Você sabe para onde vai?

Publicado em 30/01/2017 - paulo-botelho - Da Redação

Você sabe para onde vai?

É a pergunta de Alice em “Alice no País das Maravilhas”. Escrito pelo inglês Lewis Carroll há mais de 150 anos, o livro é indicado para crianças, mas são os adultos os que mais se beneficiam dele. A sua leitura pode melhorar a vida das pessoas no trabalho; e se o leitor for um dirigente, tanto mais. – Se você leu “Alice no País das Maravilhas” quando criança, talvez se lembre do diálogo entre Alice e o Gato sobre a importância de ter objetivos:

“Por favor, poderia me dizer qual o caminho para eu sair daqui? – Depende muito para onde você quer ir – disse o Gato. – Não importa muito para onde – disse Alice. – Então, não importa muito o caminho – disse o Gato. – Desde que eu chegue a algum lugar – acrescenta Alice. – Ah, mas com toda certeza, você chega – disse o Gato – se caminhar muito!”

Não se exige nenhum esforço para chegar a qualquer lugar. É só não fazer nada e num instante estará lá. No entanto, se você quiser chegar a algum lugar de significado, primeiro precisa saber aonde quer chegar. E depois que decidir aonde quer chegar, precisa fazer planos sobre como chegar lá. Essa prática é tão verdadeira nas empresas como na vida cotidiana das pessoas.

Exemplificando: Suponha que você quer abrir um negócio próprio. – O que fazer, além de procurar o Sebrae? – É claro que tanto você, como o Sebrae, acharão que é preciso atuar com planejamento e orientação para objetivos. Os objetivos indicam a distância a percorrer. Eles proporcionam metas ao longo do trajeto para realizar os seus sonhos, não obstante os sentimentos de apreensões ou medos. Caso você tenha decidido que deve atingir quatro objetivos distintos para chegar ao seu destino e já concluiu dois deles, sabe que ainda tem mais dois outros pela frente; isto é, está ciente de onde se encontra e de qual caminho tem pela frente.

Ao sentir apreensões ou medos, você nunca deve deixar que eles estrangulem os seus sonhos!

Paulo Augusto de Podestá Botelho é Consultor de Empresas e Escritor. www.paulobotelho.com.br