Campanha Setembro Amarelo envolve Câmara e Escola em Muzambinho

Publicado em 22/09/2018 - educacao - Da Redação

Campanha Setembro Amarelo envolve Câmara e Escola em Muzambinho

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, realiza a Campanha Setembro Amarelo, em prol da prevenção do suicídio.

A cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio no mundo. Em relação às tentativas é ainda mais assustador: a cada três segundos.

Todos os anos, são registrados cerca de 12 mil suicídios no Brasil e um milhão em todo o mundo. Quase 100% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais, em sua maioria não diagnosticados, tratados de forma inadequada ou não tratados de maneira alguma. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

O Coordenador Nacional da Campanha Setembro Amarelo, Dr. Antônio Geraldo da Silva, fala sobre a importância da prevenção: “Precisamos ajudar a população com prevenção, informar que tratar todas as doenças mentais, principalmente as que possuem aumento no risco de suicídio. O suicídio é uma emergência médica e por isso, é fundamental o papel de todos nós nessa campanha, com ações efetivas de orientação sobre o risco e também na emergência do suicídio”.

Palestras e atividades

O evento aconteceu entre os dias 18 e 21 de setembro, numa parceria entre o Poder Legislativo e a Escola Estadual Cesário Coimbra, com encerramento no sábado (22) através de uma programação especial na quadra da escola. A servidora da Câmara, Bruna Dias, acompanhada pela diretora Heloísa Magalhães (Cesário Coimbra), prestaram esclarecimentos a respeito.

A assessora de comunicação Bruna Dias explicou que o Setembro Amarelo é uma ação que teve início nos Estados Unidos em 1994 quando um jovem de 17 anos tirou sua própria vida dentro de um Mustang amarelo. Além disso, a cor citada remete à “atenção”. Já o dia 10 de Setembro é considerado o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio. 

Heloísa Magalhães revelou problema com alunos na escola se “cortando”, alguns passando por psicólogo e psiquiatra. Quando o problema é identificado, a família é imediatamente comunicada e buscado o apoio necessário.

Num contato entre a Câmara e a escola, surgiu a oportunidade de promover as palestras e atividades durante a semana. A programação aconteceu no período da manhã na Câmara, envolvendo diversas escolas do município e séries de ensino. Depois deste trabalho de informação, a intenção é dar continuidade através de reuniões periódicas. As palestras também acontecem na Escola Cesário Coimbra, sendo que no sábado serão ministradas palestras com temas diversos (pais, bulling, autoconfiança e empatia, excessos e limites, automutilação) envolvendo os jovens. Também serão expostos vários trabalhos, culminando com uma atividade física.

“Setembro Amarelo”  movimenta Câmara de Muzambinho - A Câmara Municipal de Muzambinho, em parceria com a E.E. Cesário Coimbra, realizou entre os dias 18 a 21 de setembro, no plenário do Legislativo, abordando o tema “Setembro Amarelo - Mês de prevenção ao Suícidio”.  Várias palestras aconteceram com os profissionais: Mayara Almeida (Nutricionista), Dr. Thiago Anderson (Psiquiatra), Bruna Dias e Leonardo Reis (Assessores do Legislativo) e Elias Ferreira (Missionário da IPI de Muzambinho). O encerramento acontecerá neste sábado (22) com uma programação especial na quadra da E.E. Cesário Coimbra, no período da manhã. O objetivo da campanha foi de conscientização para abordar sem medo este tema.