Paraíso permuta áreas e avança no processo do Campus da Ufla e Sesc

Publicado em 16/07/2018 - regiao - Da Redação

Paraíso permuta áreas e avança no processo do Campus da Ufla e Sesc

Cidade supera desafios, mostra união de forças e ganha dois grandes projetos que impactam o desenvolvimento regional

 

O processo para a implantação do campus da Universidade Federal de Lavras – Ufla e de uma unidade do Serviço Social do Comércio – Sesc, em São Sebastião do Paraíso, ganhou mais um importante avanço na sexta-feira (13), com a permuta de áreas que viabilizam os dois investimentos, já assegurados pelas duas instituições, num trabalho entre equipes que está sendo coordenado pelo deputado federal Carlos Melles.

 

Em reunião na Prefeitura Municipal, o prefeito Walker Américo Oliveira, o Walquinho, assinou com o presidente do SESC, Lúcio Emílio de Faria Junior, e o diretor regional da entidade, Luciano de Assis Fagundes; a retrocessão da área de 150 mil m² no Jardim Mediterraneé, que pertencia ao Sesc, e que será destinada para a implantação do campus universitário federal, após aprovação pela Câmara Municipal. No mesmo momento foi assinado o termo de doação da área da Praça de Esportes Castelo Branco, que receberá um investimento de grande porte para abrigar a unidade do Sesc, orçada inicialmente em R$ 10 milhões. A doação havia sido fechada pelo deputado Melles na semana passada em visita ao presidente do Conselho Nacional do Comércio.

 

O evento contou com a presença do pró-reitor de graduação da Ufa, professor Ronei Ximenes Martins, da ex-prefeita paraisense Marilda Melles – que representou no ato o deputado federal Carlos Melles e o deputado estadual Antonio Carlos Arantes, vereadores Jerônimo Aparecido da Silva, Sérgio Aparecido Gomes, Vinício Scarano, Paulo Cesar de Souza (Tatu), Cidinha Cerize, Zé Luiz, e Luiz de Paula, secretários municipais e representantes de setores da sociedade.

 

“É um passo que se iniciou no governo da Marilda e está se concretizando no nosso governo. Um sonho de toda comunidade, de uma só vez estamos ganhando uma universidade federal e uma unidade do Sesc, qual município não queria isso?”, comemorou o prefeito. “A força política aliada a competência técnica faz com que tudo aconteça, portanto quero mais uma vez registrar os agradecimentos de toda comunidade ao deputado federal Melles e ao deputado Arantes, que não medem esforços para que boas conquistas se tornem realidade. Isso é uma soma de esforços, que envolve a Prefeitura, a Câmara de Vereadores, a Ufla, o Sesc, enfim, uma alegria assinar um documento de tamanha importância para o futuro de Paraíso e da região”, frisou o prefeito paraisense.

 

“Estou extremamente emocionada, a gente não esquece, em abril de 2004 assinamos este convênio com o SESC e antes de encerrar o mandato naquele ano fizemos uma negociação com a Família Brandão, que nos doou a área e hoje está sendo objeto deste bem sucedido arranjo para implantar a Ufla e o Sesc. Esta é a prova de que a política do bem funciona, estamos comprovando isso mais uma vez neste momento” destacou a ex-prefeita Marilda, que representou os deputados Melles e Arantes, e fez questão de ressaltar a importância do trabalho da administração do prefeito Walquinho, do valor da Câmara de Vereadores no processo. “Paraíso é uma cidade diferenciada, os representantes do Sesc e da Ufla estão vendo isso, cada um tem sua opção política, mas na hora de trabalhar projetos que traga benefícios para a população todos se unem, e isto sempre aconteceu com meu marido Carlos Melles e também com o Antonio Carlos”, disse Marilda. Vereadores e secretários municipais também fizeram uso da palavra.

 

“Quero dar os parabéns a todos nós, que estamos adequando a história e trazendo esta universidade tão importante para Paraíso. Eu falei aos nossos conselheiros sobre esta responsabilidade e tivemos 100% de aprovação. Os deputados não me deram sossego, foram incansáveis, o Melles foi até o Conselho Nacional, então estamos todos juntos mudando a história”, disse o  presidente do Sesc e do sistema Fecomércio. O dirigente confirmou ainda que muito em breve o espaço da Praça de Esportes passará por uma ampla reforma e os atuais usuários poderão continuar a usar o espaço.

O diretor regional, Luciano Fagundes, disse que deu certo “porque todos acreditaram que era possível” e a cidade priorizou os investimentos. “Esta é a terceira vez este ano que venho a Paraíso, se vocês puderem ver a minha conta de telefone, confesso que nestes últimos 12 meses as chamadas que mais recebi foram do Carlos Melles, do Antonio Carlos, do prefeito e do Ulisses (Secretário Municipal de Desenvolvimento). Não deram folga”, disse, explicando que nos próximos dias uma equipe irá dimensionar a nova unidade de Paraíso, o projeto será exposto em forma de maquete e a meta é que em 2019 a unidade deverá ser reinaugurada, oferecendo uma ampla gama de serviços à população.

 

Representando o reitor da Ufla, o pró-reitor professor Ronei falou sobre o impacto da implantação de uma universidade federal no município. “O que nos faz grandes é ampliar os horizontes e vocês aqui reunidos conseguiram isso. Mas qual é o nosso próximo horizonte? O nossos próximo horizonte é transformar esta região em um polo de excelência e de desenvolvimento, é para isso que a Ufla está vindo para cá, para mudar a realidade de Minas e da região, para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, frisou o pró-reitor.

 

O Campus da Ufla terá um investimento inicial de R$ 30 milhões, recursos federais já disponíveis no Ministério da Educação, por meio de ação realizada pelo deputado federal Carlos Melles junto ao Governo Federal.

 

 

 

 

 ASCOM