Academia Muzambinhense de Letras entregou importante comenda a personalidades

Publicado em 10/12/2017 - especial - Da Redação

Academia Muzambinhense de Letras entregou importante comenda a personalidades

No dia 30/11, a Academia Muzambinhense de Letras promoveu sessão solene para a entrega da “Comenda Uriel Tavares”. O evento que aconteceu na Casa da Cultura de Muzambinho, com a presença de lideranças e convidados.
A entrega da Ordem do Mérito Cultural da AML – Comenda Uriel Tavares, acontece anualmente em 30 de novembro, data de aniversário de Muzambinho. A Comenda Uriel Tavares foi criada através da Resolução nº 1, de 2 de setembro de 2013, sendo um dos reconhecimentos ao mérito cultural destinado a personalidades que promovem ou promoveram a literatura, a ciência e as artes de Muzambinho ou de fora, nas seguintes modalidades: pessoas físicas, agentes culturais, agentes do Estado, literatos, cientistas e artistas muzambinhenses. A seleção dos candidatos é feita por um Conselho Curador.
Uriel Tavares era autodidata e desde sua passagem pelo Lyceu Municipal e leitura de livros emprestados, desenvolveu estilo poético e manteve a chama acesa da literatura poética.

HOMENAGEADOS - Neste ano, foram homenageadas as seguintes personalidades:

- ANA MARIA ALVES DIAS - natural de Juruaia, acadêmica da AML, formada em pedagogia, orientação educacional e supervisão escolar pela então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guaxupé. Foi professora e orientadora na E.E. Eduardo Senedese de Juruaia e educadora na E.E. Cesário Coimbra em Muzambinho. Escritora, optou pela literatura infanto-juvenil.

- MARCO ANTÔNIO VILAS BOAS - natural de Muzambinho, advogado e membro da Academia Muzambinhense de Letras. Trabalhou numa fábrica de brinquedos, Furnas, como professor de matemática e desenho, Banco do Brasil, foi vereador (1977/1988) e Juiz de Direito em diversas Comarcas como Botelhos, Campestre, Cabo Verde e Poços de Caldas. Autor de diversos livros na área jurídica.

- MARCO REGIS DE ALMEIDA LIMA - natural de Guaxupé, estudou no então Colégio Estadual de Muzambinho, médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalhou nas Santas Casas de Muzambinho e Monte Belo, além de outras entidades. Prefeito de Muzambinho por dois mandatos (1989/92 e 2005/08) e deputado estadual também por dois mandatos (1995/98 e 1999/2003).

- VAGNER DONIZETTI ALVES - natural de Muzambinho, estudou na antiga Escola Agrotécnica Federal e atuou como professor na E.E. Prof. Salatiel de Almeida de Muzambinho. Fundador e diretor do jornal A Folha Regional há mais de 27 anos. Homenageado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em 2010. O jornal é uma verdadeira tribuna impressa abrindo voz para a comunidade em seus diversos segmentos.

- VITOR HUGO NASCIMENTO - natural de Bom Sucesso, aportou em Muzambinho no ano de 1961, na então Escola Agrotécnica Federal. Trabalhou como professor e também atuou no Ministério da Agricultura em Lavras e região e no Instituto Brasileiro do Café. Estudou na Faculdade de Educação Física de Muzambinho. Com a extinção do IBC, foi remanejado para o Colégio Agrícola.

(NOTA - A Academia recebeu ofícios de parabenização do deputado federal Renato Andrade e deputado estadual Cássio Soares)