COLUNA MG (09 de Maio)

Publicado em 09/05/2018 - coluna-minas-gerais - Da Redação

COLUNA MG (09 de Maio)

Hospital São José em situação crítica

            O diretor clínico do Hospital São José de Ituiutaba, Rodrigo Otávio Braga, participou da 22ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Ituiutaba, realizada na noite da última segunda-feira, 7, levando ao conhecimento dos representantes o grande problema enfrentado pelo HSJ. "É uma questão de responsabilidade, como cidadão e diretor clínico de uma instituição que existe há alguns anos nesta cidade. A situação em que nós estamos vivendo hoje dentro do Hospital São José é de grandes e repetitivas dificuldades. Hoje tomei uma atitude que relutei muito em adotar, precisei fazer uma notificação ao Conselho Regional de Medicina, pois existe uma delegacia do CRM em Uberlândia, que já havia sido feita por e-mail e no site, alertando da gravidade de nossa situação", explicou. (Pontal em Foco - Ituiutaba)

 

Ipatinga registra aumento na violência

            A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do departamento de Proteção Social Especial, apresentou na manhã de terça-feira, 8, ao prefeito interino Nardyello Rocha, um panorama da situação de violência vivenciada atualmente em Ipatinga com envolvimento de crianças, idosos, deficientes, adolescentes em conflito com a lei e moradores de rua. Conforme a diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Cláudia Castro, o município atende hoje 177 casos de violência, incluindo seus familiares. "Nós temos ainda o programa de medida socioeducativa em meio aberto, onde atendemos 70 adolescentes que estão em conflito com a lei. Também, o Centro POP, que hoje atende por dia uma média de quase 60 moradores de rua", revelou. (Diário do Aço - Ipatinga)

 

Varginha forma 6ª turma da Guarda

            A Formatura da 6ª Turma da Guarda Civil Municipal de Varginha ocorreu no último final de semana. A cerimônia foi presidida pelo prefeito Antônio Silva. O Diretor da Guarda, Eduardo da Silva, que emprestou seu nome à Turma de Formandos, ressaltou a seriedade do trabalho assumido agora pelos novos agentes destacando a grande conquista dos formandos após a árdua jornada durante as etapas do concurso, em especial a do Curso de Formação, que resultou na formação de 27 novos agentes dos 32 que iniciaram o curso. (Correio do Sul - Varginha)

 

Casu já atende pelo convênio com o Ipsemg

            A Fundação Educacional de Caratinga (Funec), mantenedora do Casu-Hospital Irmã Denise, assinou no dia 17 de abril, em Belo Horizonte, convênio com o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) e desde a quarta-feira,02, os atendimentos aos servidores e dependentes já são realizados pelo hospital. No Casu-Hospital, todas as especialidades foram credenciadas para atendimento pelo Ipsemg em nível hospitalar, ou seja, pacientes internados com a necessidade de parecer/acompanhamento com médico especialista, de acordo com a solicitação do médico internista, serão atendidos. (A Semana Agora - Caratinga)

 

Copasa aumenta taxa de esgoto em 91,8%

            A taxa de esgoto cobrada pela Companhia de Saneamento (Copasa) à população de Divinópolis subirá dos atuais 50% para 91,8% do valor da conta a partir de agosto deste ano. De acordo com a empresa, a cobrança a mais de 41,8% será referente ao tratamento de estogoto na bacia do rio Itapecerica, que será prestado a partir de julho próximo apenas a algumas regiões. (Portal Agora - Divinópolis)

 

Batalhão de Aviação faz treinamento em JF

            Juiz de Fora recebeu nas últimas duas semanas um treinamento especial do 2º Batalhão de Aviação do Exército, unidade sediada em Taubaté. A manobra batizada de "Elmo XIII", que ocorreu entre 24 de abril e 6 de maio, chamou a atenção da população de Juiz de Fora, que viu de perto e diversas vezes os helicópteros militares sobrevoando baixo na cidade. O objetivo da operação, conforme o Exército, foi adestrar as tripulações das aeronaves do Batalhão de Aviação. A ação foi apoiada pelo 4º Grupo de Artilharia de Campanha Leve (4º GACL), sediado no Bairro Nova Era, Zona Norte, onde a tropa em treinamento ficou alojada. (Tribuna de Minas - Juiz de Fora)

 

Campanha contra Incêndios é discutida

            A temporada de chuvas chegou ao final e já teve início o período de seca. Esse é o tempo ideal para fazer as podas das plantas e árvores, as roçadas de pastagens e as limpezas de lotes urbanos. É nesse tempo que algumas pessoas desavisadas teimam em fazer o uso de fogo para eliminar os resíduos das podas, roçadas e limpezas de lotes urbanos. O município de Leopoldina, infelizmente, tem se destacado pelo número expressivo de queimadas de lotes urbanos e incêndios florestais. Pensando em reverter essa situação o IEF, a SRE, a PMM AMB, CBM, ONG MinasVida integrantes da CIEA/ Leopoldina (Comissão Intermunicipal de Educação Ambiental) lançaram no sábado, dia 05 de maio, a Campanha de Prevenção de Incêndios Florestais. (Leopoldinense)

 

Sesi promove Encontro de Artes Cênicas

            Duas mil e duzentas pessoas assistiram "A Banda Que Voa" na abertura do 27º Encontro Sesi de Artes Cênicas. Acrobacias e repertório afinados na arena do Teatro Municipal de Araxá. Diretamente de São Paulo a Cia K, sob a direção de Kiko Caldas, atuando no universo cultural há mais de 30 anos, é uma das representantes do tema "O Teatro Permanece. A Alegria Nunca Sai de Cena". O público é de Araxá, Uberaba e do interior de São Paulo, representantes dos sindicatos das indústrias e equipe da Gerência de Cultura do Sesi Minas na plateia. (Diário de Araxá)

 

Cia Fofocas de Teatro participa de festival

            Aconteceu entre os dias 27 de abril a 01 de maio a oitava edição do Festival de Teatro de Ubá em Minas Gerais e entre os 55 espetáculos inscritos de 31 cidades, 7 estados e 3 países, a Cia Fofocas de Teatro estava entre os 24 espetáculos selecionados para apresentar e representar Barroso, reafirmando a força que o grupo barrosense vem ganhando pelo estado. O espetáculo selecionado foi "A Filha do Mar", que já foi assistido por mais de 2.000 espectadores e lotou o Espaço Mutum em Ubá, levando muita poesia e fábula a todos os presentes. O espetáculo concorreu na categoria infantil, e foi indicado ao prêmio de melhor cenário. (Jornal Primeira Página - Barroso)


ascom