Começa com uma vassoura

Publicado em 20/03/2018 - paulo-botelho - Da Redação

Começa com uma vassoura

Ter padrões aceitáveis de organização, higiene e limpeza são pré-requisitos para começar um Programa de Qualidade na empresa.

O consultor americano W.E. Deming, o mais respeitável especialista em Qualidade – inclusive para os japoneses – quando perguntado sobre como começar Qualidade, foi simples e direto: “Com uma vassoura”.

Uma das melhores e mais completas ferramentas de organização, higiene e limpeza são os 5 Sensos; iniciais das cinco palavras do ideograma japonês que resumem a filosofia do Método, a saber:

Seiri – Senso de Utilização: É a identificação dos itens necessários e desnecessários no local de trabalho. No âmbito comportamental refere-se à utilização plena do potencial humano.

Seiton – Senso de Ordenação: Consiste na determinação de local para guardar e localizar (material, equipamento ou informação). Refere-se, também, à organização mental, atividades e compromissos.

Seiso – Senso de Limpeza: No sentido literal significa deixar limpo o local de trabalho (equipamentos, máquinas e instrumentos). No sentido espiritual, refere-se à limpeza de hábitos e atitudes (moral e ética).

Seiketsu – Senso de Saúde e Higiene: Consiste na verificação periódica do estado de implantação dos três sensos anteriores. Significa atuar de forma preventiva para o estabelecimento de condições adequadas à garantia de bom nível de saúde e higiene das pessoas no trabalho e em casa.

Shitsuke – Senso de Autodisciplina: Consiste na assimilação gradativa dos sensos pelas pessoas por meio de educação e treinamento. Este senso, quando bem desenvolvido, promove a substituição de hábitos inadequados por hábitos adequados.

Após o conhecimento e divulgação das práticas dos 5 Sensos pelas empresas, começaram a aparecer os 6 Sensos, os 7 Sensos e os 8 Sensos. Eu prefiro a simplicidade dos 5 Sensos. Se a empresa conseguir implementá-lo de forma correta, estará apta para obter bons resultados.

Paulo Augusto de Podestá Botelho é Consultor de Empresas e Escritor. Associado-Docente da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. www.paulobotelho.com.br