Projeto Horta Pedagógica Cores, Aromas e Sabores

Publicado em 11/11/2018 - educacao - Da Redação

Projeto Horta Pedagógica Cores, Aromas e Sabores

O projeto conta com a iniciativa da Nutricionista Silviane Maria de Azevedo Flório, responsável pela alimentação escolar do município, tendo total apoio da Coordenadora Maria Cristiane  e todas as funcionárias do Centro Educacional e também de alguns funcionários do Departamento de Obras da Prefeitura de Juruaia.

O Projeto Horta Pedagógica Cores, Aromas e Sabores surgiu pela necessidade de estimular nas crianças a formação de hábitos de consumo de hortaliças e temperos naturais, tendo em vista que na verdade a cultura de uma boa alimentação é a base de verduras e hortaliças que pouco estão presentes na infância.

Para a efetivação desse projeto, a escola conta com quatro canteiros feitos de garrafas pet, estimulando as formas geométricas (retângulo, quadrado e circulo) e também as cores. Ao mesmo tempo, os executores desse trabalho promoveram os ensinamentos às crianças de como cuidar da natureza, firmando na mente pequenos conceitos de sustentabilidade.

Enfim, cumprindo a sua função social, a creche pode contribuir com ações, gerando possibilidades de trazer para dentro da entidade e dos debates com a comunidade a complexidade e os desafios relacionados à cultura de hábitos alimentares saudáveis, colocando em prática a relação sustentável com o ambiente através da implantação da horta à medida que irá utilizando de uma prática pedagógica promotora de múltiplas aprendizagens.