Novembro Azul alerta para a importância da saúde masculina

Publicado em 03/11/2017 - saude - Da Redação

Novembro Azul alerta para a importância da saúde masculina

Depois de um mês dedicado à saúde das mulheres, por meio do movimento mundial conhecido como Outubro Rosa que movimentou Poços, tem início o Novembro Azul, mês internacionalmente dedicado à saúde do homem.

O mês escolhido é novembro, porque no dia 17 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo. Quando diagnosticada e tratada no início, a doença tem os riscos de mortalidade reduzidos, por isso a Secretaria Municipal de Saúde esvaziou a fila de espera pela realização de biópsias de próstata. Os 40 pacientes que aguardavam pelo exame foram chamados. 31 fizeram a biópsia e 9 não compareceram. "Novos casos serão atendidos em novembro com o objetivo de diminuir esse tempo de espera, porque o diagnóstico rápido é muito importante para estes pacientes", informou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.

O Novembro Azul é mais uma oportunidade para falar sobre os sintomas que devem colocar os homens em alerta. Tendo dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, é importante procurar o médico para a realização de exames. Histórico familiar da doença é um dado importante que também deve ser informado ao médico.

Em Poços, como parte da programação do Novembro Azul, a Prefeitura em parceria com o Servas - Serviço Voluntário de Assistência Social, planejam atividades que visam poder falar sobre assuntos importantes para os homens. "Estamos planejando ações nas diversas secretarias, para atingir nossos servidores, para alertar sobre esta importância de cuidar da saúde, de fazer todos os exames preventivos, pelo menos uma vez ao ano. Sabemos que os homens vão menos às unidades de saúde, que aderem menos a estas ações, por isso contamos também com o apoio das mulheres, das mães, das esposas, neste trabalho de conscientização", disse Gisele Azevedo, primeira dama e presidente do Servas.

"O objetivo é trazer os homens para as unidades de saúde, para fazer um rastreamento individualizado, atendendo as necessidades de cada paciente. Nossas unidades básicas de saúde estão preparadas para isso", afirmou a coordenadora da Atenção Básica, Camila Bacelar.

No dia 7, terça, uma solenidade no gabinete do prefeito Sérgio Azevedo, às 18 horas, marca de forma simbólica, o início do Novembro Azul em Poços. A partir desta quarta, 1, a estátua do Cristo Redentor ganha o tom da campanha voltada para o público masculino.

Secretaria Municipal de Comunicação Social - Prefeitura de Poços de Caldas