Vereadores de Muzambinho aprovaram homenagens

Publicado em 25/02/2018 e atualizado em 23/02/2018 - legislativo - Da Redação

Vereadores de Muzambinho aprovaram homenagens

Confira os principais assuntos debatidos pelos vereadores de Muzambinho na reunião da Câmara no dia 19 de fevereiro.

APOIO À CAPOEIRA

O cidadão José Evandro dos Santos fez uso da Tribuna da Câmara relatando a falta de apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Cultura. Iniciou lembrando que chegou a Muzambinho há doze anos com o sonho de implantar um projeto de capoeira, sempre focando as crianças mais carentes. Foi contratado pela FAM e desenvolveu vários projetos gratuitos na Casa da Cultura. Porém, o projeto foi interrompido em 2009. Por fim, pediu apoio dos vereadores para retomar as atividades com a capoeira no município. Os vereadores Chiquinho da Muleta, Afrânio Verdureiro e Fernando da Saúde declararam apoio ao cidadão.

BANHEIROS, TERRENO E UNIFORME

O vereador Afrânio Verdureiro (PROS) comentou que o carnaval foi muito bem organizado, com a cidade ficando cheia de gente bonita. Porém, reivindicou que no próximo ano quando o Executivo liberar alvará para o bloco Vermes cobre a colocação de mais banheiros químicos. Segundo ele, os moradores do bairro Alto do Anjo (que fica no caminho para o bloco) acabaram ficando prejudicados com o uso inadequado das vias públicas. Em seguida, o vereador cobrou a limpeza de terreno da prefeitura no bairro Brejo Alegre, onde será construída uma unidade de saúde. Afrânio ainda cobrou o uniforme para os servidores municipais. Contou que no sábado se encontrou com os servidores da coleta de lixo, sendo que todos estavam molhados. Assim, relatou que os servidores estão precisando de uniforme e luvas.

ECONOMIA E NOVA EMPRESA

O vereador João Pezão (PSC) parabenizou a administração municipal, pois considera que o atual governo vem fazendo um belo trabalho, a cada dia valorizando mais o dinheiro público. Relatou que, juntamente com o colega Canarinho, analisavam os empenhos da administração passada. Agora, observa que o atual prefeito economiza R$ 5 mil com juros e multas da taxa de iluminação pública. O valor é o mesmo pago pelo atraso no governo anterior. “Tem cada prefeito que passa pela nossa cidade que não deixa a menor saudade”, disse. Em seguida, João Pezão lembrou que iniciou como vereador em 2005 e sempre observa uma grande cobrança em torno da geração de empregos. Assim, falou que uma empresa de apicultura de Cabo Verde está prestes a se instalar no município, mas observa resistência por parte de alguns colegas vereadores. Defendeu a referida empresa, também pretendida por Cabo Verde, mas que preferiu a cidade de Muzambinho. Pediu o apoio e compreensão dos vereadores no apoio à empresa. Lembrou que o prefeito já distribuiu quinze terrenos, sendo que a instalação das empresas no local está em pleno andamento.

LIMPEZA, AMBULÂNCIA E ESCADARIA

O vereador Daniel Ferraz (PTB) agradeceu o serviço de limpeza feito na quadra do bairro Jardim Altamira, bem como a limpeza e pintura na quadra do bairro Brejo Alegre. Assim, apresentou indicação para a mesma melhoria na quadra da Barra Funda. Agradeceu o patrolamento na estrada que liga o Parque do Peão até no Barbieri, bem como a colocação de cascalho no Morro do Bia. Por fim, anunciou a conquista de emenda através do deputado federal Renato Andrade em dezembro, sendo que o valor já está na conta da prefeitura. O pedido foi feito por ele, juntamente com os colegas Baiano, Afrânio, Chiquinho, Jota Maria, Afrânio, Roberto, Marinho Menezes e Fernando da Saúde, viabilizando uma nova ambulância para o município de Muzambinho. Também já está empenhado através do deputado Renato Andrade o valor de R$ 250 mil para a retirada da escadaria do bairro Barra Funda. O projeto está praticamente pronto na prefeitura. No final, comentou projeto na pauta da reunião dando denominação às Ruas do Parque da Colina, chegando às lágrimas ao falar de um familiar.

ESCOLA E HOMENAGENS

O presidente Jota Maria (PSD) parabenizou o deputado Renato Andrade, destacando a melhoria no bairro Barra Funda com a retirada da escadaria. Em seguida, lembrou visitas feitas às escolas no ano passado, citando problema no telhado da escola no bairro Barra Bonita. Os alunos sofriam com o calor, desejando que a troca do telhado seja feita neste ano. Segundo tomou conhecimento, esta providência será tomada. Sobre o projeto de denominação de Ruas no Parque da Colina, o presidente relatou que foi procurado por familiares e se comprometeu a fazer uma homenagem ao cidadão Moacir de Souza. Ressaltou que o cidadão fez história com a criação do sorvete “Pagão”, sendo este um patrimônio de Muzambinho. Também falou da homenagem ao Reverendo Lutero Cintra Damião, pastor da Igreja Presbiteriana Independente em Muzambinho responsável pelo novo Templo construído na década de 1960.

CARNAVAL, HOMENAGENS E COHAB

O vereador Fernando da Saúde (PR) comentou que o carnaval ocorreu com tranquilidade. Também elogiou o carnaval de rua, com a cidade recebendo muitos turistas. Mesmo reconhecendo os problemas gerados, ressaltou que o evento gera muitos benefícios para a cidade. Também valorizou a instalação de uma nova empresa em Muzambinho, garantindo que não tem posicionamento contrário ao projeto. “Vamos aprovar com ressalvas”, disse. Fernando também comentou as homenagens prestadas através de projeto de lei de denominação de ruas, citando, entre outros, o esportista Glênio José Rondinelli e Sr. Dário Guilherme. Por fim, o vereador cobrou o Executivo, pois foi retirada uma árvore no bairro Cohab, sendo que as raízes permanecem no local gerando transtornos. Assim, cobrou a construção de muro, retirada das raízes e plantio de uma nova árvore. Também cobrou a construção de uma cobertura na Escola Frei Florentino, também no bairro Cohab.