Secretário do MEC visita Paraíso e campus federal da Ufla avança

Publicado em 13/03/2018 - politica - Da Redação

Secretário do MEC visita Paraíso e campus federal da Ufla avança

O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), professor Paulo Barone, esteve em São Sebastião do Paraíso na segunda-feira (12) para conhecer pessoalmente a área onde deverá ser implantado o campus da Universidade federal de Lavras (Ufla). Acompanhado do deputado federal Carlos Melles (DEM-MG), parlamentar que está trabalhando na viabilização financeira do projeto junto ao governo federal, o secretário foi recebido pelo prefeito paraisense Walker Américo Oliveira, pelo pró-reitor de graduação da Ufla, professor Ronei Ximenes Martins; pelos vereadores Sérgio Aparecido Gomes, Paulo César Souza, Vinicius Scarano, além de secretários municipais.

A visita do secretário do MEC marca mais uma importante etapa no trabalho para a viabilização no campus federal em Paraíso, cujo projeto já teve aprovação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), e Conselho Universitário (CUNI), da Ufla.

“O espaço é formidável, os esforços da Ufla, deputado Carlos Melles, Prefeitura, estão conjugados. Penso que é um projeto que deve ser ligado ao desenvolvimento regional, e ligado à possiblidade que Minas tem de oferecer a todo o país uma inovação em termos da formação superior e produção de conhecimento. Vamos levar rapidamente para análise do Conselho Nacional de Educação (CNE)”, disse o secretário Paulo Barone, em entrevista logo após conhecer pessoalmente o espaço de 150 mil m² no Jardim Mediterraneé.

A área atualmente pertence ao SESC, que cederá o espaço para a Prefeitura doar à Universidade, recebendo em troca as instalações da Praça de Esportes Castelo Branco, transação já autorizada pela Câmara. O Campus da Ufla deverá receber na primeira fase cerca de R$ 50 milhões em investimentos, e ao mesmo tempo a Praça de Esportes se transformará na sede do SESC, recebendo um aporte de R$ 10 milhões em melhorias.

“Estava falando com o Melles agora há pouco, a perspectiva é de produzir desenvolvimento regional. Nós desejamos ao mesmo tempo em que fomentamos a criação de um Campus, catalisar toda a competência da Universidade em apoio aos atores regionais da economia, da política, das políticas públicas, para encontrar formas de contribuir para agregar valor ao desenvolvimento”, disse Barone.

“Estamos perseguindo este sonho regional há muitos anos, o campus universitário federal é a redenção de nossa Paraíso e de toda região, beneficiando estudantes com ensino gratuito e de alta qualidade de todo o Brasil, além de promover o desenvolvimento para todos”, pontuou o deputado Carlos Melles, que ressaltou o extraordinário avanço alcançado nestes dois anos de gestão do ministro da Educação Mendonça Filho, tendo à frente do ensino superior o professor Barone.

A Ufla está classificada como uma das melhores universidades da América Latina e uma das primeiras do Brasil, e esta excelência em ensino superior está vindo com um campus para a região do Sudoeste Mineiro por força de um trabalho que amplo respaldo do reitor José Roberto Soares Scolforo. “O Scolforo quando não empurra, ele puxa a gente. Tem uma força de trabalho e uma visão como poucos”, comentou Melles, reconhecendo a parceria efetiva da Universidade.

“Nosso esforço não é para trazer mais cursos de graduação, é para trazer os melhores cursos de graduação, é para ajudar a região a ser referência em educação superior”, frisou o pró-reitor de Graduação, Professor Ronei Ximenes Martins. O professor, responsável pelo projeto de implantação do Campus, destacou a excelência da área para a implantação da Universidade em Paraíso. “Reúne todas as condições que necessitamos para ter um campus universitário moderno, de ponta, que possa desenvolver ciência e tecnologia e formar pessoas para o país”, disse. “Difícil encontrar uma cidade que ofereça uma estrutura tão boa e um ambiente tão propicio para um projeto como este, estamos plantando uma boa semente e que dará ótimos frutos”, disse.

O prefeito paraisense também comemora o esforço parceiro que está trazendo o que as lideranças classificam como sendo a maior conquista da história do município. “A força política do Melles está fazendo com que Paraíso e região seja presenteada com um campus federal. É um ganho muito grande para a educação, mas também é um ganho enorme para a nossa economia e para a qualidade de vida da população”, disse.

“Quero agradecer imensamente o governo federal por meio do ministro Mendonça Filho, e destacar a união de esforços da Prefeitura e Câmara de Vereadores, em torno deste projeto idealizado pelo Melles e que tem o apoio do deputado Antônio Carlos”, disse Walquinho.

Ainda não tem data definida, mas possivelmente nos próximos dias o ministro da Educação, Mendonça Filho, visitará São Sebastião do Paraíso, quando acontece o ato solene de implantação no campus federal.

 

ASCOM / Paulo H. Delfante