COLUNA MG (04 de Outubro)

Publicado em 04/10/2017 - coluna-minas-gerais - Da Redação

COLUNA MG (04 de Outubro)

Ecotres amplia ações junto aos municípios

            Foi realizada em Conselheiro Lafaiete a assembleia geral do Ecotres (Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos). Durante o encontro que contou com a participação de representantes dos municípios de Conselheiro Lafaiete, Congonhas e Ouro Branco, o secretário-executivo do Ecotres, Luiz Cláudio Grossi apresentou um panorama das atividades que vem sendo desenvolvidas pelo consórcio. Entre ações realizadas, Grossi destacou a prestação do serviço de assessoria para Congonhas no processo de licenciamento do aterro sanitário municipal. O programa de Educação Ambiental no aterro sanitário regional também foi destacado e já atendeu 684 crianças que conheceram o seu funcionamento. (Expressão Regional) 

Araxá sedia evento para terceira idade

            Araxá sedia até o dia 6 de outubro o 39º Encontro da Feliz Idade, um dos maiores eventos da terceira idade da América Latina focada em atividades culturais e físico-esportivas destinadas ao bem estar. Com o objetivo da promoção da melhoria da qualidade de vida e a troca de experiência entre os participantes, o evento ocorre pela terceira vez no município e traz o tema "Mas se tu me cativas...". Podem participar do evento todos os que tenham condições físicas de saúde e que se sintam integrantes da terceira idade. (Diário de Araxá) 

UPA de Divinópolis pode fechar

            A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto, em Divinópolis, corre o risco de fechar. É o que afirmou o vereador Renato Ferreira (PSDB) em seu discurso durante a reunião desta terça-feira, 3, na Câmara.  O vereador explicou que foi convidado para participar de uma reunião no gabinete do secretário municipal de Saúde, com o grupo gestor, a Comissão de Saúde, Secretaria da Fazenda, Procuradoria e Hospital São João de Deus. A pauta prévia foi o possível fechamento da UPA de Divinópolis.  Segundo o vereador, falou-se na possível interdição ética na UPA, por causa das dívidas que o Município possui junto à Santa Casa de Formiga, gestora da unidade. (Portal Agora - Divinópolis) 

Escolas conscientizam sobre trânsito

            A segunda fase do Programa Permanente de Educação para o Trânsito nas Escolas prossegue em outubro em Poços de Caldas. Este mês, sete escolas da rede municipal serão contempladas com ações promovidas pela Secretaria de Defesa Social, através do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), em parceria com a Secretaria de Educação. No primeiro semestre, 32 Centros de Educação Infantil (CEI) participaram do projeto. Esta semana, as atividades foram realizadas na E.M. Professora Nicolina Bernardo e contou com a participação de 115 alunos do 1° ao 4° ano. (A Folha Regional - Muzambinho) 

Multas de trânsito geram receita de R$ 7 milhões

            Durante a última reunião da Câmara Municipal, assuntos relacionados ao trânsito de Sete Lagoas monopolizaram os debates. A presença do secretário municipal de Trânsito e Segurança (Seltrans), Wagner Augusto de Oliveira, e de sua equipe serviu como motivo para abordar assuntos como multas aplicadas no município, suspeitas sobre o sistema de radares da região central,  quanto a pasta arrecada somente com as milhares de notificações aplicadas a cada ano e também o custo para tratar as centenas de acidentados no trânsito da cidade. O ponto principal da apresentação da Seltrans foi o conjunto de radares e sensores de avanço de sinal instalados nas avenidas Norte Sul e Antônio Olinto, na região do Museu do Ferroviário. (Sete Dias - Sete Lagoas) 

Universidade Aberta do Brasil abre vagas

            O Polo da Universidade Aberta do Brasil em Uberaba (UAB/Uberaba), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, comunica a oferta de 40 vagas para o Curso de Licenciatura em Matemática e de 40 vagas para o Curso de Licenciatura em Computação, ambos na modalidade EaD (Ensino a Distância). Estes cursos são ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), dentro do programa Universidade Aberta. As inscrições começam hoje e se encerram no dia 26 de outubro de 2017 e são realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.iftm.edu.br/ingresso, em Cursos Superiores a Distância UAB - 2017/2. (Jornal da Manhã - Uberaba) 

Estiva tenta evitar mudança de Comarca

            O prefeito de Estiva, Agenício de Oliveira, juntamente com o presidente da Câmara Municipal, Fábio Cristiano Pereira, participou de uma audiência na sede do TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais). Em pauta, o rezoneamento eleitoral. Segundo a Resolução 1.039/2017, do TRE-MG, o município deixa de pertencer a Zona Eleitoral de Pouso Alegre e passa a pertencer a Zona Eleitoral de Cachoeira de Minas. Esta alteração acarretaria em diversas complicações aos eleitores do município, com relação às obrigações. (Gazeta do Vale - Cambui) 

Inscrições para a Virada Varginha são prorrogadas

            A organização do festival acaba de anunciar que as inscrições de adesões de atividades e atrações para a Virada Varginha 2017, foram prorrogadas até 23h59 do dia 8 de outubro. O evento está programado para acontecer entre os dias 1º e 5 de novembro, em diversos locais espalhados por todas as regiões de Varginha. No último domingo, 1, o festival foi convidado para participar do Epicentro, um evento de inovação que reuniu cerca de 800 pessoas em Campos do Jordão-SP. Diego Gazola, um dos organizadores da Virada Varginha palestrou sobre a temática "Gameficação de cidades, de verdade" e aproveitou a oportunidade para estender o convite aos participantes do evento em São Paulo a somarem com novas propostas de ações. (Gazeta de Varginha)

ascom