COLUNA MG (08 de Agosto)

Publicado em 08/08/2018 - coluna-minas-gerais - Da Redação

COLUNA MG (08 de Agosto)

Setor de comunicações lidera reclamações

            Quatro em cada dez reclamações oficializadas na Agência de Proteção e Defesa do Consumidor de Juiz de Fora (Procon/JF), no primeiro semestre deste ano, são referentes aos serviços de telecomunicações, que englobam ofertas de telefonia, internet e TV a cabo. Dentre os problemas mais comuns estão indisponibilidade do serviço, má qualidade e cobranças indevidas. Do total de 14.854 queixas registradas, 5.871 são relativas às empresas do setor. A Oi lidera o ranking das mais reclamadas (2.652). Em seguida estão a Sim TV (1.562); a Claro (570); a Tim (552); e a Vivo (535). Os números revelam reincidência. Em 2017, a Oi encerrou o ano à frente do ranking de reclamações na cidade, com um total de 5.527. (Tribuna de Minas - Juiz de Fora)

 

Regularização de loteamentos é prorrogada

            O gerente de Relacionamentos  da Cemig, Wander Lister  de Carvalho Sá Junior,  participou da reunião promovida pela Associação  dos Municípios da Microrregião do Vale do Mucuri (AMUC), em Teófilo Otoni, ocasião em  que estava presente um  número significativo de  prefeitos da região, para  passar a eles uma informação relevante: o governo federal  prorrogou até o dia 31 de  dezembro/2018, o prazo  para regularização dos  loteamentos. O prazo final  era o dia 30 de maio/18. "Nós  encaminhamos para todos  os prefeitos essa informação e a relação de todos  documentos necessários  para regularizar esses loteamentos que foram crescendo nos municípios de  forma desordenada. Nós  precisamos aproveitar  esse momento, porque o  prazo é curto, é até 31 de  dezembro deste ano", ressaltou. (Tribuna do Mucuri)

 

Pesquisa de aluno é destaque em eventos

            O Uniaraxá vai marcar presença no 38º Encontro Nacional de Engenharia de Produção que acontecerá em Maceió (AL), entre os próximos dias 16 e 19 de outubro. O trabalho de autoria do Aluno Egresso do Curso de Engenharia de Produção do Uniaraxá, Rafael dos Santos Guimarães, intitulado "Processo Produtivo de Batata Pré-Frita na Empresa Bem Brasil" foi aprovado e representará o Centro Universitário de Araxá, no evento de âmbito nacional. O Encontro Nacional de Engenharia de Produção (Enegep) acontece, anualmente, desde 1981. A partir de 1986, passou a ser organizado pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro). (Diário de Araxá)

 

Justiça concede liminar contra decisão

            O Poder Executivo impetrou mandado de segurança em desfavor do Presidente da Câmara Municipal de Leopoldina em decorrência da rejeição e do arquivamento do Projeto de Lei nº 48/2018, apreciado na sessão extraordinária da Câmara Municipal do dia 16/07/2018, cujo objeto era a autorização legislativa para suplementação orçamentária. A motivação do Mandado de Segurança decorreu do fato de que o referido projeto fora votado e aprovado por 9 vereadores, ou seja, maioria simples, contudo, em seguida foi arquivado, por exigência do artigo 207 do Regimento Interno da Câmara Municipal, que impõe quórum qualificado de 2/3 dos vereadores, para aprovação de suplementação orçamentária, quando a nossa Constituição Federal exige maioria simples.. (Leopoldinense)

 

21 pessoas recebem certificado em curso

            Vinte e um muriaeenses se formaram no Curso de Qualificação Profissional em Confecção do Vestuário. Promovida pela Prefeitura, a iniciativa "Reciclando Saberes" foi uma especialização aos recém-formados dos cursos de Costura Industrial e Costura de Patchwork, levando a eles novos conhecimentos e promovendo capacitação para o mercado de trabalho. A entrega do diploma aconteceu na manhã do último sábado, 4, durante o Festival Gastronomia na Serra, em Pirapanema. O curso foi realizado por meio de parceria das secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais e Fundarte ao longo de junho e julho. (Gazeta de Muriaé)

 

Prefeitura avalia qualidade do transporte

            Com entrada em operação de novo eixo do BRT programada para a próxima semana, o prefeito Paulo Piau (MDB) assinou na terça-feira (07) adesão a grupo destinado à avaliação e melhoria do transporte coletivo. Pela parceria, pesquisas serão realizadas no município para analisar o desempenho do sistema. O projeto é desenvolvido por instituição sem fins lucrativos e não terá custos para o município. Coordenado pelo instituto WRI Brasil, o grupo de trabalho abrange também os municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, São Paulo, Uberlândia, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Juiz de Fora e Joinville. (Jornal da Manhã - Uberaba)

 

Agrônomos africanos visitam Minas

            Uma comitiva formada por cerca de 40 profissionais agrícolas africanos desembarcou em Uberlândia nesta terça-feira, 7, para cumprir mais uma etapa de treinamento e transferência de conhecimento dos métodos e tecnologias aplicados na cotonicultura mineira. Esta etapa de aprendizagem acontece no laboratório de análise e classificação de algodão Minas Cotton e na fábrica de produtos biológicos (Biofábrica), ambos de propriedade da Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa). Os africanos, em sua maioria agrônomos, são originários dos países Malawi, Quênia, Tanzânia, Zimbábue e Moçambique. Em junho, eles já haviam participado de um dia de campo realizado pela Amipa no município de Patos de Minas. (Diário de Uberlândia)

ASCOM