COLUNA MG (26 de Setembro)

Publicado em 26/09/2017 - coluna-minas-gerais - Da Redação

COLUNA MG (26 de Setembro)

Vice-prefeito inspeciona nascentes

            Acompanhado por representantes de entidades de proteção ao meio ambiente, o vice-prefeito de Divinópolis, Rinaldo Valério (PV), visitou durante a manhã do último sábado, 23, algumas nascentes de água no bairro São Judas que sofrem com a degradação causada por lixo e queimadas. Os cursos d"água fazem parte de um dos maiores afluentes do rio Itapecerica, que compõe o complexo de mananciais hídricos que alimentam e formam o córrego Catalão.  A ação foi solicitada e organizada pela Associação Nascentes Bela Vista (ANBV) com apoio do Grupo Ecológico Nova Era (Gene). As nascentes ficam em uma região considerada como estratégica, rara e de configuração hidrogeológica única, associadas à cobertura vegetal e a formações rochosas que garantem água limpa mesmo nos tempos atuais. (Portal Agora - Divinópolis)

 

Conferência debate demandas em JF

            Os cortes feitos pelo governo federal vão continuar impactando a assistência social e prejudicando a população mais pobre. A afirmação é do superintendente de Capacitação e Avaliação de Políticas de Assistência Social da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), Jaime Rabelo. Em Juiz de Fora, para coordenar a Conferência Regional de Assistência Social, o superintendente afirmou à Tribuna que os cortes feitos desde outubro do ano passado já reduziram o número de beneficiários do programa Bolsa Família na cidade. (Tribuna de Minas - Juiz de Fora)

 

Câmara de MC abre Semana do Idoso

            Com o tema "Direitos Humanos e Pessoa Idosa", a Coordenadoria do Idoso, em parceria com o conselho municipal dessa população, realizou a abertura da XVII Semana do Idoso. O evento ocorreu na Câmara Municipal de Montes Claros e contou com presidentes de associações e autoridades. O conselho foi fundado em 2001 com o objetivo de fiscalizar as políticas públicas voltadas para a defesa do direito do idoso. Em 2016, foram registrados 6 mil casos de violência contra os idosos em Minas. A maioria dos agressores está dentro da própria casa, e a origem do conflito estaria muitas vezes ligada a limitações e falta de preparo dos familiares que têm que trabalhar e cuidar dos pais. (O Norte de Minas - Montes Claros)

 

Saúde tem plano para reduzir pacientes

            Com surto de bactéria KPC no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), a Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba realiza reunião emergencial para traçar plano de contenção. A meta é reduzir número de pacientes internados no estabelecimento até a remoção da bactéria. A reunião emergencial com os demais gestores hospitalares foi convocada por orientação do Ministério Público, que vem monitorando o processo de intervenção do HC desde o dia 14 de setembro. As medidas de contenção incluem desde a remoção de pacientes ao uso de antibióticos e controle através de exames. Na reunião também foi acertada a formação de uma junta para dar apoio à regulação e definir quais pacientes devem continuar sendo encaminhados ao Hospital de Clínicas, limitando o acesso ao estabelecimento. (Jornal da Manhã - Uberaba)

 

Academia de Letras promove curso

            A Academia Muriaeense de Letras conta com uma agenda artístico-cultural bastante vasta. Dentre solenidades, saraus, apresentações musicais e debates variados, há, também cursos ministrados pelos nossos acadêmicos, conforme a formação de cada um. O próximo evento será um minicurso conduzido pela Professora Rita Schittini Costa, que abordará o tema: "A variante culta: conversas sobre questões morfossintáticas e semânticas". O foco do curso será a importância da compreensão dos diferentes papéis desempenhados pela palavra e suas relações com as orações para a construção de sentido, além de questões sobre pontuação. Com isso, pretende-se oferecer e reforçar os subsídios necessários para a elaboração de textos de boa qualidade, respeitando as normas da modalidade culta da Língua Portuguesa. (Gazeta de Muriaé)

 

Tolerância no trânsito é uma virtude

            Um projeto de crianças do 5º ano do Sesi Governador Valadares pararam o trânsito com blitz educativa. A segurança tem se tornado uma das maiores preocupações no mundo globalizado, inclusive nas estradas e no trânsito das cidades, cada vez mais sobrecarrecado. A falta de atenção e ações de imprudência leva muitas pessoas a se envolverem em acidentes que resultam em morte. Para compensar de um modo geral a discordância entre trânsito e população, são necessários projetos e campanhas no sentido de conscientizar e conhecer ações capazes de diminuir os riscos e consequentemente melhorar a vida da população. Nada melhor do que começar esse trabalho dentro das escolas com os alunos, futuros cidadãos. Neste sentido, os alunos foram buscar no  Projeto Rede SESI de Virtudes inspiração para conduzirem sua campanha exemplar. (Ascom)

 

Equipe do CDCA planeja ações

            Essa semana a  equipe de coordenação do Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (CDCA) se reuniu com o  Presidente da Fundação,  Márcio Paulo Erbst para aprofundar e estruturar ações voltadas a equipe de trabalho da Área Azul. A Área Azul atua na orientação do estacionamento rotativo pago na cidade de Varginha com o objetivo de promover a rotatividade das vagas existentes permitindo maior oferta de estacionamento. Recentemente foi realizado um processo seletivo no qual vinte novos colaboradores foram selecionados para iniciar as atividades, com o intento de além do aumento da equipe, priorizar a qualidade do serviço oferecido. (Gazeta de Varginha)

ascom