Dia Mundial do Diabetes: escolas de Nova Resende têm atividades para destacar importância da prevenção à doença

Publicado em 20/11/2017 - saude - Da Redação

Dia Mundial do Diabetes: escolas de Nova Resende têm atividades para destacar importância da prevenção à doença

O município de Nova Resende promoveu no mês de Novembro diversas atividades de conscientização sobre os cuidados com a saúde e, principalmente, sobre os riscos do diabetes. As atividades do projeto “Diabetes: Doce Perigo”, desenvolvido pela nutricionista Wanessa Melo, responsável pela alimentação escolar do município, fizeram mais uma vez parte do calendário de comemorações do Dia Mundial do Diabetes, em 14 de Novembro, data que foi instituída pela Federação Internacional do Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1991.

De acordo com Melo, o projeto é realizado nas escolas municipais desde o ano de 2014. “Pelo quarto ano seguido desenvolvemos atividades que buscam promover a saúde na comunidade escolar. As crianças têm a oportunidade de aprender o que é o diabetes, seus sintomas, complicações, tratamentos e, principalmente, maneiras de prevenir a manifestação dessa doença”, destaca.

A iniciativa de Nova Resende pretende contribuir para a campanha de conscientização que é promovida em escala mundial. “Somos cidadãos do mundo e precisamos conhecer melhor essa doença que atinge tantas pessoas”, diz Melo. “Todos os anos conseguimos mobilizar muita gente da comunidade. No ano passado, por exemplo, levamos as pessoas para a praça da cidade para participarem de diversas atividades. Dessa vez isso não foi possível devido às obras que estão sendo realizadas no local, mas, mesmo assim, não deixamos de buscar alternativas para chamar a atenção para o Dia Mundial do Diabetes e, por isso, promovemos as atividades nas escolas”, completa.

O objetivo é promover educação alimentar e nutricional entre os participantes do “Diabetes: Doce Perigo”. A escola como um ambiente de desenvolvimento e aprendizado torna-se, então, ideal para a promoção desse tipo de iniciativa. “É a nossa maneira simples, mas efetiva, de contribuir com uma data tão importante como o Dia Mundial do Diabetes que é comemorado na maioria dos países do mundo. Buscamos estimular hábitos saudáveis para evitar doenças e promover a saúde”, finaliza.

Wanessa Melo - Nutricionista da Alimentação Escolar de Nova Resende / Especialista em Educação Infantil