COLUNA MG (07 de Maio)

Publicado em 07/05/2018 - coluna-minas-gerais - Da Redação

COLUNA MG (07 de Maio)

Uberaba prevê aumento de 4% nas vendas

            Movimento no comércio de Uberaba deve se intensificar nesta semana, com a aproximação do Dia das Mães. Trata-se de uma das datas mais importantes para o setor, perdendo apenas para o Natal. Por isso, a expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba é de que haja um aumento de 4% nas vendas do comércio. Segundo o presidente da CDL, Fulvio Ferreira, o movimento no comércio de Uberaba já começou a se intensificar na semana passada, em razão dos eventos que vem sendo realizados na cidade, o que gerou uma movimentação sobretudo nas lojas de confecções. (Jornal da Manhã - Uberaba)

 

Universidade inaugura poliesportivo

            A Universidade Federal dos Vales do  Jequitinhonha e Mucuri  (Ufvjm) inaugurou ontem  o  Ginásio Poliesportivo no  Campus do Mucuri, em  Teófilo Otoni. A obra é  importante conquista para  a comunidade acadêmica,  com espaço para prática  de esporte e atividades  culturais. O evento será  às 17 horas e será aberto  para participação de toda  a comunidade. (Tribuna do Mucuri)

 

Divinópolis concentra 55% de câncer

            O aumento dos casos e de mortes por câncer mostrados em pesquisas também é realidade em Divinópolis e região.  Números contabilizados pelo Hospital do Câncer mostram que, somente no mês de março último, uma média 2.515 pacientes de 86 cidades da macrorregião passaram por tratamento na unidade de saúde. Apenas na cidade, uma média de 1.400 divinopolitanos (55,6%) foram submetidas a algum tipo de procedimento para tratar a doença. As idades e os órgãos em que o problema se instalou são os mais diversos. (Portal Agora - Divinópolis)

 

Servidor tem vale em Araguari

            Na quarta-feira, 2, mais de dois mil servidores municipais receberam vale-alimentação referente ao mês de maio. O auxílio estava suspenso em decorrência do atraso dos recursos oriundos do Governo do Estado. De acordo com a secretária de Administração, Thereza Christina Griep, o pagamento do vale foi possível devido ao Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU. Com o pagamento, a prefeitura espera injetar R$ 237.200,00 no comércio local. O dinheiro foi creditado na conta dos servidores, sendo R$100 para cada um deles. (Gazeta do Triângulo - Araguari)

 

Prefeitura lança serviço para consultas

            Começa a funcionar, na próxima quarta-feira, 9, o Serviço Unificado de Marcação de Consultas (Sumc) para pacientes atendidos pelo SUS em Juiz de Fora. Inicialmente, será colocado em prática um projeto piloto do serviço. A expectativa é que, a partir da próxima semana, o Sumc comece efetivamente. A proposta é alocar agentes de atendimento ao público em uma sede única, facilitando o fluxo da marcação de consultas para especialistas e diminuindo filas nas unidades básicas de saúde (UBSs). (Tribuna de Minas - Juiz de Fora)

 

Motocicletas estão em 6 a cada 10 acidentes

Dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) apontam que 60,43% dos acidentes nas cidades do Norte de Minas nos últimos dois anos envolveram motocicletas. Autoridades de trânsito atribuem esse cenário ao crescimento da frota sobre duas rodas, aliado às condições precárias das vias. Só em Montes Claros, maior cidade da região, a frota, que era de 74.332 motocicletas no ano passado, deve chegar a 100 mil até o próximo mês, segundo a Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes (MCTrans). (O Norte de Minas - Montes Claros)

 

Passaredo vai operar em Uberlândia

            A Passaredo Linhas Aéreas vai iniciar novos voos em Uberlândia a partir do dia 3 de junho. As linhas terão como destino Guarulhos e Goiânia e vão operar em seis dias da semana. A rota Goiânia/Uberlândia será operada de segunda a sábado partindo da capital goiana às 7h30 com chegada às 08h25 em Uberlândia. De Uberlândia a Goiânia, o trecho será operado de domingo a sexta-feira, com decolagem às 18h40 e chegada às 19h40. Já de Uberlândia a Guarulhos, os voos acontecerão de segunda a sábado com saída às 08h55 e chegada às 10h25. O retorno ocorre de domingo a sexta-feira com partidas de GRU às 16h40 e chegada às 18h10. Devido a essa readequação operacional, a Passaredo deixará de operar a rota Ribeirão Preto/Belo Horizonte a partir do dia 30 de maio. (Diário de Uberlândia)

 

Varginha quer o controle de cesáreas

            Profissionais de Saúde das regiões de Varginha, Lavras e São Lourenço participaram no dia 27 de abril de uma videoconferência na SRS de Varginha. O objetivo é implantar um sistema de controle de cesáreas: a Classificação de Robson. A videoconferência foi realizada com o objetivo de abordar a necessária redução desse procedimento no Hospital Regional do Sul de Minas. Contou, também, com a participação dos profissionais de saúde do Hospital da Fundação Casa de Caridade de São Lourenço e da Santa Casa de Misericórdia de Lavras, referências da Rede Cegonha na Região Ampliada de Saúde Sul. (Gazeta de Varginha)

 

Municípios tem vitória contra Estado

            Mais de 160 municípios moveram ações judiciais, com o apoio técnico  e jurídico da Associação  Mineira de Municípios  (AMM), contra o Governo  do Estado para receber  os repasses atrasados,  com multas e correções  monetárias, do ICMS. O  primeiro município com  decisão favorável, em  primeira instância, foi  Paracatu, conforme sentença do Juiz de direito  Fernando Lino dos Reis,  da comarca do município. Outra vitória da AMM  foi conseguir as liminares  positivas concedidas a 12  municípios. (Boca do Povo - Sete Lagoas)


ascom