COLUNA MG (05 de Janeiro)

Publicado em 05/01/2018 - coluna-minas-gerais - Da Redação

COLUNA MG (05 de Janeiro)

36º Batalhão vira unidade mecanizada

            O Batalhão do Exército em Uberlândia agora é oficialmente uma unidade mecanizada, o que quer dizer que suas ações empregam veículos blindados de transporte de pessoal, batizados de Guaranis. A mudança, além de dar maior importância ao batalhão local, cria a possibilidade de novos cargos e aumento de orçamento. Este é o quarto batalhão mecanizado do País, sendo o segundo maior do Exército e o primeiro fora do Estado do Paraná, onde há uma brigada de infantaria mecanizada. De imediato, a unidade deixa de ter apenas movimentação por meio de caminhões, as tropas passam a ser transportadas com proteção blindada e capacidade anfíbia, o que garante melhor deslocamento em variadas missões. (Diário do Comércio - Uberlândia) 

Rede lança Mares Guia ao Governo

            A Rede oficializará a candidatura do acionista do conglomerado de educação Kroton João Mares Guia ao governo de Minas Gerais nas eleições de 2018. Ele é irmão do ex-vice-governador de Minas e ex-ministro Walfrido dos Mares Guia, citado no chamado mensalão mineiro, mas que teve os processos extintos porque os crimes prescreveram. A ex-senadora Marina Silva participará do lançamento da candidatura, em Belo Horizonte. A candidatura de João Mares Guia pretende fazer uma "ponte" com a candidatura à reeleição do governador Fernando Pimentel (PT), servindo de contraponto nos debates aos concorrentes diretos do petista. (Folha da Manhã - Passos)

 Varginha reduz casos de dengue

            A Secretaria de Saúde de Varginha divulgou relatório da dengue em Varginha, atualizados até 29 de dezembro último. Os casos confirmados no ano passado somam 403, números ainda muito altos reconhecem os técnicos. Mesmo assim, os números são muito inferiores ao registrado em 2016, naquele ano com 3055 casos confirmados. No entanto, os números do ano passado são muito superiores aos 71 casos confirmados em  2014. Os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Varginha mostram ainda que janeiro de 2017 foi o mês com mais casos confirmados: 94. E gradativamente reduzidos nos meses seguintes terminando no dia 29 de dezembro com três casos registrados. (Gazeta de Varginha)

 Araguari tem novas tarifas de água

            A Superintendência de Água e Esgoto (SAE) por meio da Resolução 05/2017, regularizou as tarifas de água e esgoto dos imóveis residenciais, comerciais e industriais do município de Varginha, que passaram a valer a partir do dia 1º de janeiro. Além disso, também foram regularizadas as tarifas de água e esgoto para instalações sem hidrômetros e dos serviços prestados pela SAE. De acordo com o superintendente da SAE, André Fabiano dos Reis, foi realizado um estudo nos meses de outubro e novembro do ano passado para verificar a situação interna da autarquia. O estudo apontou que, em 2013, o comprometimento da arrecadação da SAE com a Cemig era de 20% e hoje é de 36%. (Gazeta do Triângulo - Araguari) 

IPTU tem reajuste de 2,94% em Divinópolis

            O reajuste do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Divinópolis teve correção de 2,94% correspondente à variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mede a inflação acumulada de janeiro a dezembro de 2017 no país. Segundo o prefeito Galileu (PMDB) no decreto, o percentual incidirá sobre o último valor atualizado da planta - ou seja, aquela que não é atualizada desde de 1994 e que foi o motivo alegado pelo Município para propor um reajuste recentemente negado na Câmara. (Portal Agora - Divinópolis) 

Palestras são ministradas em Caratinga

            O Movimento Integrado de Saúde Comunitária de Minas Gerais (MISC) organiza dois eventos para este mês de janeiro em Caratinga. O primeiro é aberto ao público, trata-se de uma palestra ministrada por Adalberto de Paula Barreto, que acontecerá na sexta-feira (12), das 16 às 18 horas, no auditório do Centro Universitário de Caratinga - UNEC, Campus I. O tema da palestra será 'Dialogando com a depressão e prevenindo o suicídio'. O conteúdo é indicado para profissionais, bem como para pessoas que têm interesse em compreender o fenômeno sobre esse tema, conforme explica a coordenadora do MISC e membro da diretoria do Espaço do Saber, Marlene Rodrigues Gomes da Silva. (Diário de Caratinga) 

Vacinas começam a ser aplicadas

            O posto de vacinação montado no Centro Cultural Dnar Rocha, em Juiz de Fora, destinado à imunização contra a febre amarela, já está em funcionamento para atender pessoas que residem ou que frequentam a região próxima ao Museu Mariano Procópio, local onde um macaco da espécie bugio foi encontrado morto na manhã da última quarta-feira, 3. As doses começaram a ser aplicadas na manhã desta quinta-feira (4). No mesmo dia, cinco equipes volantes da Secretaria de Saúde começaram a atuar na busca ativa de pessoas que ainda não foram vacinadas contra a doença. As equipes atuam em um raio de um quilômetro a partir do museu. A 150 metros deste mesmo ponto, foi iniciada a aplicação de inseticida. (Tribuna de Minas - Juiz de Fora) 

Chuva de dezembro não 'salva' barragem

            Para os montes-clarenses, parece até que o fim de ano foi de muita chuva. Mas a precipitação, concentrada em alguns dias, ficou dentro do esperado para a época, e por isso não conseguiu garantir a volta do abastecimento de água à normalidade.  Após um longo período de seca, no mês passado choveu 231,25 milímetros. A temporada de chuva fez com que a barragem de Juramento subisse 5,4% no mês, passando para 21%. De acordo com o meteorologista Renan Lauton, o volume de precipitação de dezembro corresponde à média histórica. Contudo, as diferenças, em comparação aos anos anteriores, foram as grandes quantidades concentradas em alguns dias. Após um longo período de seca, no mês passado choveu 231,25 milímetros. A temporada de chuva fez com que a barragem de Juramento subisse 5,4% no mês, passando para 21%. (o Norte de Minas - Montes Claros)

ASCOM