A Folha Regional - Artigos - Fernando de Miranda Jorge

POR QUE NÃO os festivais?

Em 30/01/2018 - Fernando de Miranda Jorge - Da Redação

O Festival Internacional da Canção Popular – F.I.C.P. – foi um concurso de músicas nacionais e estrangeiras, realizado anualmente no ginásio do Maracanãzinho, na cidade do Rio de Janeiro, entre 1966 a 1972. Logo, sete festivais.

Veja +

Igualdade: direito ou fato?

Em 23/01/2018 - Fernando de Miranda Jorge - Da Redação

Pode ser paulificante, enfadonho, mas basicamente nada mudou desde Balzac: a igualdade, dizia ele, pode ser um direito, mas nunca será um fato. Honoré de Balzac foi escritor francês fundador do Realismo na literatura moderna - 1799/1850.

Veja +

Meu querer bem

Em 16/01/2018 - Fernando de Miranda Jorge - Da Redação

Querer bem, bem querer. É. Meu bem querer, mais ou menos. Importa querer bem. Penso em decifrar mais o meu querer bem. E vou tentando, até achar algo que me faça e me deixe contente. E vou escrevendo, e, de repente, descubro no poeta e filósofo Fernando Pessoa que me toca e diz: continue escrevendo, vai encontrar o ignorado, e calmo.

Veja +

E OUTRAS coisas mais

Em 09/01/2018 - Fernando de Miranda Jorge - Da Redação

Et Cetera, de forma reduzida etc., é a expressão de origem latina, pouco usada modernamente, que significa “e os restantes” ou “e outras coisas mais”. Normalmente é utilizada no fim de uma frase ou pensamento, ou no final de um texto, para representar a continuação lógica de uma série ou enumeração.

Veja +

O FUTURO SE FAZ com o presente

Em 02/01/2018 - Fernando de Miranda Jorge - Da Redação

“O presente é o momento em que o passado e o futuro se tocam... Ou seja, não há presente sem passado, nem futuro sem presente, pois o passado é o caminho que nos trouxe até o presente e o presente é a escolha que fazemos para o caminho do nosso futuro”...

Veja +

ESTAMOS TODOS conectados

Em 26/12/2017 - Fernando de Miranda Jorge - Da Redação

Quem não está, quer estar conectado. Quem já está, quer ir mais longe, não é mesmo? Porque a cada segundo surge uma novidade melhor, mais qualificada e interessante.

Veja +

CALMA, GENTE! ESTE é só mais um final de ano

Em 18/12/2017 - Fernando de Miranda Jorge - Da Redação

Na correria das ruas, só encontramos o estresse. Calma! Não é o fim do mundo. Talvez não dê tempo de fazermos tudo o que pretendíamos.

Veja +

QUANTA DIFERENÇA faz um dia

Em 11/12/2017 - Fernando de Miranda Jorge - Da Redação

Quero viver o meu dia e depois contá-lo para “alguém” à noite. Se pensarmos bem, é isto que acontece com as pessoas.

Veja +

RECOMEÇO: coragem para mudar

Em 06/12/2017 - Fernando de Miranda Jorge - Da Redação

Não sei a princípio como seria recomeçar. Mas se pegarmos com o filósofo, poeta e antropólogo Fernando Pessoa, já é um avanço e bom incentivo.

Veja +

CHOVE, chuva

Em 23/11/2017 - Fernando de Miranda Jorge - Da Redação

O céu está escuro, fechado. Parece que vai chover.

Veja +

« 1 2 3 4 5 6 »