Frente de Apoio ao Menor, um orgulho de Muzambinho

Publicado em 06/10/2018 - especial - Da Redação

Frente de Apoio ao Menor, um orgulho de Muzambinho

No mês de agosto de 2018, a Frente de Apoio ao Menor - FAM, completou 28 anos de atividades em Muzambinho. O presidente Rodrigo Machado falou à nossa reportagem nesta semana sobre o funcionamento, abrangência e apoio recebido pela importante entidade assistencial.

Atualmente, a FAM atende aproximadamente 100 crianças em dois períodos (manhã e tarde), com idade entre 7 e 12 anos, oriundas de famílias de baixa renda. A criança deve estar matriculada e regularmente frequentando uma escola. A entidade auxilia as famílias, não deixando as crianças ociosas em casa. Portanto, além do reforço escolar, também desenvolve atividades artísticas e físicas, aulas de informática com apoio do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho, aulas de teatro e futebol com o apoio do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social. A entidade disponibiliza almoço para todas as crianças atendidas, sendo que no período da tarde também é serviço um café/lanche.

Para a sua manutenção, a entidade conta com o apoio de uma rede de colaboradores, são aproximadamente 2.300 pessoas que ajudam a FAM mensalmente. A prefeitura disponibiliza uma verba mensal para o custeio dos professores. Atualmente, a entidade conta com doze funcionários, entre professores e assistentes, trabalhando no período integral (das 7 às 17 horas). O presidente também valorizou a constante ajuda da Loja Maçônica Justiça e Caridade e Loja Maçônica Odilon Piconez. Por fim, muitas famílias também atuam de forma voluntária nas atividades desenvolvidas e manutenção. 

Rodrigo Machado revelou que houve um significativo aumento no número de crianças atendidas pela FAM nos últimos anos. Há praticamente seis anos, eram cerca de 30 crianças assistidas, sendo que atualmente chega ou supera 100 crianças. A diretoria tenta melhorar e ampliar a qualidade do serviço. Isto somente é possível com a ajuda da prefeitura e da própria população de Muzambinho.

DIRETORIA ATUANTE

O Presidente Rodrigo Machado destacou outros membros da diretoria, sendo: Vice-presidente Renê Dini, Tesoureiro: João Paulo Dini, Secretário José Marcos Mendonça, Conselho Fiscal Raquel Souza e Luciane Dini. Ele relata que foram delegadas funções, com a diretoria sendo bastante participativa.