Brincar de Aprender

Publicado em 18/10/2017 - paulo-botelho - Da Redação

Brincar de Aprender

Estamos no mês da criança e, também, do professor; Outubro, fim da Primavera. Por isso, segue aqui um texto sobre blocos de plástico. Eles têm cores vivas e brilhantes. São os brinquedos para crianças da Lego. Esses brinquedos são aquelas séries de blocos para construção; e foram concebidos na Dinamarca e incluem mais de quinhentas séries diferentes. Em formatos de coleções, são vendidos em lojas de varejo no mundo inteiro. Por quê os blocos da Lego são tão populares entre as crianças? – Porque “conversam” diretamente com elas, sem intermediários. Em dinamarquês, o nome Lego combina palavras que significam “bem brincar”. Desde 1934, a Lego concentrou suas energias na descoberta de novas formas para ajudar as crianças a brincar melhor. E elas aprendem a brincar melhor usando da própria criatividade, além das habilidades para construir qualquer coisa. Construir é o que elas fazem: constroem torres, pontes e cidades entre muitas outras coisas.

A Lego não se dedica apenas aos brinquedos para crianças. Ela investe tempo e dinheiro para entender como as crianças brincam; como aprendem; como crescem física e emocionalmente. O respeito a elas se estende a questões mundiais mais amplas, sobretudo em cidadania e sustentabilidade ecológica.

A Lego criou, há mais de 30 anos, um prêmio internacional concedido, todos os anos, à organização que mais se esforçou para melhorar as condições de vida das crianças. -  E as condições de vida das crianças passam, em primeiro lugar, por inteligibilidade ou entendimento; por isso é que elas são ou ficam mais inteligentes.

Paulo Augusto de Podestá Botelho é Consultor de Empresas e Escritor. Associado-Docente da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.