GGIM de Guaxupé aprova instalação de um centro de atendimento ao adolescente infrator

Publicado em 23/07/2018 - policia - Da Redação

GGIM de Guaxupé aprova instalação de um centro de atendimento ao adolescente infrator

Durante a última reunião do GGIM (Gabinete de Gestão Integrada Municipal), responsável por tratar de assuntos relacionados à Segurança Pública em Guaxupé, que aconteceu na quarta-feira (18), foi aprovado por unanimidade a construção e instalação de um Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Infrator na cidade. A reunião contou com a presença de autoridades ligadas à Segurança do Município. Segundo informações, a construção do prédio deverá ser às custas da Prefeitura, já o funcionamento do Centro será através da Secretaria de Estado de Defesa Social.

O CIA abrigará, em um único prédio, a Vara Infracional da Infância e Juventude, a Promotoria da Infância e Juventude, a Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (SUASE) e as Polícias Militar e Civil.

A ideia da construção do Centro Integrado de Atendimento em Guaxupé surgiu após reunião que aconteceu na Secretaria de Estado de Defesa Social em Belo Horizonte na semana passada, onde estiveram presentes o prefeito Jarbinhas, acompanhado do secretário Municipal de Segurança Pública, Major Márcio Nunes, do promotor da Infância, Dr. Ali Ayoub e  do juiz da infância da Comarca de Guaxupé, Dr. Milton Furquim.

Na ocasião, o prefeito disse que levaria a sugestão para a construção do Centro em Guaxupé, com a finalidade de agilizar os trabalhos tanto da polícia quanto do Judiciário nos atos infracionais cometidos por adolescentes: “O Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente infrator de Belo Horizonte é um modelo que vale a pena ser adotado pelas demais cidades do Estado. A agilidade na tramitação dos processos, bem como nas tomadas de decisões pelo Judiciário, aumentam consideravelmente. Isso porque o trabalho é realizado por todas as autoridades em um só prédio. Por isso, enquanto prefeito e coordenador do GGIM em nossa cidade, firmei o compromisso com o Secretário de Defesa Social em construir o CEI, caso houvesse aprovação das autoridades”, disse Jarbinhas.

Posto em votação, a construção do CEI em Guaxupé foi aprovado por unanimidade pelas autoridades ligadas à Segurança Pública. A partir de agora, o Município comunicará a Secretaria de Defesa do Estado para que se iniciem os trâmites como, por exemplo, a liberação do projeto arquitetônico. O Centro Integrado deverá ser construído ao lado da nova Delegacia de Polícia Civil que está sendo construída no bairro Colméia.