Salas de vacinação de Poços registram bom movimento no início da campanha contra a gripe

Publicado em 24/04/2018 - saude - Da Redação

Salas de vacinação de Poços registram bom movimento no início da campanha contra a gripe

Começou na segunda, 23, a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Como já era esperado, as salas do município registraram bom movimento neste primeiro dia de campanha. Na sala do centro, somente no período da manhã, mais de 300 pessoas foram vacinadas. “Tivemos grande procura, principalmente dos idosos”, contou a técnica de enfermagem Lúcia Aparecida Carvalho. O aposentado Noé de Macedo, 70 anos, fez questão de garantir a imunização já nesta segunda. “Todo ano tem que tomar e como tive três gripes seguidas recentemente, então já vim pra ficar protegido”.

Além das pessoas com mais de 60 anos, também fazem parte do público prioritário:  trabalhadores da saúde nos diferentes níveis de complexidade, trabalhadores da educação, crianças menores de cinco anos de idade, gestantes, mães que tiveram bebê nos últimos 45 dias, além da população privada de liberdade e de trabalhadores do sistema prisional. Também são incluídos no grupo prioritário, indígenas, sem população em Poços. Pacientes com doenças crônicas podem receber a vacina, desde que com prescrição médica que deve ser apresentada na sala de vacinação. A meta é vacinar pelo menos 43 mil pessoas em Poços, este ano. “Quanto antes as pessoas procurarem as salas de vacina, melhor, porque a imunização no organismo, demora de duas a três semanas para se efetivar. Também por isso, a vacinação é feita no período que antecede o inverno”, explicou Juliana Loro Ferreira, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

A dose disponibilizada pelo Ministério da Saúde protege contra os três subtipos do vírus da gripe, conforme determinação da OMS - Organização Mundial da Saúde: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B.  A vacina previne cerca de 30% dos casos fatais e não fatais em idosos e até 70% das mortes pelo vírus influenza.

Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos costumam passar em 48 horas.  A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.  A Campanha vai até o dia 1 de junho e o Dia D imunização nacional será 12 de maio. Com exceção do Dia D, o atendimento nas salas de vacinação é de segunda a sexta, das 8h às 16h30.

Confira as salas em funcionamento para a vacinação contra a gripe. 

SALAS DE VACINA

ENDEREÇO

BAIRRO

1. UBS CENTRO

RUA PERNAMBUCO , Nº 495

CENTRO

2.UBS CASCATINHA

AV. SANTO ANTONIO, 353

CASCATINHA

3.UBS SÃO JORGE

AV. ANTONIO TOGNI, Nº 2055

VILA CRUZ

4. UBS COUNTRY CLUB

RUA JOSÉ MENDONÇA 150A

JD. COUNTRY CLUB

5.UBS PONTO DA CASCATA

RUA VICENTE MIRANDA, Nº129

MARCO DIVISÓRIO

6. UBS ESPERANÇA II

RUA LÁZARO DE LIMA, Nº 280

PQ. ESPERANÇA

7. UBS REGIONAL SUL

AV. ANTONIO MARINONI, Nº 125

SÃO SEBASTIÃO I

8. UBS KENNEDY I

RUA PIRITA Nº 116

JD. KENNEDY

 

 

 

9. UBS QUISSISANA

RUA GENI VILAS BOAS TARDELLI, No 50

SÃO JOSÉ

10. UBS STA  ROSÁLIA

PÇA DR. ANTENOR DAMINI, Nº 233

SANTA ROSÁLIA

11. UBS VILA NOVA

RUA ANTONIO PEREIRA GUIMARÃES, Nº 299

VILA NOVA

12. UBS DOM BOSCO I

RUA FRANCISCO CANTOS DAVO S/N

JD. FORMOSA

13. UBS NOVA AURORA

RUA BENEDITA COSTA LUCAS, Nº 60

JD. IPÊ

14. UBS JD. SÃO PAULO

RUA JAGUARI , 15

JD. SÃO PAULO

15.UBS REGIONAL LESTE

RUA CECILIA FISHELA, S/N

ESTÂNCIA SÃO JOSÉ

 

 

 

16. UBS PQ PINHEIROS

RUA VICTOR EMANUEL IMESI, S/N

PQ. PINHEIROS

 

 

 

17. UBS SÃO JOSÉ

RUA PROFESSORA LOURDES MOURÃO, S/N

CENTENÁRIO

18. UBS CAIO JUNQUEIRA

RUA MANGUEIRA, 262

CAIO JUNQUEIRA

 

 ASCOM