A Folha Regional - Artigos - Paulo Botelho

Por debaixo

Em 19/10/2015 - Paulo Botelho - Da Redação

"Quase tudo que está por debaixo é sujeira, surpresa ou perigo; cuide-se para não ser atingido". É o que me dizia a dona Maria de Luna Botelho, minha avó; acho que ela queria me alertar para ter cuidado com pessoas de mau-caráter.

Veja +

Pelas boas palavras

Em 05/10/2015 - Paulo Botelho - Da Redação

A falta ou a carência de boas e corretas palavras vem empobrecendo, mais que no passado, as comunicações na vida do cotidiano do brasileiro. Segundo o sociólogo José de Souza Martins, falamos um resquício da língua Nhengatu que pode ser chamada de língua do povo brasileiro.

Veja +

Por quê o trabalho mata?

Em 28/09/2015 - Paulo Botelho - Da Redação

O trabalho em si é prazeroso; não mata. O que mata é a forma inadequada de como ele é organizado. Uma das coisas mais difíceis que existe é ter que trabalhar duramente, de forma mal remunerada e desorganizada; sobretudo desconfortável.

Veja +

Em nome do padre

Em 22/09/2015 - Paulo Botelho - Da Redação

Atarracado, olhos miúdos por detrás de grossas lentes, o frade franciscano holandês abre a portinhola do confessionário e traça com a mão direita branca, leitosa, o sinal da cruz, perguntando: "Você fez porcarrias (sic) sozinho ou com outro?"

Veja +

Chacais

Em 15/09/2015 - Paulo Botelho - Da Redação

"Chacal: Mamífero carniceiro, originário da África e da Ásia, mais ou menos do tamanho de uma raposa; come os restos deixados pelos animais de maior porte. – Pessoa muito má e que espreita a desgraça dos outros para beneficiar-se". Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa.

Veja +

A Viúva

Em 14/09/2015 - Paulo Botelho - Da Redação

Ivo viu a uva. Hildebrando viu a viúva. E que viúva: muito magra, esquálida e estropiada; uma trabalhadora rural de mãos calejadas, embora jovem e mãe de três filhos.

Veja +

Eu pago a minha água

Em 09/09/2015 - Paulo Botelho - Da Redação

Andar de meio-galope, sempre de óculos-escuros, aparenta ter uns quarenta anos.

Veja +

Artigo Especial: Vozes

Em 31/08/2015 - Paulo Botelho - Paulo Augusto de Podestá Botelho

"O PT não rouba e nem deixa roubar!" É o que já dissera, com aquela voz de sovaco, José Dirceu de Oliveira e Silva; o ex-guerrilheiro urbano dos Anos 60; o ex-sedutor das alunas da PUC; o ex-ferrabrás do governo Lula.

Veja +

Na Casca de Noz

Em 24/08/2015 - Paulo Botelho - Da Redação

A primeira vez que vi uma foto do físico inglês Stephen Hawking fiquei desolado.

Veja +

Para onde vão os Embriões?

Em 17/08/2015 - Paulo Botelho - Da Redação

"Por quê os papas, cardeais e bispos gostam tanto de serem chamados de santidade e de excelência?" – É o que perguntava minha avó, a dona Maria de Luna Botelho.

Veja +

« 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 »