Já é possível pedir a isenção da taxa do Enem 2018; saiba como

Publicado em 02/04/2018 - educacao - Da Redação

Já é possível pedir a isenção da taxa do Enem 2018; saiba como

Isenção na inscrição do Enem pode ser solicitada até 11/4 

O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2018 começou nesta segunda-feira, 2, e vai até o próximo dia 11 de abril. Pela primeira vez, o pedido de isenção da taxa de inscrição será feito antes do período de inscrição. 

Todos os interessados, isentos ou não, deverão se inscrever para o exame entre 7 e 18 de maio, com pagamento da taxa até 23 de maio. A aprovação do pedido de isenção não significa que a inscrição está realizada automaticamente. Portanto, para quem se enquadra nos critérios de isenção, serão necessárias essas duas etapas. 

Quem teve direito à gratuidade no Enem 2017, faltou aos dois dias de aplicação no ano passado e pretende requerer novamente a isenção no Enem 2018 deverá justificar a ausência no mesmo período e no mesmo sistema da isenção. A relação de documentos aceitos para cada motivo de ausência está listada no edital, no site Enem 2018 e no Portal do Inep. 

O resultado da solicitação de isenção será divulgado na Página do Participante em 23 de abril. O período de apresentação de recursos será entre 23 e 29 de abril, quando o interessado terá a oportunidade de apresentar novos documentos. Se o recurso for negado, o candidato ao Enem 2018 ainda terá a opção de se inscrever, em maio, e pagar a taxa de R$ 82.


Quem tem direito à isenção 

- Quem está cursando a última série do ensino médio neste ano em escola da rede pública 

- Quem cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio 

- Quem declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) 

- Quem fez o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do ano passado, que tenham atingido a nota mínima do exame 

Como pedir a isenção 

Para pedir a isenção, o candidato deve acessar a página do Participante do Enem e inserir seu CPF e data de nascimento. Em seguida, aparecerá uma explicação sobre as situações que garantem a isenção, para o candidato verificar se ele se enquadra em alguma delas.

 Clique aqui para acessar a página do Enem 2018:

 https://enem.inep.gov.br/participante/

 Departamento de Relações com a Imprensa Regional / Secretaria de Imprensa / Secretaria Especial de Comunicação Social / Secretaria-Geral / Presidência da República