A Comarca de Guaxupé e suas origens

Publicado em 08/04/2018 e atualizado em 06/04/2018 - especial - Da Redação

A Comarca de Guaxupé e suas origens

Com a presença do presidente da C AA Vanguarda, Caixa de Assistência dos Advogados Vanguarda, Sérgio Murilo Dinis Braga, a 57ª Subseção local da OAB, Ordem dos Advogados do Brasil, realizou uma solenidade para o lançamento da pedra fundamental da construção da sede própria da instituição e o lançamento do livro “A Comarca de Guaxupé e suas Origens”, livro escrito por Wilson Ferraz.

A solenidade aconteceu no último dia 28, a partir das 18h, no Fórum local, e teve como mestre de cerimônia o delegado da Caixa de Assistência dos Advogados, Rogério José Alves.

Pedra fundamental

Com recursos da CAA Vanguarda, a subseção local da OAB adquiriu um terreno de 200 metros quadrados, localizado aos fundos do estacionamento do Fórum, adquirido do empresário Antônio Carlos Ferreira, o Toninho do Posto São Paulo Minas.

Durante a solenidade foi descerrada a placa alusiva à pedra fundamental. Naquela ocasião Sérgio Murilo mencionou que a intenção é a de as obras tenham início ainda no primeiro semestre deste ano e que os recursos para a construção já foram liberados pela Caixa de Assistência. Ele também sugeriu que os serviços sejam realizados por uma construtora local.

Segundo o presidente da Subseção local, Marco Antônio Alves, um projeto já foi elaborado e deverá ser encaminhado para aprovação do Departamento Municipal de Obras.

O projeto prevê um prédio de dois andares, sendo que no segundo pavimento deverá abrigar um amplo salão para eventos e festividades.

Solenidade

Depois de descerrada a placa, aconteceu uma solenidade no salão do Tribunal do Júri presidida pelo presidente Marco Antônio, por Sérgio Murilo e pela juíza da Vara Criminal local, Cristiane Vieira Tavares Zampar.

Também estiveram presentes: o juiz da 1ª Vara Cível, Milton Furquim; a coordenadora do curso de Direito do Unifeg, Ana Cristina Mascarenhas; os vereadores, Francis Osmar, João Fernando de Souza e Jorge Batista Bento.

Naquela ocasião os membros da diretoria da subseção local homenagearam Marco Antônio e Sérgio Murilo, com placas de agradecimento.

Em seu pronunciamento, Marco Antônio falou da importância da construção de uma sede própria oferecendo mais conforto aos filiados, com um consequente melhoramento ao atendimento do público que necessita de assistência judiciária gratuita.

Ele também falou da importância do lançamento do livro “A Comarca de Guaxupé e suas Origens”, escrito por Wilson Ferraz, que retrata as divisões das antigas comarcas a que Guaxupé ficou submissa no passado.

Sérgio Murilo também falou da importância do trabalho minucioso e detalhista de Wilson e que exemplares do livro já foram incorporados ao acervo da Memória do Judiciário Mineiro.

Autógrafos

Finda a solenidade, no saguão, Wilson Ferraz autografou os exemplares do livro, onde também recebeu os cumprimentos.

Coquetel

Encerrando as festividades, no saguão, foi servido um coquetel para o público, proporcionando muita descontração e interação do público com o autor do livro.