A Folha Regional - Artigos - Marco Regis

CONTINUA O ALERTA DOS PROFETAS DO CLIMA

Em 04/12/2015 - Marco Regis - Da Redação

Paradoxalmente, o progresso humano vem nos confrontando com os riscos da nossa sobrevivência terráquea. O aumento da população terrestre e, por conseguinte, a satisfação das necessidades da mesma, através da oferta de alimentos, meios de transporte, moradias e de conforto em geral, tem provocado desequilíbrios na harmonia ambiental.

Veja +

NA LAVA JATO, JUSTIÇA PRENDE MILIONÁRIOS E POLÍTICOS CORRUPTOS

Em 27/11/2015 - Marco Regis - Da Redação

A opinião pública brasileira percebeu o estremecimento ocorrido nos meandros políticos e empresariais da quarta feira (25) com a prisão de novos envolvidos na Operação Lava Jato, especialmente a do senador sul-matogrossense, Delcídio Amaral (PT) e do banqueiro André Esteves.

Veja +

ALGO A VER ENTRE PARIS E A MINEIRA MARIANA

Em 20/11/2015 - Marco Regis - Da Redação

Para os estrangeiros nada deve sugerir que haja conexão entre a capital francesa, Paris, e a primeira capital de Minas Gerais, Mariana. Eles não devem estar nem aí para o Brasil, ainda mais para o desconhecido interior brasileiro. No entanto, dos meus tempos de adolescente, lembrei-me não propriamente de um parisiense, mas de um francês, que veio viver, pesquisar e ensinar naquelas paragens: Claude Henri Gorceix.

Veja +

A greve que usou da boa fé dos caminhoneiros

Em 13/11/2015 - Marco Regis - Da Redação

Planejada antes, mas deflagrada na 2ª. feira, 9 de novembro, desta semana, a greve dos caminhoneiros veio como uma imitação barata do que foi o movimento de fevereiro, que paralisou nossas estradas e estremeceu o segundo governo Dilma, que acabara de instalar-se. Se o movimento anterior foi bem articulado, através dos poderosos sindicatos e associações profissionais, e empresas de transporte, o atual não foi de todo um fiasco, porquanto repercutiu entre nós e acabou por produzir alguns danos econômicos e sociais. Mesmo que de pouca monta são inevitáveis eis que o transporte rodoviário é fundamental para o Brasil.

Veja +

MELHOR O CAOS PREVIDENCIÁRIO DO QUE O PLANETÁRIO

Em 06/11/2015 - Marco Regis - Da Redação

A imprensa mundial noticiou, nos últimos dias, que a China decidiu quebrar a rigidez da sua Política do Filho Único, implantada no final da década de 1970, abrindo-a para um segundo filho.

Veja +

POUCOS ENXERGAM A REVOLUÇÃO SILENCIOSA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Em 03/11/2015 - Marco Regis - Da Redação

Se a economia e a política brasileiras caminham aos trancos e barrancos não é justa a crítica de que a educação segue da mesma forma. Embora Ciro Gomes, em ato recente, por ocasião de sua filiação ao Partido Democrático Trabalhista, tenha afirmado que globalização só existe na área da informação há que se admitir que a própria instantaneidade da comunicação interfere na economia.

Veja +

A ELEIÇÃO PRESIDENCIAL QUE NUNCA TERMINA

Em 30/10/2015 - Marco Regis - Da Redação

Muita gente fez ouvidos de mercador como se nada fosse acontecer neste País desde quando foi proclamada pelo TSE – Tribunal Superior Eleitoral – a vitória da Presidente Dilma Rousseff ao final do segundo turno da eleição presidencial.

Veja +

TECNOLOGIA E TECNOCRACIA NA MEDICINA (Reflexões desconexas sobre o Dia do Médico)

Em 23/10/2015 - Marco Regis - Da Redação

Desde criança sempre fui além das minhas visões reais, buscando alternativas e conclusões para aquilo que via, embora menos afeiçoado ao raciocínio matemático e, mais à frente, à física.

Veja +

Pais deveriam impedir filhos de comemorar “halloween”

Em 16/10/2015 - Marco Regis - Da Redação

Aproxima-se o dia 31 de outubro ocasião em que não faltará, mais uma vez, gente desmiolada a incentivar nossas crianças a participarem de um evento que nada tem a ver com a cultura brasileira, o “Halloween” (helau’i’n), popularmente conhecido como Dia das Bruxas.

Veja +

POR QUE SÓ AGORA SURGE O CONTEXTO DE GUERRA NA SÍRIA?

Em 09/10/2015 - Marco Regis - Da Redação

Faz poucos dias que a Rússia entrou para valer no conflito sírio e já constatamos que a imprensa brasileira e estrangeira passa agora a tratá-lo como guerra.

Veja +

« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 »