COLUNA MG (06 de Agosto)

Publicado em 06/08/2018 - coluna-minas-gerais - Da Redação

COLUNA MG (06 de Agosto)

Hortas ganharamm equipamentos

            As hortas comunitárias de Sete Lagoas  completaram 35 anos  em dezembro de 2017 e  são tidas como um dos  programas mais bem sucedidos do Brasil. Na semana passada o programa recebeu um presente digno  de sua importância. A  Prefeitura, por meio da  Secretaria Municipal de  Desenvolvimento e Turismo, entregou vários  equipamentos que serão  utilizados pelos produtores no dia a dia de trabalho. Máquinas, bebedouros e banheiros químicos  foram adquiridos com  investimento de emenda  parlamentar. O projeto garante  renda e ocupação para  380 famílias, totalizando  cerca de 1500 pessoas  beneficiadas. (Boca do Povo - Sete Lagoas)

 

Mais de 700 identidades são emitidas

            No mês de julho, o Posto de Identificação da Polícia Civil emitiu 736 documentos de RG. O serviço também era disponibilizado pelo Sine (Sistema Nacional de Emprego) e pela Câmara Municipal de Araguari, mas as atividades foram paralisadas e, pelo menos há seis meses, estão a cargo da Polícia Civil. Segundo informações do chefe da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil, Wilton José Fernandes, o serviço foi aprimorado após o fechamento do posto anexo ao Legislativo. (Gazeta do Triângulo - Araguari)

 

Inscrições para o Pism começam na UFJF

            Os estudantes de ensino médio que desejam participar do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2019 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) podem se inscrever para o processo seletivo, que abriu inscrições nesta segunda-feira, 6. O prazo termina às 18h do dia 27 de agosto. Na edição deste ano, todo o processo de inscrição será exclusivamente on-line, no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese). A plataforma contará com meios de anexar documentos para solicitações de isenção de pagamento, de atendimento especializado - incluindo sabatistas - e de nome social, que devem ser realizadas no ato da inscrição. (Tribuna de Minas - Juiz de Fora)

 

Vacinação contra sarampo cai em MOC

            A situação do sarampo é preocupante em todo o país, que já registra 1.053 casos confirmados da doença - 742 no Amazonas e 280 em Roraima. Segundo o Ministério da Saúde, pelo menos 4.470 casos permanecem em investigação no Amazonas e 106 em Roraima. Em Minas, somente neste ano, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) recebeu a notificação de 118 casos suspeitos. Deste total, 55 foram descartados e 63 continuam sendo investigados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Montes Claros está entre as cidades que tiveram notificações. Apesar disso, dados da Secretaria Estadual de Saúde apontam uma redução na procura pela vacina justamente nos meses em que mais se alardeou o risco da doença. (O Norte de Minas - Montes Claros)

 

PMU vai oferecer passe gratuito para alunos

            À espera de recursos federais para construção de escolas em novos conjuntos habitacionais, a Prefeitura de Uberaba encontra solução paliativa e passará a oferecer passe escolar gratuito para alunos do 6º ao 9º ano dos novos bairros se deslocarem de ônibus até unidades em outras regiões. A medida foi adotada no retorno às aulas no segundo semestre para suprir inicialmente a demanda de transporte escolar dos moradores do Módulo B do residencial Rio de Janeiro, recém-entregue e sem escola próxima para atender aos estudantes. No entanto, a Prefeitura já anunciou que o benefício será estendido para alunos de outros bairros que utilizam o transporte escolar. (Jornal da Manhã - Uberaba)

 

Conferência Municipal acontece em agosto

            A 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente acontecerá nos dias 16 e 17 de agosto, no Teatro Zaccaria Marques e no Centro Universitário Unifaminas. Promovido pela Prefeitura e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com apoio do Centro Universitário e Conselho Municipal de Juventude, o evento gratuito será uma oportunidade de discussão sobre proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências sofridas por crianças e adolescentes. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, pelo link https://tinyurl.com/y7ge8bgb, até o dia 15 de agosto. A abertura oficial acontecerá no dia 16, às 19h, no Teatro Zaccaria Marques. (Gazeta de Muriaé)

 

Crescem multas por uso de celulares

            O semáforo se fecha por alguns segundos. Tempo suficiente para uma conferida rápida nas mensagens em seu smartphone. Talvez um prazo até maior do que o necessário, afinal, estima-se que em três segundos você possa fazer a tarefa. Por isso é tão tentador quando a notificação de uma nova mensagem é ouvida. Entretanto, como se sabe, essa é uma infração de trânsito, cuja multa se aproxima dos R$ 300 e o valor pago pode ser ainda maior: um acidente de trânsito. O caso é que isso não parece incomodar tanto os condutores, uma vez que até julho de 2018, em Uberlândia, 4.195 multas envolvendo o uso dos aparelhos celulares ao volante foram lavradas, de acordo com números Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). (Diário de Uberlândia)

 ASCOM