COLUNA MG (07 de Março)

Publicado em 07/03/2018 - coluna-minas-gerais - Da Redação

COLUNA MG (07 de Março)

Alunos criam tênis que carrega celular

            Alunos da Escola Estadual Ilídio da Costa Pereira, de Divinópolis, desenvolveram um protótipo de tênis que carrega a bateria de celular através da pressão. A equipe composta por sete membros com idades entre 14 e 15 anos já ficou em primeiro lugar na Feira da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e agora busca arrecadar R$7 mil para custear viagem à feira no Equador. Túlio Guimarães, de 14 anos e Luis Otávio, de 15 anos, estão no 1º ano do Ensino Médio, mas contam que o protótipo foi desenvolvido quando ainda estavam no 9º ano do Ensino Fundamental. Eles contaram que a ideia surgiu a partir de um projeto que ocorre na escola todo ano no qual os próprios estudantes precisam apresentar um projeto. (Gazeta do Oeste - Divinópolis) 

Fenicafé tem temas diversificados

            A Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) divulgou essa semana a programação de mais uma edição da Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura, que acontece de 13 a 15 de março no Pica Pau Country Club, em Araguari, no Triangulo Mineiro. Em 2018, o tema central da Fenicafé será "É Tempo de Irrigar com Consciência". Palestras, debates, workshops trazem todas as novidades relacionadas à cafeicultura e à irrigação. São três dias de evento com palestras voltadas para mercado; irrigação e cuidados com a lavoura. (Gazeta do Triângulo - Araguari) 

Programa capacita profissionais

            O Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) continua sendo intensificado em Sete Lagoas. No último fim de semana foi realizada mais uma capacitação para os agentes e coordenadores do programa na cidade. A atividade, denominada Módulo II Introdutório, reuniu 75 pessoas diretamente envolvidas no projeto. As atividades foram realizadas nas dependências da Faculdade UNA de Sete Lagoas, que, como parceira, ofereceu o espaço sem nenhum custo para o município. Na sexta-feira, 2, os envolvidos realizaram visitas aos dez núcleos do PELC na cidade. No sábado, 3, e no domingo, 4, foi realizada a capacitação sob responsabilidade dos mestres e doutores em Educação Física e Lazer, cedidos pela Universidade Federal de Minas Gerais. (Sete Dias - Sete Lagoas) 

Projetos sociais começam a receber doações

            A Faculdade de Direito de Varginha (Fadiva) desenvolve diversos projetos de cunho social ao longo do ano, com o objetivo de despertar nos acadêmicos o espírito de solidariedade. Entre os principais projetos desenvolvidos estão o "Trote Solidário" e a "Páscoa Solidária", que já iniciaram as arrecadações. O Trote Solidário recebe as doações de materiais de escola (lápis, borracha, caneta, caderno, régua, entre outros) que serão destinados às escolas municipais de cidade de Varginha ao final da arrecadação, no mês de abril. (Gazeta de Varginha) 

Usuários têm cartão eletrônico bloqueado

            Um mês após o início do sistema de biometria facial nos ônibus de Juiz de Fora, 392 cartões eletrônicos foram suspensos por suspeita de fraude pelo Sistema de Reconhecimento Biométrico Facial, conforme edital publicado no Atos do Governo nessa terça-feira, 6. Os beneficiários atingidos pela suspensão são aqueles que possuem algum tipo de gratuidade ou bilhete único - um universo que soma cerca de 90 mil cadastrados na cidade. Todos os casos em investigação são relativos ao uso dos cartões por terceiros. Os cartões bloqueados estão sendo averiguados por uma comissão multidisciplinar instituída pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). (Tribuna de Minas - Juiz de Fora) 

Cidadãos promovem ato contra assédio

            Um grupo de aproximadamente 25 pessoas, entre cidadãos e líderes de movimentos que pedem o fim da violência contra a mulher, fez manifestação ontem na Câmara Municipal de Montes Claros. Cobraram repostas e posicionamento em relação a episódio recente de abuso que envolveu dois funcionários do setor de comunicação da Casa. Cartazes com os dizeres "Aqui não, bicho papão", "Não é Não" e "Mulher, a culpa não é sua" deram o tom do ato, que, antes mesmo de começar, motivou as vereadoras Maria Helena Prates, Delcinéia Santos (Néia) e Graça Gonçalves, da Frente Parlamentar em Defesa das Mulheres, a lerem nota pedindo apuração do caso e total apoio à vítima. (O Norte de Minas - Montes Claros) 

Dia Mundial do Rim terá evento nesta quinta

            Instituto de Hemodiálise e Transplante Renal de Uberaba realiza mais um dia de atividade em torno do Dia Mundial do Rim. A ação acontece nesta quinta-feira, 8, que também é o Dia Internacional da Mulher, e, sendo assim, o tema este ano será "Saúde da Mulher - cuide dos seus rins". O evento acontece no estacionamento do Shopping Uberaba, das 15h às 21h. O Dia Mundial do Rim é uma data criada pela Sociedade Internacional de Nefrologia em 2006, comemorada toda segunda quinta-feira do mês de março, com o objetivo de informar a população sobre a importância de se prevenir contra as doenças renais e evitar as suas graves consequências. (Jornal da Manhã - Uberaba) 

Equipes buscam hipertensos e diabéticos

            As equipes de Atenção Básica de Jesuânia, formadas pela Estratégia de Saúde da Família (ESF), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária, realizaram atendimentos nos bairros Bananal, Vargem Grande, Lavrinha, Pitangueiras e Varjão no final de janeiro. A ação conjunta é para Busca Ativa de Hipertensos e Diabéticos.  As equipes ESF Terra, Farmácia de Minas, nutricionista do NASF e Vigilância em Saúde foram aos bairros e realizaram atendimentos de aferição de pressão, teste de glicemia, pesagem altura e IMC (Índice de Massa Corporal), além de consulta. (Jornal Panorama)


ascom