Produção Mais Limpa e sua Prática

Publicado em 04/08/2017 - paulo-botelho - Da Redação

Produção Mais Limpa e sua Prática

Bruno, um aluno da Ifsuldeminas – Campus Poços de Caldas, me escreve sugerindo um artigo sobre Produção Mais Limpa e de como praticar. Bem, pelo menos alguém costuma ler o que escrevo. – Que bom, meu caro Bruno!
Produção Mais Limpa é a aplicação contínua de uma estratégia integrada de prevenção ambiental a processos, produtos e serviços. Busca aumentar a eficiência de produção e reduzir os riscos para o ser humano e o ambiente. É, sobretudo, uma filosofia proativa que permite antecipar e prever possíveis impactos. E pode ser utilizada ao longo de todo o ciclo de vida de um produto; desde a fase de projeto, passando pela fase de consumo, até sua disposição final.
As práticas de Produção Mais Limpa reduzem a quantidade de reagentes tóxicos descartados no ambiente. São simples e de fácil execução. Consistem em melhorar processos isolados e em fazer com que materiais como água ou matéria-prima possam circular o máximo possível dentro do processo, antes do descarte. Resultado: obtém-se um melhor aproveitamento de matéria-prima e energia.
No Brasil, essas práticas ocorrem de forma ampliada em São Paulo e Interior do Estado. A CETESB – Companhia de Tecnologia e Saneamento Básico do Estado de São Paulo mantém a Mesa Redonda Paulista de Produção Mais Limpa, Prevenção à Poluição e Sistemas de Gestão Ambiental. A CETESB, em sua atuação junto às indústrias, tem identificado significativos casos de sucesso na adoção de medidas destinadas a reduzir a poluição na fonte geradora. – Segue um exemplo prático e real:
Empresa – Freios Varga.
Problema – Excesso de consumo de água na lavagem de peças.
Medida Implantada – Instalação de dispositivo de medição da condutividade que controla a reposição da água de lavagem das peças.
Resultados Obtidos – 1) Redução de 78% no consumo de água. 2) Diminuição significativa nos custos de operação do sistema de tratamento de efluentes.
- É isso aí, Bruno: fácil e exequível; basta ter interesse e disposição.

Paulo Augusto de Podestá Botelho é Consultor de Empresas e Escritor. Associado-Docente da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. www.paulobotelho.com.br