Legislativo de Muzambinho na defesa dos professores

Publicado em 22/10/2017 - legislativo - Da Redação

Legislativo de Muzambinho na defesa dos professores

FESTAS PARA AS CRIANÇAS
O vereador Afrânio Verdureiro (PROS) parabenizou a comunidade do bairro rural Campestre pela belíssima festa realizada no Dia de Nossa Senhora e Dia das Crianças em 12 de Outubro. Manifestou que a festa estava muito bem organizada, contando com o seu apoio. Também parabenizou as comunidades da Cachoeira do Cambuí e Moçambo por festas realizadas, bem como os Amigos da Baixada pela tradicional festa das crianças. Em seguida, pediu o encaminhamento de requerimento ao prefeito cobrando informações sobre a situação da Estação de Tratamento do Esgoto. A expectativa é que a obra seja inaugura neste mandato. Por fim, lamentou o falecimento da Sra. Maria de Lourdes Martins, esposa do ex-prefeito Álvaro Martins.

TEMPO PARA A BIOMETRIA ELEITORAL
O vereador Baiano (PP) lembrou comentários na reunião anterior sobre a biometria do título de eleitor. Assim, nesta semana esteve no Cartório Eleitoral, tomando conhecimento de que não há prazo determinado para o término do serviço de biometria. Portanto, acredita que ainda há um tempo suficiente. Orientou que, para fazer a renovação, o eleitor deve apresentar o documento de identidade ou habilitação, comprovante de residência, certidão de nascimento ou de casamento, CPF e Título Eleitoral. João Pezão, numa aparte solicitado junto ao líder do prefeito, agradeceu o Executivo pela realização da festa das crianças.

VERDADEIRO CAOS NA SEGURANÇA
O vereador Marinho Menezes (PP) manifestou votos de pesar aos familiares da Sra. Lourdes Martins pelo seu falecimento. Falou da história de vida exemplar da muzambinhense. Em seguida, o vereador comentou que o menor de 18 anos (conforme o ECA) não comete crime, mas sim “ato infracional”. Também não é preso, mas sim “apreendido”. Não cumpre pena, mas sim “medidas socioeducativas”. Considerou esta situação uma “regalia” aos menores de 18 anos e comentou matéria publicada neste jornal sobre decisão tomada em Guaxupé. Como advogado, Marinho revelou que 75% dos crimes violentos são cometidos por menores infratores. Assim, analisa que resta saber se esta regra de não acautelamento dos menores também é aplicada em Muzambinho e demais cidades e cujo presídio está instalado na cidade de Alfenas. “Seria um verdadeiro caos. Teremos que nos mobilizar e repudiar a administração prisional, bem como o governo estadual, iniciando pelas Câmaras Municipais”, disse.
Em seguida, Marinho também comentou o Dia do Professor (15 de outubro), valorizando esta atividade profissional e explicando os motivos da data escolhida para homenagear os professores. Por fim, prestou sua homenagem a todos os professores através da Profa. Dona Elógia de Oliveira Borell, esposa do advogado Dr. Caio Duílio Borelli e mãe do também advogado e assessor jurídico da Câmara, Dr. Fernando Cláudio de Oliveira Borelli.

MUZAMBINHO PERDEU UMA GRANDE MULHER
O vereador Chiquinho da Muleta (PTC) também registrou e lamentou o falecimento da Sra. Maria de Lourdes Armelin Martins, sua tia e esposa do ex-prefeito Álvaro Martins de Oliveira. “Sem nenhuma dúvida, hoje Muzambinho está perdendo uma grande mãe, uma grande avó e uma grande mulher batalhadora”, disse. O vereador lembrou que Dona Lourdes foi uma das idealizadora e batalhadoras para a construção da primeira creche na cidade (Helena Dipe). Também idealizou e presidiu a FAM - Fundação de Apoio ao Menor. Atualmente, era membro da Academia Muzambinhense de Letras. Além disso, sempre foi uma mulher de muita fé e caridosa.

RECURSOS DO DEPUTADO RENATO ANDRADE
O vereador Daniel Ferraz (PTB) comentou a inauguração da sala de informática do CRAS, agradecendo o prefeito pelo convite e a profissional Ana Martins. Em seguida, manifestou sentimentos de pesar aos familiares da Sra. Lourdes Martins, revelando uma relação de amizade desde a infância. Daniel também comentou requerimento ao deputado federal Renato Andrade reivindicando recursos de R$ 80 mil para uma ambulância e R$ 250 mil para obras na escadaria da Barra Funda. O pedido foi feito juntamente com os colegas Chiquinho da Muleta e Jota Maria. Parabenizou todos que realizaram festas para as crianças nos bairros rurais, Baixada e outros locais, bem com o Executivo. Também reforçou a convocação para a biometria eleitoral, principalmente os moradores da zona rural. Terminou parabenizando todos os professores pela comemoração do seu dia em 15 de outubro, reconhecendo a luta e lamentando a falta de valorização salarial.

PALAVRA DO PRESIDENTE
O presidente Jota Maria (PSD) valorizou o profissional muzambinhense Marcus Vinícius Salomão, Mestre de Cerimônias de renome nacional e que atua junto ao governador de São Paulo. Em seguida, abraçou todos os professores, reconhecendo a importância da atividade profissional. Também lamentou a falta de investimento na educação nacional e valorização da classe dos professores. Contou que foi procurado por algumas professoras, juntamente com o colega Roberto Teodoro, quando ouviu reclamação e revolta que estão pleiteando direitos junto a prefeitura tendo por base uma lei complementar de 2011. Os professores estão trabalhando quatro horas a mais (semanais) e não estão recebendo a reposição salarial, diante de decisão judicial favorável por duas vezes. O presidente fez a leitura na íntegra de requerimento encaminhado pelas professoras ao Legislativo, sendo que no final pediram apoio dos vereadores para que o impasse seja superado junto ao Executivo.