COLUNA MG (28 de Fevereiro)

Publicado em 28/02/2018 - coluna-minas-gerais - Da Redação

COLUNA MG (28 de Fevereiro)

Distrito Industrial recebe seis novas empresas

            Mais de 15 milhões de investimentos nos próximos dois anos, abertura de novos postos de trabalho e a possibilidade de atrair outras empresas para o município. A Prefeitura de Araxá promoveu na última semana a concessão de terrenos no Distrito Industrial (DI) para a instalação de seis novos empreendimentos. O prefeito Aracely de Paula e os representantes de cada empresa realizaram a assinatura dos contratos que fomentará a economia da cidade nos próximos meses. O processo licitatório para as empresas se instalarem no Distrito Industrial faz parte de projeto de lei que instituiu o Programa de Incentivo à Instalação e Expansão de Empresas. (Diário de Araxá) 

Dívida de Uberaba somava R$ 21 mi

            Secretaria Municipal de Finanças de Uberaba realizou ontem prestação de contas na Câmara Municipal. Pelo relatório apresentado aos vereadores, aproximadamente R$ 21 milhões em dívidas de curto prazo passaram de 2017 para ser pagas em 2018. O valor corresponde aos restos a pagar processados, que representam as despesas liquidadas até 31 de dezembro. Neste caso, já houve o fornecimento do material à Prefeitura ou execução da obra e resta apenas a liberação do pagamento. No início deste ano, o secretário municipal de Finanças, Wellington Fontes, já manifestou que a meta é zerar as pendências dos exercícios anteriores até o fim de 2018, mas posicionou que a situação dependerá do comportamento da arrecadação e dos repasses estaduais e federais. (Jornal da Manhã - Uberaba) 

UFJF lança edital da construção do Hospital

            A UFJF quer a retomada das obras de ampliação do novo Hospital Universitário (HU). O empreendimento foi interrompido em julho de 2015, quando a Tratenge Engenharia suspendeu o contrato por falta de pagamento nos prazos e nas condições pactuadas. Em maio de 2017, Relatório Técnico da UFJF indicou a impossibilidade de manter o contrato com a empresa, cujos termos aditivos impactavam o valor da obra em mais de 25% do valor inicial, o que é proibido por lei. Agora, passados 32 meses da paralisação dos trabalhos, o objetivo é que sejam concluídos. Pelo menos essa é a intenção do reitor Marcus David que anunciou, em coletiva realizada na tarde desta terça-feira, a possibilidade de lançamento de novo edital licitatório ainda em junho de 2018. (Tribuna de Minas - Juiz de Fora) 

Ipatinga ganha unidade do Centro Judiciário

            O salão do júri do Fórum da Comarca de Ipatinga sediou, nessa semana, a solenidade de instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). O organismo é um instrumento alternativo para abreviar respostas a contendas de diversos gêneros tanto na fase pré-processual quanto após o ajuizamento de processos. Em Ipatinga a intenção é que sejam promovidos, semanalmente, atendimentos itinerantes. Caso seja selada a parceria entre o judiciário e o Executivo municipal, os primeiros expedientes serão prestados nas regiões dos bairros Bom Jardim e Bethânia. (Diário do Aço - Ipatinga) 

Equipe conquista 4 medalhas no Jiu-Jitsu

            No último sábado, 24, a equipe GFTeam Leopoldina liderada pelos professores Shonny Carvalho e Ulisses Silva foi ao Rio de Janeiro para a disputa do Campeonato Sulamericano de Jiu-jitsu, patrocinado pela Confederação Brasileira de Jiu-jitsu Olimpico. O evento aconteceu na Vila Militar em Deodoro-RJ, e a equipe de 04 atletas da GFTeam Leopoldina trouxe 04 medalhas para nossa cidade( Shonny Carvalho - vice-campeão na categoria master 1 faixa preta leve, Junior Cruz - terceiro colocado na categoria adulto faixa marrom leve, Rodrigo Digão - campeão na categoria adulto azul super-pesado e Victor Guilherme - campeão na categoria adulto azul pesado). (Leopoldinense) 

Autorizado conjunto da Cohab em Muriaé

            Um projeto desenvolvido em parceria da Cohab com a Prefeitura de Muriaé construirá 48 apartamentos para servidores municipais, bombeiros e policiais, realizando sonho da casa própria para dezenas de famílias em Muriaé. O residencial terá estacionamento próprio, área de lazer com quadra poliesportiva e será construído no loteamento Vila Real, próximo ao bairro São Francisco e a poucos minutos do Centro. Serão quatro prédios, cada um contendo 12 apartamentos - que, por sua vez, terão sala, cozinha, banheiro e dois quartos. No ato de assinatura do contrato esteve presente o o presidente da Cohab-MG, Alessandro Marques, que anunciou as datas para inscrições no programa habitacional e para início das obras. (Gazeta de Muriaé)

 Alzheimer debatido no Lar dos Velhinhos

            Com o aumento da longevidade da população, uma das consequências é o aumento da incidência de determinadas doenças, que afetam especialmente os idosos. Estima-se que no Brasil, pelo menos um milhão de pessoas enfrentam algum tipo de demência e entre as mais comuns está o Mal de Alzheimer, que afeta a memória, impede a realização de tarefas antes simples e exige muita compreensão de quem convive com a doença. Pensando em todos estes aspectos, uma palestra sobre o tema foi realizada no Lar dos Velhinhos, na tarde do último sábado, 24. (A Folha Regional - Muzambinho) 

Projeto está perto de conseguir cadeira de rodas

            O projeto Lacre do Bem, que troca lacres de latinhas de alumínio por cadeiras de roda, está perto de conseguir a sexta cadeira de rodas através da campanha realizada pelo Sindicato dos Contabilistas de Varginha - Sindcont-VGA. Há pouco mais de um ano o Sindcont-VGA tornou-se o representante oficial do Lacre do Bem em Varginha e recolhe os lacres de latinhas que são encaminhados para a sede do projeto, em Belo Horizonte. Depois o Sindicato recebe as cadeiras de rodas e repassa para pessoas carentes com mobilidade reduzida. Para conseguir uma cadeira é preciso juntar 140 garrafas plásticas de dois litros cheias de lacres. (Gazeta de Varginha).

ascom