Semana de Comunicação em São Paulo tem presença de palestrante de Muzambinho

Publicado em 22/05/2018 - geral - Da Redação

Semana de Comunicação em São Paulo tem presença de palestrante de Muzambinho

O mundo digital tem sido discutido em diversas partes do planeta, a influência da tecnologia nos negócios é uma realidade reconhecidamente importante e transformadora dos hábitos de consumo da população. Tal assunto já profundamente debatido, até em reuniões da ONU, foi o tema principal da Semana de Comunicação que aconteceu em São Paulo em meados do mês de maio. Realizado pela UNASP - Universidade Adventista de São Paulo, o evento enfocou a influência das mídias digitais nos negócios, principalmente na área da Comunicação e Marketing. Durante quatro noites (14,15,16 e 17/05) os participantes tiveram contato com o que há de mais atual em análises e tendências do uso dos meios digitais e o mercado. O auditório central da universidade, permaneceu completamente lotado durante todo decorrer do evento.

“A Comunicação com o Mercado na era Digital” foi o assunto trazido pelo Palestrante Helder de Melo Moraes (Edinho Moraes) para o deleite do público presente.  Além de um resgate histórico do tipo de comunicação realizada com fins mercadológicos, ao longo das décadas, nos últimos 40 anos, Moraes defendeu a existência de uma “Corporação Virtual” em tudo o que se comunica com o mercado através das mídias digitais. Moraes comentou ainda, que o termo “Corporação Virtual”, já utilizado por outros autores, explica as ocorrências no mercado consumidor, após a mensagem ser dirigida ao público alvo. Além da parte física existente, há algo que tem efeito prolongado, muito além do que se pode imaginar. Prova disto são os dados que o facebook utiliza para mapear o perfil dos consumidores, ou seja: quando um consumidor se comunica através da Web, seus dados não são mais propriedade dele (consumidor) e os efeitos disto vêm depois, com inúmeras propostas de vendas de produtos para os quais o consumidor nem procurou para compra-los, mas que passa a ter interesse após tomar conhecimento da proposta, disse o palestrante. O mesmo acontece quando o consumidor usa o cartão de crédito; os dados do usuário serão utilizados para conhecer o perfil do consumidor, como por exemplo a preferência dos restaurantes, ou até do cardápio preferido pelo dono do cartão. Esta é uma das características da “Corporação Visual”, mas é apenas o começo, disse Moraes.

O Coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda, Prof. Flávio Salsedo, anfitrião do evento, comentou a importância de situar os alunos das intercorrências do uso das mídias e muni-los de informação de profissionais com experiência de mercado, para formar mão de obra qualificada na área do marketing e da comunicação.  Segundo ele debater o futuro do mercado consumidor é interesse da sociedade como um todo e não só da universidade, pois a consumo mexe com a economia.