Vieira, recebeu a faixa de seus pais Helder e Andréia Vieira.

Veja +

Familia Cerávolo irá promover tradicional encontro em Jaguariúna/SP

Em 29/07/2009 - Variedades -

Entre os dias 09 e 12/10, a Família Cerávolo estará promovendo o IV Encontro no Hotel Fazenda Duas Marias, na cidade de Jaguariúna, na região de campinas. O encontro tem por objetivo a confraternização entre os membros da família e acontece a cada dois anos. O primeiro encontro foi realizado em Muzambinho. O segundo, na região de Passos/MG e o terceiro em Presidente Prudente/SP. Todos os eventos alcançaram pleno sucesso com a participação de “Cerávolos” do Brasil e exterior.

Veja +

Minas Gerais se destaca como destino no Turismo de inverno

Em 23/06/2009 - Variedades -

O inverno começou oficialmente nesse domingo (21), e os principais destinos turísticos do Estado já esquentam seus calendários oferecendo festas, eventos e programações especiais para receberem seus visitantes. A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) elaborou uma sugestão especial de atrativos turísticos, que irão aquecer o inverno no Estado. A secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, explica que o objetivo é incentivar a visitação dos destinos turísticos mineiros. “Julho além de ser alta temporada, tem as férias escolares e o clima frio é um diferencial para Minas Gerais. O Estado cercado de montanhas, parques estaduais bem estruturados, cidades históricas, cultura, farta programação cultural e rica gastronomia, se torna um destino turístico ainda mais charmoso”, avalia.

Veja +

Expoagro Guaxupé lança campanha “Diversão Consciente”

Em 04/06/2009 - Variedades -

Visando conscientizar o público que proporcionou ao Guaxupé Rodeo Festival o título de Melhor Rodeio de Platéia, por dois anos, o Sindicato dos Produtores Rurais de Guaxupé lança a campanha “Diversão Consciente”, para que todos façam sua parte e mais um ano a festa tenha o sucesso que sempre faz a Cidade Mineira do Rodeio se destacar nacionalmente. O presidente da Expoagro Guaxupé, Mário Guilherme Perocco Ribeiro do Valle – o Maé – este ano resolveu inovar e lançar a campanha “Diversão Consciente”, direcionada ao grande público que todos os anos prestigia o evento.

Veja +

« 1 2 3 4 5 6 7 »