COLUNA MG (11 de Maio)

Publicado em 11/05/2018 - coluna-minas-gerais - Da Redação

COLUNA MG (11 de Maio)

Greve da Unimontes chega ao fim

            Em assembleia deliberativa, realizada na manhã de quinta-feira, 10, os professores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), decidiram pelo fim da greve, que durou cerca de 90 dias. O acordo de negociação referente aos pontos demarcados pelo movimento grevista foi assinado na terça-feira, entre o Governo do Estado e a Adunimontes, representante legal dos docentes. No documento que oficializou o acordo de greve constam alguns pactos. Da parte do Governo, entre as garantias estão nomeações e continuidade do concurso; investimentos na carreira de professor; e incorporação das gratificações o vencimento básico entre outras. (Ascom)

 

PMU dá ordem para início de obras

            A Prefeitura de Uberaba formalizou contrato com empresa responsável pela revitalização do calçadão da Artur Machado e fará a assinatura da ordem para início do serviço na segunda-feira, 14, logo após a comemoração do Dia das Mães. De acordo com o secretário municipal de Obras, Nagib Facury, a empresa já começará na próxima semana a se mobilizar para o fechamento da praça e montagem do canteiro de obras e as intervenções no trecho terão início ainda em maio. (Jornal da Manhã - Uberaba)

 

Novo curso de medicina é aberto em Passos

            A instalação do curso particular de graduação em Medicina da Faculdade Atenas de Passos foi oficializada em solenidade na noite de quinta-feira, 10, na sede da instituição de ensino. As inscrições para o processo seletivo estão abertas e as aulas já têm início em 28 de maio. No auditório da Faculdade Atenas, dirigentes da instituição e do Poder Executivo Municipal receberam convidados do setor de ensino público e privado de Passos, representantes do setor de saúde público e privado e pessoas da comunidade. O ato de instalação do curso significou também a inauguração da Faculdade Atenas de Passos, cujo prédio foi construído em área de 5 mil m2, especialmente para abrigar o curso de Medicina. (Folha da Manhã - Passos)

Campanha de Vacinação tem 'Dia D'

            A Chefe de Departamento de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina, Maria Emília T. de Moraes, anunciou nesta quinta-feira, que a Campanha de Vacinação para Influenza terá seu Dia D neste sábado, 12, entre 08:00 e 17:00 horas, em 17 pontos distribuídos em todo o município, na cidade e nos distritos. (Leopoldinense)

 

Sete Lagoas terá capacitações gratuitas

            Sete Lagoas está entre as 170 cidades mineiras que terão atividades presenciais durante o mutirão a ser realizado pelo Sebrae entre os dias 14 e 19 de maio   Os Microempreendedores Individuais, conhecidos como MEI, já somam mais de 788 mil em Minas Gerais, representando 61% das 1,2 milhão de pequenos negócios optantes pelo Simples Nacional no estado. Em Sete Lagoas, esse percentual é de 60%, ou seja, das 16.429 empresas que aderiram ao regime tributário simplificado, 9.855 são MEI e 6.574 são Micro e Pequenas Empresas (MPE), de acordo com informação disponível através da Receita Federal. (Sete Dias - Sete Lagoas)

 

Recital de Piano  em Varginha

            Neste domingo, 13, às 10h30, o Theatro Municipal Capitólio recebe o Recital de Piano a Quatro Mãos, com Francis Vilela e Hélcio Baroni. Os pianistas tocarão obras "Carnaval dos Animais", de Camille Saint Saens; "Mamãe Ganso", de Maurice Ravel e "Cenas do Oriente", de Robert Schumann. Os ingressos custam R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia). Todos pagam meia com a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será revertido para o Lar São Vicente de Paulo. (Gazeta de Varginha)

 

Fórum reforça segurança com catracas

            O Fórum Doutor Manoel Castro instalado no bairro Liberdade está reforçando a segurança com a instalação de catracas. Os equipamentos começaram a ser instalados na quinta-feira da semana passada e o objetivo é o controle de acesso às dependências do prédio, com identificação dos usuários, encaminhamento aos setores desejados para agilizar o atendimento. O diretor do Foro, juiz Marcelo Paulo Salgado, explica que, após a construção do novo fórum o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), houve a licitação do serviço. (Portal Agora - Divinópolis)

 

Casos de tuberculose alertam população

            Sete crianças estão em tratamento e outras 13 estão passando por medida terapêutica para evitar o desenvolvimento de tuberculose após terem tido contato com uma pessoa adulta diagnosticada tardiamente com a doença em Juiz de Fora. A informação foi confirmada à Tribuna pela Secretaria de Saúde, que não divulgou o sexo ou a idade desta pessoa, mas alerta para o perigo da doença, que ainda faz vítimas no país. Em Minas Gerais, 4.548 casos da doença foram notificados em Minas Gerais, sendo 405 em Juiz de Fora - quase 10% do total. (Tribuna de Minas - Juiz de Fora)

 

Projeto é apresentado na Câmara

            Mais uma vez o plenário da Câmara Municipal recebeu um grande número de servidores da Prefeitura de Araxá durante a reunião ordinária de terça-feira, 8. Sem reajuste salarial há dois anos, os servidores protestaram contra o descaso do Executivo com o funcionalismo público municipal. Cinco vereadores apresentaram um projeto substitutivo que concede um reajuste salarial de 3% para todos os servidores da Prefeitura, exceto os professores que já receberão o aumento previsto na lei federal do Piso Nacional da Educação. (Diário de Araxá)


ascom