Família na praça é sucesso em Alterosa

Publicado em 22/05/2018 - regiao - Da Redação

Família na praça é sucesso em Alterosa

O projeto do Senar Minas, Família na Praça, voltou a Alterosa, no Sul de Minas, pela segunda vez, no domingo, dia 20. O fato é inédito. Em 2016, o primeiro evento foi realizado com sucesso no município. Na parceria deste ano está o Sindicato dos Produtores Rurais, promotor do evento, e a prefeitura municipal. A realização é do Senar Minas.

Criado para proporcionar lazer, cultura e entretenimento para as famílias rurais, por meio de manifestações artísticas, culturais e esportivas, o projeto mais uma vez foi sucesso de público. Mesmo com frio intenso durante todo o dia, a população lotou a Praça Benedito Valadares, ao longo de todo o dia.

Na área da saúde preventiva exames de glicemia, aferição da pressão arterial, vacinação contra a gripe e exames oftalmológicos atraíram grande público. As crianças participaram massivamente da campanha de saúde bucal.

Crianças e adultos participaram das várias atividades como oficinas de fantoches e artesanato. E por falar em crianças elas estavam por toda a parte e super à vontade no evento participando das ações culturais e esportivas ao longo de todo dia: aulas de conto, teatro de fantoches, jogos, práticas esportivas, pintura no rosto.

Satisfação

O presidente do Sindicato Rural de Alterosa, José Eduardo Nunes de Souza, tinha certeza que o público compareceria, mesmo com as dificuldades enfrentadas com a chuva no sábado e o frio do domingo. “Esta oportunidade é única para a população rural. Foi um sucesso o nosso primeiro e segundo evento. Tenho certeza que desta forma divulgamos cada vez mais o trabalho do Senar”. José Eduardo destaca também a parceria firmada com a prefeitura, segundo ele essencial para a realização do evento. “A parceria foi fundamental. Desta forma conseguimos trazer as crianças e consequentemente os pais”.

O gerente do regional do Senar em Passos, Rodrigo de Castro Diniz, destacou que o Sindicato Rural mais uma vez levou o Família na Praça ao sucesso. “A adesão da população superou as expectativas, sendo maior do que em 2016”.

 Para o coordenador de Promoção Social do Senar Minas, José Belas Gonçalves, o projeto está no caminho certo, pois possibilita a confraternização das famílias e o atendimento da população na área da saúde. Ele destaca o atendimento oftalmológico, que sempre atrai um grande público em todas as cidades onde o programa é levado. No final do evento ele destacou o sucesso e a organização.  

Resultados

O público estava sedento por atividades e por assistência na tarde do último domingo.  Foram realizados 200 exames oftalmológicos e 60 pessoas foram vacinadas contra gripe; mais dezenas de pessoas aferiram pressão arterial e realizaram testes de glicemia. As crianças foram destaque na saúde bucal. Segundo Isabelle Batista Siqueira, funcionária do PSF da prefeitura de Alterosa, a campanha contribui muito para diminuir a incidência de cáries.

Nas oficinas de artesanato foram confeccionadas 70 marionetes, criadas 350 fotos e produzidas 325 peças na oficina de arte no balão. No esporte as crianças disputaram vagas nos times de futebol de rua e vôlei.

Ex-alunos

Entre os muitos ex-alunos do Senar que estavam na praça, encontramos o senhor Valdo Rodrigues, 61, que neste mês de maio participou do seu primeiro curso do Senar. Valdo, que tem muita experiência na pecuária de corte, já trabalhava com tratores, mas não tinha capacitação. Participou do curso de Operação de Máquinas Agrícolas e gostou muito.

Apesar de ter muita experiência e atuação em fazendas nos estados do Mato Grosso e São Paulo, Valdo não conhecia o Senar. Na sua volta à terra natal, depois de 43 anos, ressalta a importância da capacitação.  “A capacitação é importante. Não dá mais para trabalhar só com a experiência. Tudo mudou”. 

ascom/ SENAR