Cadastro para castração gratuita de cães e gatos volta a ser feito na próxima segunda em Poços

Publicado em 29/01/2018 - saude - Da Redação

Cadastro para castração gratuita de cães e gatos volta a ser feito na próxima segunda em Poços

Mesmo com o tempo chuvoso, os interessados em garantir uma vaga para o bichinho de estimação, no Programa Municipal de Castração Gratuita de Cães e Gatos, da Secretaria Municipal de Saúde estiveram na manhã desta segunda, 29, no setor de cadastro e a cota semanal para o serviço mais uma vez foi atingida.

Desde o início do trabalho, em dezembro do ano passado, cerca de 1.300 animais foram cadastrados e boa parte deles já passou pelos procedimentos, realizados em três clínicas credenciadas. No ato do cadastro, o responsável pelo animal escolhe em qual clínica quer que seja feito o procedimento e já sai com a guia de autorização para fazer o agendamento. Os veterinários têm até três meses para a realização da cirurgia.

O cadastro foi aberto no dia 4 de dezembro, após o lançamento do Programa Melhor Amigo, que inclui uma série de ações, como inauguração do Espaço Animal, no Parque Municipal, com Feira Permanente de Adoção aos domingos; adaptação do antigo Castra Móvel para veículo de transporte de animais do abrigo para a feira e que futuramente será utilizado também para transporte de animais da zona rural para a castração; além das obras de ampliação e de melhorias no Abrigo de Animais, entre outras medidas, elaboradas pela Secretaria de Saúde, com a participação das Secretarias de Defesa Social, Esportes, Obras e Serviços Públicos.

Para o cadastro é necessário levar RG, CPF e comprovante de residência, até a Secretaria Municipal de Saúde – Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental, na Rua Pará, nº 284, Centro (entrada pela Rua Rio Grande do Sul), na próxima segunda, 5 de fevereiro, no horário das 9h às 12h ou até a distribuição de 150 senhas, cota semanal de cadastro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3697-5977.

Para a primeira etapa do projeto, está prevista a realização de 2.400 cirurgias de forma gratuita. “Esta iniciativa visa o atendimento de uma necessidade, com conforto e segurança, já que os procedimentos estão sendo feitos em clínicas com a estrutura adequada, por profissionais preparados e com toda atenção e o cuidado, antes, durante e após a cirurgia. É muito importante que os donos dos animais sigam todas as orientações dos veterinários como em sua grande maioria vem seguindo, de forma a garantir um pós-operatório tranquilo”, orientou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.