Curtas & Secas do Editor - Edição 1015

Publicado em 03/12/2010 - editorial -

CAFÉ E OS BILHÕES...
As exportações brasileiras de café serão recordes neste ano. No ritmo em que as vendas externas seguem, o país deverá somar 32,5 milhões de sacas comercializadas no exterior, com valor superior a 5,5 bilhões de dólares. No ano passado, as exportações somaram 30,3 milhões de sacas, no valor de 4,3 bilhões de dólares.
ESCÂNDALO FINANCEIRO...
Um novo escândalo esta movimentando as principais bancas de advocacia do país. Isto porque, depois de fazer acordo, o Israeli Discount Bank, um dos principais bancos de Israel, quebrou o sigilo de contas bancárias de sua agência em Nova York para os quais doleiros brasileiros haviam enviado centenas de milhões de dólares. E identificou os verdadeiros donos dos recursos: 114 brasileiros, que agora estão prestando depoimento na Polícia Federal para explicar a origem do dinheiro. Esses brasileiros são de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. Apenas 08, segundo dados do Banco Central, declararam ter recursos no exterior e não estão sujeiros a processos por sonegação e evasão de divisas. Já os demais vão ter que se explicar, já que suas contas eram identificadas com nomes como: “Canjica”, “Queijadinha”, “Timbalada”, “Gastrite”, “Ervilha”, “Fabuloso” e “Divirta-se”.

NATAL EM JURUAIA...
Teve início no último dia 20, o Natal de Juruaia, campanha promovida pela Associação Comercial e Industrial de Juruaia, ACIJU, e prefeitura. Todos aqueles que fizerem suas compras na capital mineira de lingerie, concorrem a uma moto Yamaha YBR. Entretanto, é preciso ficar atento. As lojas credenciadas à promoção estarão devidamente identificadas.
O período promocional se encerra no dia 24 de dezembro, véspera de Natal. O sorteio será realizado no dia 27 do mesmo mês, dia do aniversário da cidade, e contará com um show da dupla sertaneja Guilherme e Santiago. A apresentação será na Praça Prefeito Benjamin Antônio, no centro de Juruaia. A entrada é franca.

ACADEMIA MUZAMBINHENSE DE LETRAS...
A Academia Muzambinhense de Letras inaugurará neste sábado, 27, às 20:00 horas, na Casa da Cultura Dr. Lycurgo Leite Filho, o que os seus membros denominam de Salão de Reuniões da Academia. No Salão será inaugurada uma foto da patronesse, poetista muzambinhense Jacira Cesarino Ribeiro Pizani. Ao mesmo tempo instalará a Academia Muzambinhense Mirim de Letras, quando 13 dos seus imortais apadrinharão jovens que apresentaram trabalhos literários de ingresso na academia mirim. Serão 13 novos integrantes nesta categoria. Cada um receberá um lindo certificado da Academia. Eles ocuparão as cadeiras dos seus padrinhos. O evento será bem concorrido, entre familiares, autoridades políticas, autoridades educacionais, artistas, imprensa e convidados em geral. A Academia Muzambinhense de Letras será a primeira instituição literária no Sul de Minas Gerais e reconhecer os jovens como talento literário e incluí-los em sua agenda de trabalho.

SONHOS DE ANINHA...
Este é novo livro da acadêmica Zilda Rios, que será lançado também no sábado, às 19 horas, na Casa da Cultura, em Muzambinho. É mais uma obra na área de culinária que Zilda irá autografar na noite especial.