Ações do Programa Saúde na Escola são definidas para a Rede Municipal em Poços

Publicado em 19/09/2018 - regiao - Da Redação

Ações do Programa Saúde na Escola são definidas para a Rede Municipal em Poços

Representantes de 14 escolas e de 23 centros de educação infantil, da Rede Municipal de Ensino, atendidos pelo Programa Saúde na Escola no último ano, participaram de reuniões realizadas na semana passada, com o intuito de definir as ações para os próximos 12 meses de atendimento.

 

O encontro foi organizado por representantes da Secretaria Municipal de Saúde, dos setores de ESF – Estratégia de Saúde da Família, do Nasf – Núcleo Ampliado de Saúde da Família e do Serviço de Saúde Bucal, com a participação também de profissionais do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social da Secretaria Municipal de Promoção Social. “Diante do número de unidades de ensino atendidas na rede municipal, dividimos os participantes em três turmas e promovemos três reuniões, que foram na terça, na quinta e na sexta da semana passada, sendo a primeira no auditório da Secretaria de Educação e as outras duas, no auditório da Uemg. As reuniões foram muito importantes para alinhar as atividades a serem desenvolvidas em mais um ano de PSE”, informou Elaine Cristina de Souza, apoiadora da Atenção Básica.

 

O trabalho abrange áreas diversas, tais como: combate as arboviroses; promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável; direito sexual, reprodutivo e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis; prevenção do uso de drogas; promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos; incentivo de práticas corporais, de atividade física e lazer nas escolas; prevenção das violências e dos acidentes; promoção e avaliação de saúde bucal; verificação da situação vacinal, além de cuidados com a saúde auditiva e ocular.

 

Além da Rede Municipal, o Programa Saúde na Escola é desenvolvido também em cinco escolas estaduais das áreas: Jardim São Paulo, Vila Nova, Regional Leste, Regional Sul e São José. “É um programa muito importante, que atende cerca de 14 mil estudantes, que multiplicam estas ações de prevenção, bem como as informações, de forma a atingir um público ainda mais amplo e isto se reverte em benefício para toda a população”, finalizou o secretário de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.

 

O Programa Saúde na Escola é uma parceria entre as secretarias de Saúde, de Educação e de Promoção Social.

 

 

 ASCOM