IPI de São Bartolomeu comemorou 40 anos de reorganização

Publicado em 04/03/2018 - especial - Da Redação

IPI de São Bartolomeu comemorou 40 anos de reorganização

A Igreja Presbiteriana Independente de São Bartolomeu em Cabo Verde, no sábado (25), comemorou quarenta anos de reorganização, com um culto de louvor, adoração e gratidão a Deus, com a participação da comunidade, das crianças, adolescentes, do grupo Coral e Louvor. A proclamação da Palavra ficou por conta do Rev. Ablandino de Souza (IPI de Botelhos).  

O texto de Atos dos Apóstolos capítulo 2. 42-47, foi usado para a pregação trazendo os “Princípios para o viver da igreja nos dias de hoje”; A perseverança na Palavra, a comunhão, a oração, o coração generoso e o louvor a Deus.

Foi um momento marcante em nossa comunidade, onde relembramos momentos importantes vividos, através de histórias contadas, das conversas, de fotos dos tempos antigos e atuais. Muitos que estavam conosco já não se encontram mais, cabendo a nós, dar continuidade aquilo que nossos antepassados deram o início. 

O trabalho da Igreja independente em Cabo Verde, iniciou no ano de 1903 no bairro  São Bartolomeu, sob o pastoreio de Rev. Caetano Nogueira Júnior. Nos anos de 1938 e 1940, o trabalho da Igreja Independente cessou, dando o início “À Igreja Conservadora”. Somente no dia 1 de Setembro de 1957, com a escola dominical na casa do Sr. Honório Dias de Souza, a Igreja Independente começou a ressurgir. 

Na época, Rev. Luthero Cintra Damião, estava pastoreando um pequeno grupo de 14 adultos e 9 crianças, presentes na escola dominical. Com a graça de Deus, o trabalho cresceu e entre 1959 e 1960, tornou-se necessário a construção de um salão, medindo cerca de 5 X 8mts para a realização dos cultos.

Com o passar do tempo, como acontece em todo lugar, muitos mudaram, abrindo-se uma lacuna na comunidade mas, em contra partida, muitos chegaram com suas famílias, como o Presb. Nicanor Lange em 1974 e do Presb. Anargino Assis Dias. Com o desenvolvimento do trabalho, o pequeno salão não comportava mais os membros, e no dia 26 de fevereiro de 1978, a Congregação do bairro São Bartolomeu foi reorganizada, sendo administrada pela IPI de Muzambinho e pastoreada pelo Rev. Clóvis Luciano Ribeiro. 

Já se foram 40 anos desde a reorganização e os desafios continuam os mesmos. Pedimos a Deus que Ele nos ajude a trilhar os caminhos de nossos antepassados, os caminho do Nosso Senhor Jesus.

Neste momento, trago a memória, as palavras do Apóstolo a Paulo a seu discípulo Timóteo, que nos serve como fonte de inspiração para os desafios dos dias atuais: “prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina”. Que Deus nos abençoe!

Pr. Leandro Batista Da Silva (Pastor Da IPI São Bartolomeu)