COLUNA MG (05 de Maio)

Publicado em 07/05/2018 - coluna-minas-gerais - Da Redação

COLUNA MG (05 de Maio)

Prefeitura pagava para falecidos

            O resultado da Malha Eletrônica de Fiscalização da Presidência do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, verificou a presença de indícios de pagamentos a três beneficiários já falecidos, ou seja, após a data do óbito no município de Caratinga. Após ser oficiada sobre estas informações, a Prefeitura editou portaria determinando a exclusão desses pensionistas da folha de pagamento do município, ficando cancelados os pagamentos que se encontram suspensos no Departamento de Tesouraria. No documento, o executivo justificou que os benefícios previdenciários e a remuneração recebida na ativa limitam-se, exclusivamente, a recompensar o beneficiário em vida, "uma vez que decorrem de situação fática que tem como pressuposto estar vivo, além de se fundamentarem em características próprias do beneficiário". (Diário de Caratinga)

 

Boletim não confirma casos de Influenza

            Uberaba não tem casos confirmados de Influenza até o momento, conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde. O município registrou 19 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e dois pacientes morreram por complicações da doença, porém os exames laboratoriais mostraram que contaminação foi por outros vírus respiratórios ou não especificaram o tipo de síndrome respiratória. Na região, entretanto, já existem casos confirmados de Influenza em Uberlândia e Ituiutaba. Até o momento foram notificados 473 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Minas Gerais. (Jornal da Manhã - Uberaba)

 

Servidores de Teófilo Otoni fazem manifesto

            Os servidores públicos  municipais de Teófilo Otoni  promoveram mais uma manifestação na cidade, na manhã  de quarta-feira, 2.  O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos  Municipais de Teófilo Otoni  - Sindiseto, José Antônio  Guedes, explica que teve uma  manifestação no dia 23 de  abril, na terça-feira, 1,  um ato público na Praça Tiradentes, e, nesta quarta-feira  (02/05), a segunda manifestação reivindicando os direitos  trabalhistas dos servidores.  Disse que quer resposta por  parte do executivo quanto a  pauta de reivindicações, que  até hoje não teve. Que a pauta  foi protocolada há mais de  um ano, e outra protocolada  no dia 23 de abril/2018. (Tribuna do Mucuri)

 

Maioria da Câmara apoio prefeito interino

            Os vereadores de Ipatinga começam a se posicionar a respeito das eleições extemporâneas. Dos 18 parlamentares em exercício, 14 confirmaram apoio ao pré-candidato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Nardyello Rocha. O presidente da Câmara, Osimar Barbosa, o Masinho (PSC) comunicou oficialmente à imprensa o posicionamento da maioria. "Este é um momento muito difícil. Temos que apostar em um nome forte e que dará resposta rápida às demandas de Ipatinga. Nardyello conhece as necessidades do município. Por isso, oficializamos o apoio à sua pré-candidatura", pontua Masinho. O prefeito interino agradeceu a confiança e afirmou que o apoio não muda a situação durante o governo interino.  (Diário do Aço - Ipatinga)

 

Ação pede que HC cumpra normas

            Ministério Público Federal em Minas Gerais ajuizou ação civil, com pedido de tutela de urgência, para obrigar a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), responsável pelo Hospital das Clínicas (HC), a sanar todas as irregularidades apontadas pela Vigilância Sanitária na UTI Neonatal do hospital. Segundo a ação, as vigilâncias sanitárias municipal e estadual realizaram diversas inspeções, desde 2014, e o relatório final aponta uma série de não conformidades encontradas e que não foram devidamente solucionadas nos prazos estabelecidos. As irregularidades estão relacionadas às duas comissões de controle de infecção. (Diário de Uberlândia)

 

Advogados querem investigar prefeito

            Considerando absurdas as denúncias de favorecimento à cargos públicos, que estaria sendo praticado pela Prefeitura de Divinópolis, de acordo com áudios divulgados pela mídia na última semana, a Associação dos Advogados do Centro-Oeste de Minas (Aaco/MG) entrará, nos próximos dias, junto à Câmara Municipal, com uma "Denúncia de Infração Político Administrativa", cujo intuito é pedir a cassação do mandato do atual prefeito Galileu Machado. O conteúdo dessas gravações supõe um possível favorecimento do chefe do executivo ao ex-aliado Marcelo Máximo de Morais Fernando, nomeado para o cargo em comissão de Coordenador de Abastecimento e Segurança Alimentar para que ele recebesse remuneração sem efetivamente trabalhar. (Gazeta do Oeste - Divinópolis)

 

Fazenda faz uma PPP para recuperar ponte

            A Fazenda Ouro Velho em uma parceria público-privada (PPP) estará realizando a construção de uma nova ponte no bairro rural Santa Luzia, na divisa dos municípios de São Gonçalo do Sapucaí e Monsenhor Paulo. A ponte que ligava os dois municípios caiu no final da noite de quarta-feira, 2. Com a parceria, a ideia é que seja construída uma ponte com estrutura de aço e concreto. O anúncio foi feito na manhã na quinta-feira, 3, pela prefeita de Monsenhor Paulo, Letícia Belato. (Folha Mineira - Três Corações)

 

Museu Municipal recebe contação de histórias

            A história de um sol atrapalhado que se apaixona pela lua vai ser contada neste domingo, 6, às 15h, no Museu de Varginha. A peça é inspirada no livro "Sansão - um sol trapalhão", da escritora varginhense Malu Silva, que está sendo lançado esta semana. A própria autora vai interpretar a Lua. O sol será encenado pelo diretor da Casa da Cultura, o ator Lindon Lopes. Ambos atuam voluntariamente. Os convites podem ser retirados gratuitamente no Museu até sexta-feira, 4, às 17h. Ele fica localizado na Praça Gov. Benedito Valadares 141, abaixo do Igreja Matriz. A sala de teatro tem espaço para 48 lugares. (Gazeta de Varginha)

 ascom