COLUNA MG (11 de Abril)

Publicado em 11/04/2018 - coluna-minas-gerais - Da Redação

COLUNA MG (11 de Abril)

Governo reconhece APL Metalomecânico

            O Governo do Estado de Minas Gerais reconheceu oficialmente o Arranjo Produtivo Local (APL) metalomecânico do Vale do Aço. Foi durante a 20ª reunião da Agenda de Convergência realizada segunda-feira, 9, e torna mais viável os estímulos à região por meio de agentes governamentais, de fomento e também de organismos internacionais, além de colocar o polo produtivo em evidência nos cadastros e bancos de dados, como região produtiva de destaque no setor. Formado por cerca de 80 empresas, o Arranjo Produtivo Local do Vale do Aço é sinônimo de grandes oportunidades para o presidente, Marlon Duarte. (Diário do Aço - Ipatinga)

 

Já são 11.367 casos de dengue em Minas

            Minas Gerais já registrou, de janeiro até  os primeiros dias de  abril, 11.367 casos de  dengue prováveis, que  são aqueles confirmados  mais os suspeitos. Duas  pessoas morreram com  a doença, sendo uma  em Conceição do Pará  e outra em Uberaba. Há  nove óbitos em investigação. Março foi o mês  com maior número de  casos até agora: 5.148.  Em abril, foram registrados 270 nos primeiros  dias. A expectativa é  que os registros diminuam com o tempo seco.  (Boca do Povo - Sete Lagoas)

 

Alunos participam do Cientistas do Cerrado

            Os alunos da rede municipal de educação participaram do lançamento da edição 2018 do projeto Cientistas do Cerrado. O evento, que aconteceu na última sexta-feira, 6, no Teatro Municipal de Araxá, contou com apresentações dos destaques da edição anterior e da Escola Municipal de Música Mastro Elias Porfírio de Azevedo. As atividades deste ano serão realizadas por estudantes e professores do 4º ano da rede municipal, estadual e particular do município. (Diário de Araxá)

 

R$ 2 milhões para instituições de bem-estar

            Até o dia 30 de abril, os brasileiros que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2017 devem declarar o Imposto de Renda. Mas o que muitos não sabem é que o cidadão que faz a declaração do Imposto de Renda pelo modelo completo, pode destinar até 6% do seu imposto devido aos Fundos da Infância e do Adolescente (FIAs). A Cemig possui um Programa denominado "AI6% - Formando Cidadãos", que por meio do IR contribui com centenas de entidades beneficentes. Além de destinar 1% do imposto devido da empresa, incentiva os seus empregados a destinarem até 6% do IR devido para os Fundos da Infância e da Adolescência (FIAs). (Ascom)

 

Prefeitura demora para liberar alvarás

            Arquitetos e engenheiros de Divinópolis pretendem se reunir no próximo dia 19 para retomar uma pauta antiga: a demora da Prefeitura em analisar e liberar projetos da construção civil. Segundo os profissionais, a lentidão emperra o começo das obras e desestimula investimentos no setor imobiliário. O engenheiro civil Sebastião Francisco está no mercado local há 34 anos e contou que durante quase todo esse tempo a Prefeitura costumava analisar e devolver os projetos em poucos dias. (Jornal Agora - Divinópolis)

 

Procon divulga ranking das mais reclamadas

            O Procon de Poços de Caldas divulgou um ranking das oito empresas mais reclamadas em atendimentos preliminares no primeiro trimestre de 2018. De acordo com o levantamento realizado pelo órgão, a maior procura se deu contra a empresa Oi, foram registradas ao todo 407 reclamações; Em segundo lugar, com 190 reclamações, ficou a empresa Telefônica do Brasil (que abrange Vivo, Telefônica e GVT), e, em terceiro, a empresa Tim Nordeste com 126 registros de reclamações. (Ascom)

 

Novo prefeito foca em saúde e turismo

            A rotina do médico Antônio Almas (PSDB) mudou de forma intensa desde a última sexta-feira, 6, quando foi empossado prefeito de Juiz de Fora após a renúncia de Bruno Siqueira (MDB). Entre agendas internas e externas, o novo chefe do Executivo tem procurado utilizar a imprensa para falar sobre seus objetivos. Na manhã desta terça-feira, 10, o tucano falou novamente que tem a intenção de seguir o plano de Governo aprovado pela população juiz-forana nas eleições de 2016. (Tribuna de Minas - Juiz de Fora)

 

Sala do Empreendedor simplifica ambiente

            O serviço de emissão de alvarás, de todo tipo jurídico, passa a ser emitido apenas na Sala Mineira do Empreendedor. Com a inauguração promovida recentemente, o serviço, que antes era realizado na regional da Junta Comercial, agora é feito exclusivamente na Sala do Empreendedor. A informação foi repassada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Os processos de sociedades limitadas, cooperativas e demais naturezas jurídicas, que o contabilista protocolava no escritório da Junta Comercial, bem como a retirada do alvará, agora é pela Sala Mineira do Empreendedor. (Jornal da Manhã - Uberaba)

 

Uberlândia vai mudar iluminação pública

            A Prefeitura de Uberlândia lançou o edital de chamada pública para realização de estudos de análise técnica, econômico-financeira e jurídica visando a implantação de um projeto de modernização, ampliação e operação de todo o parque de iluminação pública do município, por meio de um modelo de Parceria Público-Privada (PPP). O edital e o termo de autorização para que as empresas iniciem os estudos foram publicados na edição da última segunda-feira, 9, do Diário Oficial do Município. (Diário de Uberlândia)


ascom