COLUNA MG (02 de Outubro)

Publicado em 02/10/2017 - coluna-minas-gerais - Da Redação

COLUNA MG (02 de Outubro)

Lagoa agoniza em Montes Claros

            Importante cartão postal de Montes Claros, a lagoa do Interlagos, também conhecida como Lago Norte e Pampulha, agoniza. Não apenas pelo impacto da longa estiagem, que caminha para o sexto mês, mas também por causa da ação predadora do ser humano e do descaso público. O quadro é desolador: o espelho d"água recua, enquanto línguas de terra avançam lagoa adentro. O mesmo ocorre o "exército" de tabuas, que invadiu completamente a cabeceira do escoadouro da represa. Sinais de poluição estão por todos os lados, com muito lixo, materiais plásticos e garrafas, inclusive com emissão clandestina de esgoto na barragem. (Jornal de Notícias - Montes Claros)

 

Associação tem recursos em Manhuaçu

            A Câmara de Manhuaçu aprovou projeto de autoria do Executivo autorizando repasse de recursos financeiros no valor de 8.500 reais à Associação dos Agricultores e Agricultoras Familiares da Comunidade São Geraldo/Gavião a fim de realizar festividades culturais organizadas pela instituição no Distrito de Dom Corrêa. O outro projeto aprovado com emendas dispõe sobre o Programa Municipal de Valorização e Incentivo a Agricultura Familiar no município que tem como objetivo fomentar a produção da agricultura e pecuária. (Diário de Manhuaçu)

 

Paraisocred é inaugurada em Varginha

            Com mais de vinte anos de atuação no sul de Minas Gerais, o Sicoob Paraisocred é uma instituição cooperativa financeira sólida com sede e agência em São Sebastião do Paraíso, uma agência em Alfenas e no final de setembro chegou em Varginha. O Sicoob Paraisocred tem como valor estratégico o relacionamento, sustentado pelo cooperativismo cujo conceito ultrapassa o de um modelo de negócios, se tornando também uma doutrina de vida que valoriza o crescimento econômico junto com o social e, por isso, o Sicoob Paraisocred disponibiliza as melhores soluções financeiras com taxas e tarifas mais acessíveis por meio de um atendimento diferenciado, próximo e humano. (Correio do Sul - Varginha)

 

Remédios variam 511% em Divinópolis

            Indicada para reduzir os riscos à saúde decorrentes das doenças cardiovasculares, o medicamento sinvastatina 20 mg registrou uma forte variação de preço nas farmácias de Divinópolis.  O levantamento mensal do Núcleo de Pesquisas Econômicas (Nupec) da Faced apontou oscilação do remédio de quase 511% nas farmácias da cidade.  O Nupec da Faced realizou a pesquisa de preços dos medicamentos mais vendidos no Brasil, segundo a Anvisa. O levantamento com 10 medicamentos foi realizado nas principais redes de farmácias de Divinópolis na segunda quinzena de agosto. (Portal Agora - Divinópolis)

 

Vagas de emprego não são preenchidas

            Que emprego não está fácil, muitos dizem, no entanto, se há mais pessoas procurando do que opções disponíveis, porque existem tantas vagas ociosas? De acordo com a coordenação do Sistema Nacional de Emprego (SINE - Araguari), a procura por emprego é maior do que o número de vagas, e, mesmo assim, muitas vagas não são preenchidas devido à falta de qualificação. Além da procura por empregos, houve aumento nos pedidos de seguro-desemprego. Segundo a diretora do SINE, Marilda Rodrigues, o total de atendimentos referentes ao mês de agosto foi 1.917 pessoas, para emissão e entrega de RG, CTPS, emissão de antecedentes criminais, realização e atualização de cadastros, inscrições para cursos, encaminhamentos de vagas e requisição de seguro-desemprego. (Gazeta do Triângulo - Araguari)

 

Conselho revisa Plano de Educação

            O Conselho Municipal de Educação (CME) defende uma revisão do Plano Municipal de Educação (PME), que está em vigor desde 30 de março deste ano. A lei define diretrizes para o sistema de educação da rede municipal e terá validade por dez anos. Em ofício encaminhado aos poderes Executivo e Legislativo, ao Ministério Público (MP) e ao braço local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o CME pede que sejam tomadas "medidas cabíveis" a fim de retirar trechos que, aos olhos do conselho, restringem o conceito de diversidade e incidem em "flagrante inconstitucionalidade". Os trechos questionados foram acrescidos ao texto por emendas assinadas pelos vereadores André Mariano (PSC), autor de dois adendos, e José Fiorilo (PTC). (Tribuna de Minas - Juiz de Fora)

 

UFU atende 1,5 mil animais silvestres

            O período de estiagem, que se encerrou, em Uberlândia, na última sexta-feira, foi marcado neste ano pelo grande número de queimadas em áreas de reserva. Com a destruição do habitat natural ocasionado pelas chamas, muitos animais fogem, e aqueles que não morrem atropelados ou feridos no caminho, chegam até os centros urbanos em busca de alimentos e abrigo.  No dia 15 do mês passado, por exemplo, um veado silvestre foi capturado pela Polícia Militar (PM) de Meio Ambiente dentro de uma academia, no bairro Fundinho, setor central de Uberlândia. Após ser contido, o animal foi levado para Laboratório de Pesquisa em Animais Silvestres da Universidade Federal de Uberlândia (Lapas-UFU), onde passou por avaliação e cuidados até ser novamente solto. (Diário do Comércio - Uberlândia)

 

Equipes de Atenção Básica têm atividades

            Falar sobre cuidados com a saúde, hábitos de prevenção de doenças e que promovam qualidade de vida. Estes foram alguns objetivos das ações desenvolvidas por equipes da atenção básica, na zona Sul de Poços de Caldas, durante o mês de setembro. Na manhã da última quinta-feira, 28, em comemoração ao Dia Mundial do Coração, comemorado no dia 29 de setembro, as equipes da ESF - Estratégia de Saúde da Família do Kennedy II, do Nasf Sul - Núcleo de Apoio de Saúde da Família, juntamente com estagiários do curso de Enfermagem da PUC Poços, promoveram uma atividade diferente no Parque Ecológico da zona Sul. (A Folha Regional - Muzambinho)

ascom