A Folha Regional - Artigos - Marco Regis

A PEQUENEZ HUMANA DIANTE DO UNIVERSO

Em 28/08/2015 - Marco Regis - Da Redação

Certamente que não escrevemos para nós mesmos. Essa constatação foi feita pelo escritor e filósofo existencialista francês Jean-Paul Sartre (1905-1980), personalidade muito referida pela imprensa, mormente nos seus cadernos literários, nos meus tempos de adolescente.

Veja +

O USO DA LEGITIMIDADE DOS PROTESTOS PARA FINS GOLPISTAS

Em 21/08/2015 - Marco Regis - Da Redação

Venho aqui argumentar que, no Brasil de hoje, as forças políticas da direita usam as mesmas táticas da época da Guerra Fria para confundir, aliciar e manipular a população brasileira. Naquela época todos os acontecimentos políticos eram dicotomizados e rotulados como um embate entre comunistas, de esquerda, contra imperialistas, de direita.

Veja +

MENOS GENTE, MENOS FOGO, NO INCÊNDIO DA DEMOCRACIA

Em 17/04/2015 - Marco Regis - Da Redação

Apesar de todo o empenho da corporação dos bombeiros, das autoridades locais e estaduais e dos próprios donos dos imensos depósitos de gasolina e álcool, situados próximos ao porto da cidade paulista de Santos, durante dez dias labaredas horrendas e negra fumaça resistiram aos milhões de litros de águas do mar e às espumas químicas que as combatiam.

Veja +

A HONRA DE “EL CID” E A HUMILHAÇÃO DOS ACHACADORES

Em 27/03/2015 - Marco Regis - Da Redação

Bem que o Brasil precisava de um destemido cavaleiro como o lendário “El Cid”, o Campeador, ou Don Rodrigo Días Bivar, que viveu nos idos do século XI, um mito da resistência ibero-cristã contra os invasores árabes, chamados de mouros, que conquistaram a Península Ibérica no século VIII. Antes, desde o século V, a região havia sido dominada pelos visigodos, os quais não somente a tomaram dos romanos, mas, construíram uma unidade regional e cristã. A Ibéria, como era conhecida na Antiguidade essa área do sudoeste da Europa, incluindo o Reino de Portugal, foi islamizada pelos mouros, que ali instalaram um reinado de emires, mais tarde o califado de Córdoba, além do reino muçulmano de Granada.

Veja +

A DETROIT DOS MEUS SONHOS

Em 09/03/2015 - Marco Regis - Da Redação

Tudo o que você possa vir a escrever, hoje, estará sujeito a críticas, mormente se não tiver a chancelá-lo um título de pós-graduação, do mais simples ao doutorado. Antigamente, você expunha suas ideias e os seus conhecimentos, procurando aclará-los com um razoável vocabulário e uma correta gramática.

Veja +

IUGOSLÁVIA PODE, UCRÂNIA NÃO PODE

Em 27/02/2015 - Marco Regis - Da Redação

Enquanto acompanhava as recentes negociações de cessar-fogo na luta fratricida entre os ucranianos, lembrei-me da personagem vivida pela humorista e atriz da constelação global, Karla Fabiana, no Programa ”Zorra Total”, aonde a hilária ensinava a respeito de emagrecimento, apontando para os mais diversos alimentos ou iguarias: “isto póóde, aquilo não póóde”, enquanto enchia a boca e o bucho com os mais apetitosos e calóricos deles.

Veja +

Inconsequência do golpismo pode ser uma guerra civil

Em 26/02/2015 - Marco Regis - Da Redação

As redes sociais estão povoadas de ignorantes políticos e de ativistas mal intencionados que continuam a ruflar as bandeiras do golpismo, ou seja, da derrubada da presidente brasileira. À frente deles, tremulando essas mesmas bandeiras, caminham os privilegiados detentores dos espaços informativos que são os jornais impressos e digitais, rádios de audiência nacional e, principalmente, as influentes redes televisivas.

Veja +

CONTROVÉRSIAS NA SAÚDE

Em 26/02/2015 - Marco Regis - Da Redação

Embora os tempos também sejam de modernidade para a medicina, que hoje está fortemente apoiada no avanço da ciência e tecnologia, o estudante dessa profissão continua a estudar durante seis anos, recebendo aulas teóricas e práticas, que vão da anatomia, com dissecção de cadáveres; histologia, com práticas no microscópio; farmacologia; fisiologia; radiologia; semiologia; medicina preventiva; das doenças infecciosas, parasitárias, degenerativas, endócrinas, enfim, de todos os órgãos e aparelhos do corpo humano. Faz estágios em hospitais e, depois do curso de graduação, residência médica de dois anos, a sua especialização básica. Antigamente, também era assim, os médicos recebiam essa mesma formação, antes de se enveredarem interior afora.

Veja +

Minas, a caixa d´agua, também secou

Em 01/02/2015 - Marco Regis - Redação

Duas situações por mim vividas reforçavam um falso conceito que carregava comigo mesmo. A primeira delas, bastante remota, ainda salva na minha memória fotográfica, era a visão da minha infância das várzeas sazonalmente inundadas pelo transbordamento de córregos, no município de Monte Belo, durante os períodos chuvosos.

Veja +

Fuzilamento é o fim para traficantes de drogas na Indonésia

Em 24/01/2015 - Marco Regis - Da Redação

O noticiário do cumprimento da sentença da justiça indonésia, que executou,  no sábado passado,  não somente o brasileiro e carioca, Marco Archer Cardoso Moreira , 53 anos,  que estava preso havia 12 anos,  naquele país asiático, juntamente com quatro outros traficantes estrangeiros e um indonésio, causou manifestações diversas no Brasil. A começar pela Presidente Dilma Rousseff, que fez todos os esforços oficiais, inclusive dando um telefonema direto para o Presidente Joko Widodo, da Indonésia, pedindo clemência para o condenado. Consumada a execução a nossa presidente se disse “consternada e indignada” . Ela cumpriu o seu papel de pedir pela vida de um cidadão brasileiro condenado em terras estrangeiras, mas  não deveria transbordar tanta indignação eis que o país executor tem leis próprias e deu 12 anos de sobrevida ao condenado a fim de que toda a sua defesa fosse exaurida perante os tribunais locais. Também, ao longo desses 12 anos, o nosso Ministério das Relações Exteriores, e até o então Presidente Lula, envidaram todos os esforços para livrar o prisioneiro da morte. Na opinião do embaixador aposentado, Marcos Azambuja, em canal brasileiro de TV fechada, “foi feita toda a coreografia diplomática existente em questões internacionais, além das intervenções da nossa presidente, em prol do prisioneiro”.

Veja +

« 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 »