Aulas da rede municipal começam na próxima segunda-feira (05) em Poços

Publicado em 02/02/2018 - educacao - Da Redação

Aulas da rede municipal começam na próxima segunda-feira (05) em Poços

As aulas da rede municipal de ensino terão início na próxima segunda-feira, dia 5 de fevereiro. Ao todo, aproximadamente 20 mil alunos retornam às atividades regulares, em 69 unidades de educação, sendo 25 escolas e 44 centros de educação infantil, além das conveniadas.

A Secretaria Municipal de Educação se preparou para o início do ano letivo, com a realização de reuniões de prestação de contas e planejamento. Cerca de 3 mil profissionais retornaram do recesso no dia 1º de fevereiro e participaram de uma série de encontros preparatórios.

Por lei, são 200 dias letivos. Na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, serão 106 dias no primeiro semestre e 94 no segundo. O recesso do mês de julho ocorrerá de 16 a 30, com retorno no dia 31 de julho, terça-feira. O encerramento do ano letivo está previsto para 18 de dezembro.

Os kits escolares podem ser retirados nas papelarias credenciadas. Algumas escolas já distribuíram o Vale Educação, mas algumas optaram por fazer a distribuição agora no início do ano letivo. Para 2018, foi feita uma revisão nos itens que compõem o kit. Alguns materiais didáticos foram substituídos por produtos mais adequados às faixas etárias, de acordo com as demandas apontadas pelos próprios profissionais que trabalham diretamente em sala de aula.

Trânsito e transporte escolar
O Departamento Municipal de Trânsito está refazendo toda a sinalização horizontal nas áreas próximas a escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) de Poços de Caldas. A programação teve início no final de 2017, de forma a atender as 69 unidades educacionais do município.

Além disso, o Demutran realiza a operação “Volta às Aulas”, nos horários de entrada e saída, em diversas escolas. O objetivo é informar e orientar os estudantes, pais e os motoristas que trabalham com o transporte escolar sobre a importância de se respeitar a sinalização, de realizar a travessia na faixa de pedestre e também sobre os locais ideais para embarque/desembarque de alunos.

Visando garantir a segurança dos estudantes que optam pelo transporte escolar em vans, também tem início na próxima segunda-feira (5), uma operação de fiscalização para verificar a situação dos veículos. As ações têm o intuito de coibir a clandestinidade e a irregularidade na prestação do serviço. Os pais devem contratar somente prestadores de serviço em situação regular junto à Prefeitura. A lista com as vans regularizadas está disponível na internet, no www.pocosdecaldas.mg.gov.br (ou neste link https://goo.gl/TK3sDT) e é atualizada constantemente.

ascom