ENCONTEC 2018 mostra para produtores rurais resultados de pesquisas desenvolvidas no Campus Muzambinho

Publicado em 09/03/2018 - geral - Da Redação

ENCONTEC 2018 mostra para produtores rurais resultados de pesquisas desenvolvidas no Campus Muzambinho

Troca de informações, tecnologias e experiências são fundamentais para o sucesso da safra. E este é o foco do Encontro Tecnológico (ENCONTEC), que está em sua sétima edição. O evento é organizado por professores dos cursos Técnico em Agropecuária, Engenharia Agronômica, Tecnólogo em Cafeicultura, em parceria com a empresa júnior Agrifort Jr. e o Grupo de Estudos em Agropecuária (GEAgro), do IFSULDEMINAS-Campus Muzambinho. Com uma programação intensa, o ENCONTEC traz este ano atividades para toda a família.

 

Depois do sucesso em 2017, quando o encontro reuniu 530 participantes, o evento deste ano tem o objetivo de integrar profissionais, estudantes, professores e produtores locais da região Sul de Minas Gerais, promovendo à extensão rural pela divulgação de projetos e os resultados de pesquisas obtidos no Campus Muzambinho. Além de transformar Muzambinho em um ambiente para empreendedorismo

 

O Encontec 2018 será composto por Feira Tecnológica, que acontecerá no pátio em frente ao prédio da administração do campus, dia de campo e minicursos. A feira tecnológica reunirá todos os cursos do IFSULDEMINAS em Muzambinho com dinâmicas para os participantes e expositores, exposição das empresas parceiras; informações sobre segurança do trabalho e segurança rural; aferição de pressão arterial, glicemia e noções de primeiros socorros no stand do curso Técnico em Enfermagem. Degustação de café com o curso de Cafeicultura. Exposição de coelhos e cabras pelo curso Técnico em Agropecuária e anatomia animal com o curso de Medicina Veterinária. O curso de

Meio ambiente trará noções de educação ambiental e o de Computação apresentará softwares. A empresa Agrifort Jr. apresentará aplicativo para o combate a Broca do Café, praga que vem preocupando cafeicultores desde a safra passada, além de amostragem de solo. O GEAagro fará doação de livros e distribuição de sementes de Crotalaria espectabilis, planta que ajuda no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chinkungunya e vírus zika.

 

Paralelo à feira tecnológica acontece o Dia de Campo em seis áreas: Milho e soja; Adubos verdes; Manejo de orquídeas; Manejo nutricional do cafeeiro; Irrigação de cafeeiro; e Manejo de doenças em cafeeiro.

 

A programação do evento ainda traz minicursos de quinze minutos de duração sobre Manutenção de jardins; Tratos especiais no cultivo de orquídeas; Prevenção de acidentes; Otimização da silagem; Compostagem de resíduos; e Qualidade do café. Os minicursos acontecem na carreta E-Tec.

 

ENCONTEC

O ENCONTEC é um evento originado do “Dia do Milho” da antiga Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho. Em 2011, passou a ser denominado Encontro tecnológico, ampliando sua atuação com a apresentação de diversos trabalhos experimentais da área de Ciências Agrárias executados no Campus.

 

Atualmente é um Dia de Campo que integra profissionais, estudantes, professores e produtores locais atuantes nessa área, divulgando os projetos e resultados de pesquisa obtidos no Campus Muzambinho visando à extensão agrícola na região.

 

Programação (07/04):

·         07h30-Recepção e inscrições:

·         07h30-Café da manhã;

·         08h-Abertura Oficial pelo Diretor-Geral do Campus;

·         08h30- Dia de Campo;

·         08h30 às 15h30-Feira tecnológica no pátio em frente ao Prédio da Administração

·         15h30-Encerramento: sorteio de brindes e balanço do evento.

 

ASCOM / TEXTO: Carol Negrão

ARTE: Maurício Lavarda Nascimento