Grupo de estudos de Bem Estar Be Pet promove evento sobre proteção animal no IFSULDEMINAS-Campus Muzambinho

Publicado em 12/04/2018 - educacao - Da Redação

Grupo de estudos de Bem Estar Be Pet promove evento sobre proteção animal no IFSULDEMINAS-Campus Muzambinho

O bem-estar e proteção de animais de companhias como cães e gatos será o tema do evento “Desafios da sociedade moderna: a proteção animal em foco”, promovido pelo Grupo de Bem Estar de Pets (Be-Pet), equipe de estudos que envolve discentes e docentes de cursos ligados à área de ciências biológicas /comportamento animal do IFSULDEMINAS-Campus Muzambinho. O evento acontece no próximo dia 16 de maio no auditório do Hospital Veterinário do campus.

O ciclo de palestras será voltado a pessoas que se interessam ou que trabalham e prestam serviços relacionados à proteção aos animais de companhia, especialmente os cães e gatos. Serão tratados assuntos que abordam os maus tratos contra animais de companhia, que sejam vítimas de abandono, de agressões, mantidos em locais inapropriados, como casas ou canis superlotados, além da questão das pessoas que sofrem da patologia por acumulação compulsiva de animais. O evento terá limite de cem vagas para a participação e a inscrição pode ser feitas pelo site www.muz.ifsuldeminas.edu.br. A taxa de inscrição será no valor de R$10, que será revertida para ações do grupo que visem o bem-estar animal, tais como projetos de extensão.

Palestrantes 

As palestras do evento serão ministradas por especialista nas áreas do direito, veterinária e terapia ocupacional. A primeira delas será com a advogada e Presidente da Associação Anjos de Patas de Alfenas (MG), Renata Santinelli, que falará sobre “A teoria do link e suas implicações na proteção animal moderna”. Renata também é mestre em bioética, membro do Movimento Mineiro pelos Direitos dos Animais (MMDA). RP do projeto Veterinários na Estrada. Membro das CEUAs IFSULDEMINAS, Unifal, Biotran e Total Alimentos. A advogada é ativista animalista propondo políticas públicas para animais por todo o estado de MG.

A palestrante Gisele Reis Diniz ministrará palestra sobre o tema “Acumuladores compulsivos e os desafios na prática dos profissionais da área”. Gisele tem formação em terapia ocupacional pela UFMG, especialista em Dependência Química pela UF de São João Del Rei, Experiência em Saúde Pública.

Já palestra de encerramento será com professora Diana Cuglovici Abrão, que explanará sobre  “Prejuízos no bem-estar de cães e gatos mantidos por acumuladores”. A professora do IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho é graduada em medicina veterinária pela PUC, Mestre em Parasitologia pela UFMG, Pós-graduada em Treinamento de Cães Guia pelo IFC, Doutoranda em Ciência Animal na área de reabilitação de cães vítimas de maus tratos e líder fundadora do Grupo de Estudos BE-Pet, do Campus Muzambinho.


Grupo Be-Pet

O grupo Be-Pet, do IFSULDEMINAS-Campus Muzambinho é um grupo de estudos multidisciplinar integrado por alunos, técnicos e professores de diversas áreas do Campus Muzambinho. Tem como objetivo principal estudar a etologia e o bem-estar dos pequenos animais de companhia (Pets) por meio de encontros quinzenais para leitura e discussão de artigos científicos na área, além de realizar projetos de extensão relacionados ao bem-estar animal. 


Programação do Evento

18h30 às 19h00 – credenciamento

19h às 20h – “A teoria do link e suas implicações na proteção animal moderna”. Com a Profª. Mª Renata Santinelli.

20h às 20h30 – “Acumuladores compulsivos e os desafios na prática dos profissionais da área”. Ministrada pela Terapeuta Ocupacional Esp. Gisele Reis Diniz.

20h30 às 21h - "Prejuízos no bem-estar de cães e gatos mantidos por acumuladores". Profª. Mª Diana Cuglovici Abrão.

21h às 21h30 – Debate

21h30 às 22h- coffee break e encerramento.


Serviço

Desafios da sociedade moderna: a proteção animal em foco

Data: 16 de maio de 2018 

Horário: das 19h às 22h

Local: auditório do Hospital Veterinário do IFSULDEMINAS, Campus Muzambinho

Valor: R$10,00 (pagos no evento)

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd70pSEXT89GRKwh3f1lXDW0fVUdt66lhfByIHLolIB0CRiJw/viewform


TEXTO: Carol Negrão

ARTE: Maurício Lavarda do Nascimento