Prefeitura de Guaxupé inaugura Unidade de Saúde da Família no Residencial Monte Verde

Publicado em 10/01/2019 - regiao - Da Redação

Prefeitura de Guaxupé inaugura Unidade de Saúde da Família no Residencial Monte Verde

Evento foi acompanhado por centenas de pessoas 

A Prefeitura de Guaxupé realizou na manhã da quarta-feira (09) a inauguração da Unidade de Saúde ESF “Miguel Antonio Stampone” no bairro Monte Verde. Bastante aguardada pelos moradores que fizeram questão de estar presentes no evento, o Posto de Saúde da Família atenderá uma área com até 4 mil habitantes, compreendendo os bairros Monte Verde, Europa I e II, Jardim Conquista e Tomateiros. O novo posto possui equipe completa de Saúde da Família e atenderá de segunda à sexta-feira das 07 às 16h30. 

Orçada em R$561 mil, a obra que teve início no segundo semestre de 2017. Construída em ritmo acelerado, a Unidade de Saúde foi entregue e já está atendendo a população daquela região. 

De acordo com o prefeito Jarbinhas, uma equipe ficará à disposição para atender aos moradores, sendo um médico clínico geral, uma enfermeira, um técnico de enfermagem, um dentista, um auxiliar de saúde bucal e seis agentes comunitários de saúde. 

“A partir de agora iniciamos uma nova fase na saúde pública dos moradores desta região. Hoje mesmo quem comparecer no posto poderá agendar sua consulta e ser atendida pela equipe. Lembrando que além desse PSF, temos um em funcionamento no Parque II e outro sendo construído no Jardim Rosana que terá 02 equipes, ou seja, somente nesta região, cerca de 12 mil pessoas são atendidas e recebem a atenção e todo cuidado da equipe”, disse Jarbinhas. 

Na inauguração, o prefeito fez questão de agradecer o ex-deputado federal Marcus Pestana, responsável por destinar a Guaxupé o recurso financeiro necessário para a construção da Unidade de Saúde. Jarbinhas falou também do nome que estava sendo dado a este posto como “Miguel Antonio Stampone”, falecido em 2018 e que por muitos anos trabalhou como vereador: “O Miguel foi um grande companheiro e amigo que tive. Ele sonhou juntamente comigo e minha equipe para que este local pudesse receber as 180 casas e assim existir o Monte Verde. Então, nada mais justo do que esta Unidade de Saúde levar seu nome como forma de reconhecimento que o Miguel fez para essa população e especialmente, aos mais necessitados”, lembrou. 

Diferente da UBS, o PSF contará com equipes que farão visitas às famílias nas casas, orientando e administrando medicamentos, fazendo curativos, além de vacinação, atendimento médico e dentário no próprio Posto. No Posto de Saúde da Família serão criados também grupo de gestantes e idosos para um atenção especial. 

PSF do Jardim Rosana 

Durante a solenidade de inauguração da Unidade de Saúde no Monte Verde, o prefeito Jarbinhas lançou um desafio a sua equipe para que a Unidade que está sendo construída no bairro Jardim Rosana seja entregue até o final de março deste ano. Por lá, as obras também seguem em ritmo acelerado e os últimos detalhes estão sendo acertados, assim como a contratação das duas novas equipes que atuarão no posto.

ASCOM