COLUNA MG (03 de Março)

Publicado em 05/03/2018 - coluna-minas-gerais - Da Redação

COLUNA MG (03 de Março)

TV Câmara está de volta em MoC

            Debates, audiências, plenárias, documentários, entrevistas, reportagens, cultura, entretenimento e interação. Nos próximos dias, a população terá acesso a um novo pacote de informações sobre tudo o que acontece na cidade e na região, especialmente sobre o universo legislativo. Trata-se da TV Câmara, que volta à grade da TV aberta graças aos esforços da mesa diretora da Câmara Municipal de Montes Claros. Na semana que passou a Câmara recebeu os equipamentos que colocarão a emissora no ar em breve. A TV Câmara de Montes Claros (27.3) será captada por sinal digital. O valor total do investimento é de R$ 750 mil, incluindo a aquisição de equipamentos de estúdio e transmissão, que será realizada em qualidade digital HD. (Jonral de Notícias - Montes Claros) 

Agentes funerários suspeitos em Divinópolis

            Foi deflagrada na manhã de sexta-feira, 2, a Operação Thanatos na cidade de Divinópolis que visa combater um dos maiores esquemas de corrupção já vistos no poder público municipal. Os atos de corrupção envolvem agentes funerários da prefeitura municipal de Divinópolis que se associaram para o fim de cometerem crimes com particulares para venda de produtos e serviços quando da prestação dos serviços funerários. Os agentes funerários recebiam propina quando da transferência/venda de produtos por particulares do mesmo ramo de atuação, ao revés de venderem produtos do próprio serviço do luto municipal. Os danos são estimados em R$ 300mil. (Gazeta do Oeste - Divinópolis)

 Polícia descobre abatedouro clandestino

            Na última quarta-feira, 28, a Polícia Militar prendeu um açougueiro, de 64 anos, e o filho dele, de 29 anos, por abate clandestino de animais, em um sítio no bairro Florentino, zona rural de Pouso Alto. A PM realizava patrulhamento rural no bairro quando deparou com uma camionete com a tampa traseira aberta carregada com peças de carne, sobre uma lona. Ao averiguar a situação os militares abordaram dois açougueiros, pai e filho, os quais realizavam o transporte da carne de dentro da propriedade para o veículo. Durante buscas no sítio foi encontrado o local onde os animais eram abatidos, instrumentos utilizados para o abate de animais, cerca de 130 quilos de carne, além de carcaças e restos de animais. (O Popular Net - São Lourenço)

 Empreendedoras de Ipatinga reunidas

            Em um encontro na noite de quarta-feira, 28, o Conselho da Mulher Empreendedora da Associação Comercial (Aciapi) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga - Cmeaci realizou o "Bate-papo entre Mulheres Empreendedoras" de Ipatinga e região. A troca de experiências contou com a participação de representantes de diversos segmentos. O encontro deu início aos eventos referentes ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. A reunião, realizada na sede das entidades, proporcionou um debate sobre o trabalho e a relevância da mulher na classe empresarial, bem como a autoestima, desafios, técnicas de vendas e melhoramentos nos demais processos de gestão empresarial. (Diário do Aço - Ipatinga) 

Mais de 120 robôs em competições

            A edição 2018 do evento Inatel robotic National Cup (IRONcup) reúne 300 alunos de diversas partes do país em Santa Rita do Sapucaí, com mais de 120 robôs participando da competição em 11 diferentes categorias. O evento acontece até este domingo, 4, na sede do Instituto Nacional de Telecomunicações. De acordo com a organização do evento, estão confirmadas as paricipações de alunos de instituições de ensino superior de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás e Bahia. O objetivo do evento é a aplicação de conceitos aprendidos em sala de aula nas competições entre os robôs. (Correio do Sul - Varginha) 

Vereadores continuam CLI do Pão e Leite

            Na quarta-feira, 28, a Comissão Legislativa de Inquérito (CLI) instituída pelo Decreto número 001/2017 deu continuidade a oitivas. A reportagem não acompanhou o depoimento, pois a testemunha solicitou que as informações concedidas não fossem ouvidas publicamente, pedido que foi acatado pelos vereadores. Segundo dados repassados pelo presidente, Dhiosney Andrade (PTC), a CLI do Pão e Leite, que investiga possível superfaturamento nas compras do lanche dos funcionários da SAE (Superintendência e Água e Esgoto) deve ser finalizada brevemente tendo em vista que faltam poucas pessoas a serem ouvidas, dentre elas, o empresário da padaria que fornecia os produtos e os representantes da superintendência na época. (Gazeta do Triângulo - Araguari) 

Associação denuncia ameaças contra agentes

            Discursos de ódio e até ameaças de morte nas redes sociais contra agentes penitenciários que atuam no sistema prisional de Juiz de Fora têm provocado a indignação da categoria e o receio de que terminem em ataques reais contra os servidores, inclusive resultando em motins. Atualmente, 800 agentes atuam nas unidades prisionais do município para dar conta de cerca de 2.500 prisioneiros, conforme a Associação do Sistema Socioeducativo e Prisional de Juiz de Fora (Assprijuf). De acordo com o presidente da Assprijuf, Wanderson Pires, a entidade irá, por meio de seu departamento jurídico, buscar formas de rastrear a identidade de quem faz as postagens, a fim de que providências sejam adotadas, inclusive com pedidos de abertura de inquérito policial. (Tribuna de Minas - Juiz de Fora) 

Prefeitura planeja mudar a gestão das UAIs

            A Prefeitura de Uberlândia trabalha uma proposta para repassar temporariamente a gestão das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), que estavam sob a responsabilidade da extinta Fundação Saúde do Município de  Uberlândia (Fundasus), para as mãos da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), que é a atual gestora do Hospital e Maternidade Municipal. A minuta com os detalhes da transição ainda está em fase de elaboração e dará subsídios para a consolidação de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que será assinado entre a Secretaria de Saúde e SPDM com o Ministério Público Estadual e o Ministério Público do Trabalho. A intenção é que a SPDM assuma as unidades de saúde até o fim do ano. (Diário de Uberlândia)

ascom