Capacitação prepara equipes para realização de levantamento epidemiológico de saúde bucal

Publicado em 28/07/2018 - saude - Da Redação

Capacitação prepara equipes para realização de levantamento epidemiológico de saúde bucal

Profissionais das equipes de Saúde Bucal da Estratégia de Saúde da Família estiveram reunidos na tarde desta quinta, 26, para treinamento teórico preparatório para a realização do levantamento epidemiológico de saúde bucal. O encontro na Associação Médica de Poços foi aberto pelo secretário de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva. “Este momento aqui é tão importante quanto o dia a dia de vocês, quando é prestado o atendimento à população. Valorizamos muito o setor de Saúde Bucal do município, tanto que ampliamos mais duas equipes e fazemos questão de oferecer capacitações e melhorias constantes que nós sabemos que trazem impactos positivos ao serviço prestado. Este levantamento que será realizado neste semestre também é essencial para nortear as ações futuras e nós agradecemos pela dedicação e contamos com o apoio de todos neste trabalho”. 

O último levantamento epidemiológico de saúde bucal foi realizado em Poços, em 2016. A dentista Marieta Toledo Lion Ayer, da equipe do São José, se prepara para participar do trabalho pela segunda vez. “Este treinamento teórico é muito necessário para padronizar o olhar dos profissionais que vão fazer parte do levantamento. É fundamental conhecer a realidade para melhorar cada vez mais o nosso serviço, com base nas necessidades reais que forem verificadas”. 

O trabalho será realizado em creches e escolas do município, tanto públicas quanto particulares, com crianças de 5 anos e jovens de 12 anos, idades índices preconizadas pela OMS, a Organização Mundial de Saúde. “O último resultado apontou melhora na dentição permanente mas mostrou maior prevalência de cárie na dentição decídua, provocada entre diversos fatores, também por baixa adesão ao tratamento. O levantamento epidemiológico é sempre muito importante para verificar a prevalência das principais doenças e monitorar os resultados das ações implementadas”, explicou a Dra. Cristiane Costa Silva, coordenadora do serviço de Saúde Bucal. 

Em agosto, haverá ainda uma capacitação prática e na sequência, o levantamento epidemiológico começa a ser feito. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde tem a parceria da Secretaria Municipal de Educação. 

A Saúde Bucal em Poços oferece procedimentos preventivos, curativos e de urgência. São 12 equipes da Estratégia de Saúde da Família, com profissionais da saúde bucal. Além destas equipes, a Rede Municipal de Saúde conta com mais 19 dentistas, 8 técnicos e 3 auxiliares em Saúde Bucal da Atenção Básica, que atendem em 24 consultórios distribuídos em todas as áreas da cidade, inclusive na zona rural. Já procedimentos de média e alta complexidade são realizados pelo CEO, Centro de Especialidades Odontológicas e pelo Hospital Santa Casa, respectivamente. Havendo necessidade por atendimento odontológico, o primeiro passo é procurar a unidade básica de saúde mais próxima de casa para orientação e encaminhamento.